Biblioteca
Filtrar os artigos
Educação Inclusiva na escola pública: desafios e possibilidades
Educação Especial e InclusivaA Educação Especial Inclusiva possui muitos desafios e possibilidades; é um campo rico de estudos, pesquisas e soluções. Porém, para aqueles que estão ingressando no magistério em uma escola pública, há muitos desafios para a garantia do direito à educação desses(as) estudantes e muitas oportunidades de aprendizagem. Este trabalho tem como propósito refletir sobre as experiências do autor com a Educação Especial Inclusiva no início de carreira como professor, seus desafios e possibilidades. A metodologia utilizada foi a qualitativa, a pesquisa aplicada e exploratória. Os professores precisam construir uma prática inclusiva, um trabalho colaborativo no ambiente escolar e mais investimentos e políticas públicas são necessários.
Revoltado ou Criativo?
Este texto tem circulado pela internet, sem identificação de autoria. Trata-se de uma interessante e divertida reflexão sobre o complicadíssimo processo ensino-aprendizagem.
Nietzsche, o leitor e a vontade de poder
Comunicação e SociologiaComeço este artigo com uma provocação de Roland Barthes:
Por práticas pedagógicas motivadoras que despertam o prazer pela construção do conhecimento
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA narrativa de Como estrelas na Terra desenrola-se na Índia ao redor do protagonista, o menino Ishaan Awasthi. Com apenas nove anos de idade, é visto como uma "criança problema” pelos pais e pelos professores. Ele apresenta dificuldade de concentração, afirmando ver as letras a dançar, por isso é considerado um mau aluno, um desinteressado. Ninguém fazia nada para entender o porquê de suas notas baixas e das dificuldades no aprendizado, mas ele era castigado e excluído das aulas. Por estar correndo risco de reprovação, fica ameaçado de expulsão.
Uma proposta de trabalho
Eu trabalho com Ensino Médio em uma escola pública, especificamente em um Ciep, ministrando aulas de Física. Vejo que muito se fala e pouco é resolvido; em minha opinião nada é resolvido. A lei, a LDB, preconiza a preparação para a vida, criar um cidadão preparado para enfrentar os desafios do mundo moderno... Vejo alunos que não sabem interpretar textos, não conhecem o básico de Matemática, consequentemente não possuem as condições mínimas para estudar Ciências Naturais... Olhe a grade (quantidades de aulas de determinada ciência por semana) das escolas públicas do Rio de Janeiro; Língua Portuguesa e Matemática são bem privilegiadas!!!
A MPB sempre renova a MPB
A nostalgia é uma tecla em que se insiste em bater quando se trata de música brasileira. João Gilberto era estranhado pelos fãs dos cantores de vozeirão e pelos puristas que não queriam saber de jazz no samba, músicos saíram às ruas para gritar contra o uso da guitarra na MPB, defensores de antigos carnavais abominam a transformação do samba-enredo em marcha. Provavelmente alguns críticos ainda hoje devem lamentar a evolução do lundu.
Cartas de amor de uma religiosa portuguesa escritas ao cavaleiro de C.
Mariana Alcoforado foi uma religiosa que viveu no século XVII, a quem foi atribuída a autoria das Lettres Portugaises (Cartas Portuguesas), publicadas pela primeira vez numa edição anônima, em 1669, em Paris. As Cartas Portuguesas ou Cartas de amor de uma religiosa portuguesa escritas ao cavaleiro de C. são textos da lendária freira, cuja escrita é aflita e ansiosa em virtude da espera, muitas vezes sem ânimo, de respostas de seu amado, o Marquês de Chamilly. Ao que parece, o oficial Chamilly não correspondia igualmente a esse amor: Mariana pede respostas mais intensas, mais afetuosas, mais comprometidas, como desde a primeira carta: “Basta! basta!, infeliz Mariana, basta de te consumires em vão e de procurares um amante que nunca mais voltarás a ver; um amante que atravessou o mar para fugir de ti, que está na França no meio dos prazeres e nem por um momento pensa nas tuas dores; um amante que te dispensa de todos esses transportes, que nem sequer te agradece”. As Cartas, que hoje ainda simbolizam o amor total, radical, são uma obra-prima da literatura amorosa. Isso pode ser comprovado pelo número de estudos sobre essa “correspondência”, bem como pelo resgate desse tema pela literatura portuguesa contemporânea.
O olhar dos professores sobre as avaliações externas e seus impactos nas práticas pedagógicas
Formação de Professores e Política EducacionalAvaliações externas redirecionam metas para as unidades escolares pelo bom desempenho das escolas; as avaliações têm o objetivo de relacionar a permanência do aluno na escola com a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Enem é apontando como uma das principais avaliações, que pedem estratégias para melhorar as habilidades dos alunos na busca de bons resultados; outros veem essas avaliações como um ranking que gera desigualdade e competição entre escolas ao invés de trazer melhorias.
Da fiscalização à crítica da lei: análise dos papéis exercidos pelos inspetores escolares a partir de seus relatórios (1894-1901)
Neste trabalho faço algumas reflexões a partir das análises dos relatórios de inspetores estaduais, geralmente entendidos como componentes de uma maquinaria disciplinar, que descrevem e dão visibilidade a um conjunto de determinadas informações referentes ao corpo docente e às suas práticas, colocando-as em um campo de vigilância (BORGES, 2007). Os inspetores podem ser compreendidos tanto como agentes do governo, aqueles que fiscalizam, ordenam e atuam no cumprimento da lei, quanto ocupantes de outro lugar de atuação, o crítico, o endossante do coro das reclamações dos professores e, em certa medida, denunciantes das precariedades nas condições de trabalho dos professores em Minas Gerais.
O livreiro
É comum associar o perfil de quem gosta de ler a uma personalidade solitária, tímida ou mesmo desajustada socialmente. Está claro, porém, que essa é uma imagem preconceituosa, gerada por uma associação tola entre o recolhimento e a esquisitice. O site O Livreiro é uma boa demonstração de que o leitor é um ser social, que deseja partilhar sua leitura e sua experiência com outros leitores. O site se define como “uma rede social para quem gosta de livros” e funciona como um lugar de encontro entre pessoas que mantêm esse saudável hábito da leitura.