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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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O suplício do Papai Noel

As festas de Natal de 1951 ficarão marcadas na França por uma polêmica que encontrou grande repercussão junto à imprensa e à opinião pública e introduziu um tom de inusitado azedume no clima geralmente alegre dessa época do ano. Há vários meses as autoridades eclesiásticas, na voz de alguns prelados, já manifestavam sua desaprovação à importância cada vez maior que as famílias e os comerciantes vinham dando à figura do Papai Noel. Elas denunciavam uma preocupante “paganização” do dia de Natal, desviando o espírito público do sentido propriamente cristão dessa comemoração em favor de um mito sem valor religioso. Tais ataques aumentaram às vésperas do Natal; com maior discrição, mas igual firmeza, a Igreja Protestante uniu sua voz à da Igreja Católica.

O aprendizado da sexualidade

Ao contrário do que dizem por aí, o sexo ocasional, o "ficar" não é o responsável pelo aumento de casos de gravidez na adolescência. Uma das razões é que, ao contrário do senso comum, nem sempre um "ficar" resulta em ato sexual. Depois, como os parceiros não têm intimidade, eles se preservam, diferentemente dos namorados de longa data, independente da idade em que tenham iniciado sua vida sexual.

Teoria e prática da avaliação da aprendizagem escolar
Formação de Professores

A avaliação escolar não pode ser um instrumento de poder e de vingança contra os alunos; deve servir para conhecer os pontos fortes e fracos do processo de ensino e aprendizagem e saber se os objetivos foram alcançados.

Ideia intuitiva de limite usando o círculo e a circunferência
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho apresenta um relato de experiência na disciplina Análise, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ. Tal atividade consistiu em elaborar e aplicar uma aula que trate de algum conteúdo matemático cujas ideias advenham da Análise, de maneira problematizada. Abordamos a noção intuitiva de limite através da área do círculo em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de um colégio estadual no subúrbio do Rio de Janeiro. A abordagem de maneira problematizada permitiu discutir ideias e ouvir os educandos, construindo uma prática não convencional com uso de vídeos e material concreto.

A arte como combate à crise de audiência e ao adoecimento mental na escola
Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Neste artigo, apontamos um desafio a ser enfrentado na educação brasileira: superar a crise de audiência nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio que vêm sendo oferecidos pelos institutos federais (IF). Trataremos os fenômenos com base em referencial bibliográfico como ferramenta para entender determinações que perpassam as condições materiais relacionadas ao afastamento do estudante do processo de ensino-aprendizagem. Apontamos o papel da arte na mudança das condições de existência relacionadas à crise de audiência no Ensino Médio a partir da ressignificação da função social da escola.

O ensino de frações nos cursos de Pedagogia: um estudo de caso
Matemática

O presente trabalho busca mostrar as dificuldades que os futuros professores do Ensino Fundamental I apresentam na sua formação como educadores, fato preocupante às novas gerações. Assim, por meio de capacitações, em uma turma de Pedagogia, apresentamos formas facilitadoras, fazendo um paralelo entre o ensino tradicional e o uso das novas tecnologias digitais, para tornarmos a aprendizagem mais significativa e prazerosa sobre frações. Dentro desse contexto, buscamos diferentes ferramentas aos futuros professores para, a partir do lúdico, desenvolver novos saberes com seus alunos, em plataforma digital.

Gamificação no ensino-aprendizagem de funções orgânicas: estratégias de avaliação da produção de um jogo educativo digital
Química e Vivências de Sala de Aula

A aprendizagem baseada em jogos educativos digitais é um recurso disponível para motivar os alunos e aperfeiçoar o processo de aprendizagem com a mudança na práxis de ensino em sala de aula. Para melhorar a compreensão dos alunos sobre as funções orgânicas, criou-se um jogo interativo do tipo quiz, utilizando a premissa pedagógica construtivista para o processo de ensino-aprendizagem de Química. A fim de verificar a perspectiva docente em relação ao objeto educacional desenvolvido, elaborou-se um questionário de avaliação para aplicar aos professores de Química do Ensino Médio, contendo questões estratégicas motivacionais e fundamentadas no modelo ARCS.

Tendências contemporâneas: perspectivas e práticas sobre o ensino de Arte na educação escolar
Educação Artística

Este artigo traz como tema as tendências contemporâneas: perspectivas e práticas sobre o ensino de Arte a educação escolar. Neste viés, o estudo objetiva analisar como o ensino de Arte acontece na escola mediante propostas contemporâneas, justificando-se pela importância gradativa das abordagens contemporâneas no desenvolvimento de habilidades dos educandos. A metodologia se qualifica como um estudo bibliográfico seguido de um estudo de campo, assim a pesquisa traz o posicionamento de duas professoras da mesma escola, em que foram consultados autores para o referencial e análise de dados, como Libâneo, Saviani, Iavelberg e Barbosa, dentre outros.

Talvez quebrar protocolo nas identidades mortíferas?

Jürgen Habermas (1929), filósofo e sociólogo alemão, percebeu que o denominado Direito positivo, contribuição da visão científica do cartesianismo, era a garantia transcendental da validade jurídica, que denominou então de metassocial. Derivava daí um sistema jurídico separado da política que se tornaria o núcleo institucional de controle de todo um discurso jurídico.

A importância do ensino de Libras como segunda língua para crianças ouvintes
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de Professores

O ensino de Libras como segunda língua para crianças ouvintes supera barreiras linguísticas, promovendo a convivência com alunos surdos e garantindo interações nas escolas. Isso sensibiliza quanto às diferenças e incentiva o uso de Libras no cotidiano. No contexto inclusivo, permite que crianças ouvintes aprendam uma segunda língua e que alunos surdos utilizem sua língua materna, proporcionando uma aprendizagem significativa para todos. A motivação deste texto é apresentar a história das pessoas com deficiência, especialmente as surdas, destacando a necessidade de preparar o ambiente escolar e inserir o bilinguismo para interações entre ouvintes e surdos.