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Líbano 2006: a guerra dos 30 dias?

Entre 12 de julho e 14 de agosto o noticiário internacional foi dominado pela guerra entre o Estado de Israel e o movimento Hizbolá

O leitor brasileiro na visão de nossos escritores clássicos

Em continuação ao tema explorado no minicurso Literatura, Ensino e Divulgação Cultural, oferecido pela professora doutora Muna Omram na UFF, sobre o qual falamos aqui na edição de 4 de janeiro de 2011, a formação do leitor brasileiro mereceu especial atenção. Para Antonio Candido, faz pouco tempo que as obras nacionais trabalham com base no sistema literário autor – obra – público. Para o historiador, a literatura deve valorizar um esquema comunicativo mais completo, que não isole o autor em sua produção, mas coloque-o em diálogo com outros autores, adeptos ou não da mesma tendência. Durante muito tempo, o que vimos foi uma produção literária mais ou menos consciente de seu papel e que renegava o leitor a um papel secundário. Para esses autores, o papel do leitor era apenas ocupar um lugar de destaque como receptor privilegiado dessas obras.

Resenha do livro "Inclusão escolar - O que é? Por quê? Como fazer?"
Educação Especial e Inclusiva

Nesta resenha, é analisado o livro de Maria Teresa Eglér Mantoan Inclusão escolar- o que é? Por quê? Como fazer?, à luz de citações importantes contidas no livro e relacionando-as ao movimento de inclusão escolar. Mantoan (2015) busca refletir sobre a inclusão escolar da atualidade instigando o leitor a romper com os padrões pedagógicos vigentes, pois os cenários sociais também mudaram, e a escola precisa se adequar a essa nova normalidade. Para isso, a autora busca reforço nos ditames legais, que a relacionam com a práxis educativa inovadora, que deve considerar a particularidade de cada aluno.

O resgate da mulher no cenário de guerra no romance "As meninas do Belo Monte"
Língua Portuguesa e Literatura

Este texto tem por objetivo observar, na obra As meninas do Belo Monte, de Júlio José Chiavenato, o resgate do papel da mulher no cenário da Guerra de Canudos, cuja atuação feminina, de grande importância, se deu como acontecimento histórico. As diversas narrativas oficiais sobre guerras trazidas pela História e pela Literatura são marcadas por vozes masculinas, por isso há omissão e injustiça no que diz respeito à participação da mulher nesses contextos, tendo seus papéis injustamente minimizados ou simplesmente apagados nos discursos históricos e literários. Por esse motivo, traremos aqui as vozes femininas, como marcas de um tempo.

O ensino de artes: ausência, silenciamento e resistência no âmbito das relações étnico-raciais no campo educacional
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política Educacional

As relações étnico-raciais presentes na realidade brasileira se refletem na presença do negro entre os principais nomes das artes do país, nos séculos passados e agora; a legislação procura mudar esse quadro nos diversos códigos artísticos (música, dança, pintura, escultura, teatro), de modo a criar uma pedagogia da diversidade e romper com as narrativas hegemônicas.

Educação Inclusiva: acessibilidade física na Escola Municipal Nilton Balthazar, no município de Rio das Ostras/RJ
Educação Especial e Inclusiva

Será que a Escola Municipal Nilton Balthazar, no município de Rio das Ostras - Rio de Janeiro, está acessível aos alunos com deficiência física? E, caso não esteja, o que se pode fazer para superar as barreiras arquitetônicas lá encontradas? Essas questões nortearam este estudo e foram respondidas através dos dados coletados pela pesquisa de campo realizada na referida escola. O objetivo desse artigo é investigar a acessibilidade física na Escola Municipal Nilton Balthazar, no município de Rio das Ostras, a partir da análise dos acessos de entrada da escola, seus espaços de circulação e convivência, suas salas de aula e estrutura dos banheiros, avaliando as principais barreiras encontradas nos locais analisados e propondo estratégias de mudanças e adaptações no espaço investigado. O trabalho foi desenvolvido por meio de observações diretas no estabelecimento de ensino através de um roteiro de observações e medidas previamente estruturado pelo pesquisador, com base nos conceitos adotados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT NBR 9050, constituindo-se em uma pesquisa de cunho qualitativo e, também, através da aplicação de um questionário semiestruturado à direção para a coleta de dados da sua visão sobre a inclusão e acessibilidade física na escola. Os padrões arquitetônicos observados estão, parcialmente, em desacordo com a ABNT NBR 9050/2015, quanto aos critérios estabelecidos para a acessibilidade de pessoas com deficiência física, o que caracteriza que a escola não está totalmente preparada para realizar a inclusão de pessoas com deficiência física, necessitando, assim, de modificações estruturais para eliminar todas as barreiras arquitetônicas que impedem que os deficientes físicos possam ir e vir com autonomia.

O material pedagógico de Língua Portuguesa da rede pública municipal do Rio de Janeiro e a Lei nº 10.639/03
Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Uma análise do Caderno Pedagógico elaborado pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro comenta os gêneros textuais utilizados, os exercícios apresentados e sua interdisciplinaridade – que vai além de aspectos da Língua Portuguesa, caracterizando uma publicação diferente dos livros didáticos.

As implicações nos processos de aprendizagem causadas pela síndrome do X-Frágil: uma abordagem psicopedagógica
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este estudo objetiva compreender as implicações causadas pela síndrome do X-Frágil (SXF) nos processos de aprendizagem, apresentar a relevância de um diagnóstico precoce e preciso e propor possibilidades de intervenções psicopedagógicas, foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos de 2010 a 2015. Conforme as leituras realizadas, foi possível perceber que a SXF não possui cura genética, mas um diagnóstico preciso e precoce permite definir estratégias de atendimento mais adequadas a fim de ajudar a amenizar as dificuldades que a síndrome pode acarretar ao sujeito afetado.

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática na Educação Infantil e no Ensino Fundamental
Matemática

O papel dos jogos no processo de ensino da Matemática oferece construção de conhecimento criando métodos tanto para o educador quanto para o educando, rompendo com a relação sujeito/objeto do ensino tradicional. Esse processo pode ser desafiador, determina o ponto de partida; o ponto de chegada será resultante da experimentação. Dessa forma, o ensino dos jogos está intimamente ligado ao interesse de quem aprende Matemática e contribui para o processo de ensino-aprendizagem ao trazer a criatividade para a sequência didática apresentada.

Aulas contextualizadas em Ciências: uma práxis necessária

O trabalho docente integra todo o processo educativo como fenômeno social universal para proporcionar a aprendizagem dos conhecimentos mínimos necessários aos educandos, visando uma formação cidadã. Como toda educação é intencional e está pautada em abordagens pedagógicas e metodológicas, proporcionam o ensino-aprendizagem ao longo do ano letivo, tendo como base a matriz curricular (CÓRDULA, 2010a).