Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Os desafios em desenvolver um projeto de curso profissionalizante - Office Cloud Computer: um estudo de caso
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo examina as dificuldades relacionadas à criação e ao desenvolvimento do curso profissionalizante de Office Cloud Computer tendo como base o Google Drive e o Microsoft OneDrive como ferramentas principais. O projeto foi apresentado para o eixo Informação e Comunicação na Diretoria de Informação Inicial Continuada (DIF) da Faetec/RJ. A proposta foi apresentada em 2022 e aprovada em seguida, entrando na grade de cursos disponíveis para o ciclo seguinte de matrículas na Rede Faetec. No decorrer do artigo, abordamos os desafios do curso e examinamos custos e principais características dessas ferramentas em nuvem.

Alguma vez um negro inventou alguma coisa?

A resposta inevitável deve ser não, nunca – sempre e quando você acredita na história oficial. No entanto, os fatos contam uma história diferente.

Amor supremo amor

Em 1957, quando ainda tocava com o quinteto de Miles Davis, John Coltrane teve um despertar espiritual. Reza a lenda que, durante uma apresentação, em meio a um solo de sax, Coltrane teve uma visão e parou de tocar. Congelou diante do vazio e não conseguiu voltar à apresentação. Após essa experiência, abandonou a heroína, formou seu próprio quarteto de jazz com McCoy Tyner no piano, Jimmy Garrison no baixo e Elvin Jones tocando bateria. Em 1964, mais precisamente no dia 9 de dezembro, em um estúdio de Nova Jersey, um Coltrane renascido, junto com seu quarteto, produziu uma das peças musicais mais espantosas do século XX.

Cibercola

Se a ideia da cola pode chocar os educadores, talvez eles já estejam esquecidos dos seus dias de prova. Quem nunca se viu, durante a vida escolar, sob uma pressão desse tipo, quando a cola parece ser uma ótima solução? Há os medrosos que nunca colam e se lamentam porque veem os colegas fazerem isso e conseguirem êxito. Há os que nunca precisam, mas que são solicitados a dar cola; se recusam, são rejeitados pela turma. Há até professores que brincam incentivando os alunos a preparar suas colas em papeizinhos, cada vez mais diminutos, pois, de tanto copiarem, acabarão memorizando. E também existem os que sabem colar tão bem que enganam a todos e, anos depois, se vangloriam de suas façanhas, fazendo piadinhas nos encontros com os velhos amigos.

Muito da história do livro no Brasil

O lançamento do livro Impresso no Brasil – dois séculos de livros brasileiros, editado numa parceria da Biblioteca Nacional com a Editora Unesp, mereceu um evento especialíssimo no auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional: em duas mesas-redondas, ao longo de todo o dia, vários coautores da obra, organizada por Aníbal Bragança (da UFF) e Márcia Abreu (da Unicamp), apresentaram seus capítulos e trocaram ideias sobre o livro no Brasil e sobre a publicação em si.

Gravitação

Tradução: Leonardo Soares Quirino da Silva

A organização do espaço e o fazer pedagógico nos berçários de Paranaguá, no litoral do Paraná
Educação Infantil

Esta pesquisa visa compreender como a organização do espaço contribui para o fazer pedagógico nos berçários do Município de Paranaguá. Sabemos da importância dos cuidados e da educação no processo de desenvolvimento dos bebês, assim como sua adaptação, valorização e atenção especial; nesse sentido, a busca por compreender como se dá o fazer pedagógico por meio da organização do ambiente no berçário nos motivou. Para isso tivemos como metodologia a pesquisa bibliográfica e a de campo, que foi realizada em três instituições de Educação Infantil somente nas turmas de berçário; tivemos como instrumentos de coleta de dados a observação do cotidiano das turmas e a fotografia dos espaços.

Jogo Batalha Naval Periódica: uma estratégia de ensino-aprendizagem no ensino de Ciências
Química e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho teve como objetivo a utilização do jogo Batalha Naval Periódica como estratégia para auxiliar no ensino-aprendizagem de tabela periódica pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A estratégia foi aplicada em três turmas de uma escola pública no município de Itaboraí/RJ. O jogo utilizado foi um tabuleiro de batalha naval empregando uma tabela periódica projetada no quadro branco, em que os alunos, divididos em grupos, escolhiam suas jogadas com base na orientação de períodos e famílias da tabela periódica.

As políticas públicas e o direito à educação no Brasil: uma perspectiva histórica
Política Educacional

As políticas públicas em Educação consistem em programas ou ações elaboradas em âmbito governativo que auxiliam na efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal; um dos seus objetivos é colocar em prática medidas que garantam o acesso à Educação para todos os cidadãos. Nelas estão contidos dispositivos que garantem a Educação a todos, bem como a avaliação e ajuda na melhoria da qualidade do ensino no país.