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Proposta de ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet
Formação de Professores e Língua Portuguesa e Literatura

Resultante de um projeto de extensão realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública em Goiás, este trabalho propõe um ensino de gramática com o uso do método Sala de Aula Invertida mediado pelas TDIC e pela internet. O uso desse método se justifica por promover dinamismo às aulas e conferir aos alunos a autonomia e o protagonismo na construção do seu próprio conhecimento. A mediação pelas TDIC e pela internet se explica por elas serem inerentes a esse método e possibilitar ao professor aplicar a proposta apresentada também em contextos de ensino remoto.

A importância da metodologia de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática e o que presumem professores da rede municipal de Alhandra/PB sobre o tema
Matemática

A Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem é um tema alvo de constantes discussões no âmbito da Educação Matemática, o que tem provocado inquietações recorrentes nessa área do conhecimento. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre essa temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar e discutir as potencialidades de tal metodologia, o que acreditam alguns professores de Matemática a respeito desse tema, verificar se eles compreendem de fato os preceitos e definições que embasam tal metodologia e se eles as utilizam em suas práticas docentes.

Pressupostos pedagógicos da teoria walloniana: interfaces com a proposta pedagógica de um centro de Educação Infantil
Educação Infantil

Este artigo tem como objetivo construir um paralelo analítico entre os pressupostos pedagógicos da teoria de Henri Wallon e a proposta de ensino e aprendizagem de um centro de Educação Infantil. Para isso, buscou-se analisar se os pressupostos pedagógicos contidos na teoria de Wallon se expressam no cotidiano de um centro de Educação Infantil em Acaraú/CE. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as professoras e a coordenadora pedagógica. Frente aos resultados da pesquisa, foi possível concluir que as pressuposições feitas por Wallon são válidas e estão presentes no dia a dia da instituição pesquisada.

A importância dos jogos no ensino de Matemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A pesquisa tem como finalidade investigar a importância dos jogos nas aulas de Matemática como ludicidade, princípio importante no ensino matemático. O objetivo deste trabalho é destacar a importância de ensinar Matemática por meio dos jogos, em uma perspectiva contemporânea, pois eles ajudam o aluno a progredir para uma aprendizagem significativa. O trabalho traz reflexões em torno da atual prática dos professores de Matemática das séries finais do Ensino Fundamental de ensinar conteúdos matemáticos por meio de jogos, deixando de lado a imagem da Matemática como um bicho de sete cabeças.

O desafio da comunicação nas aulas de Ciências e Biologia, a partir da prática docente na rede pública de ensino de Formiga/MG
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Parte-se do pressuposto de que a comunicação é um fenômeno central da Educação e interfere objetivamente no processo de ensino e aprendizagem das Ciências e da Biologia. Pretende-se investigar quais os métodos de comunicação mais utilizados pelos professores nas aulas de Ciências e Biologia e analisar a sua relevância na construção do conhecimento. Optou-se pela metodologia qualitativa e aplicou-se a Análise Textual Discursiva para a construção de metatextos a partir dos resultados e coletaram-se dados através de questionário estruturado com a participação de sete professores de Ciências e Biologia do município de Formiga/MG. Analisados os dados, prosseguimos na elaboração de discussões em torno da importância da comunicação no processo de ensino e aprendizagem, quais os meios de comunicação mais utilizados em sala de aula para otimizar a comunicação com os alunos, como os professores fazem uso dos termos científicos na sala de aula, em quais séries e conteúdos os alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, como os professores buscam facilitar a comunicação em suas aulas e se utilizam algum recurso tecnológico como forma de comunicação. Alcançaram-se ótimos resultados em torno da identificação da importância da comunicação no cotidiano da sala de aula centrada no uso tradicional de recursos digitais e a demonstração da relevância do paralelismo entre o vocabulário científico e o popular.

Relato de experiência: da gestão autoritária à gestão participativa
Instituição Escola

Este relato tem como problematização o efeito da prática da democracia no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca o conteúdo latente da realidade, com o objetivo de mostrar que no exercício da cidadania e na prática democrática pode haver a possibilidade da construção e da evolução permanente de uma gestão frente a sua equipe, isso explícito no projeto político-pedagógico. Descreve ainda como se dão o comportamento e a participação da comunidade escolar em conselhos nos quais o processo se torna fortalecido pela democracia e participação da comunidade. Apresenta a apropriação e a distorção do conceito de gestão democrática realizado por políticas educacionais, relatando as vivências em que a gestão não democratiza seu trabalho.

A visão da morte em poemas de Mario Quintana e Manuel Bandeira: uma proposta de ensino
Língua Portuguesa e Literatura

Apesar da compreensão e certeza de que a morte é um processo natural no ciclo da vida, tem-se, comumente, medo ao pensar no momento da partida. Isso acontece pelo estranhamento que se tem da morte, uma vez que, ao não conhecermos algo, tendemos a temer. Segundo Ariès, falar sobre a morte na sociedade ocidental contemporânea é considerado um tabu, sendo, assim, ocultada de todas as instâncias (família, hospital, escola, mídia) e inviabilizando reflexões acerca da relevância que a existência desta tem para uma vivência exitosa. Sendo assim, reconhecendo o déficit de ponderações, o presente trabalho pretende analisar dois poemas do poeta Mário Quintana que abordam a morte de maneira singular: como amiga. O poeta pretende desconstruir a imagem medieval de uma caveira, com olhos fundos, de túnica preta e foice na mão. Comparativamente, serão lidos também dois poemas de Manuel Bandeira que contemplam a morte na visão tradicional, com um viés pessimista. Ao final, apresentamos uma proposta de ensino, que possibilitará a discussão da temática na escola, favorecendo a reflexão sobre uma temática sempre difícil de ser enfrentada.

Estilos de aprendizagem: análise de uma turma do Ensino Fundamental de uma escola pública em Nilópolis/RJ
Vivências de Sala de Aula e Língua Estrangeira

O presente artigo trata da ligação existente entre o ensino e os estilos de aprendizagem, buscando compreender como eles se relacionam. Para tanto, apresenta-se a pesquisa de verificação e análise dos estilos de aprendizagem de alunos do 6º ano de uma escola pública na Baixada Fluminense. Os problemas que motivaram este trabalho referem-se à heterogeneidade intrínseca à sala de aula e ao fato de que o ensino frequentemente não contempla os diferentes estilos de aprendizagem dos alunos. Os resultados mostraram que as dimensões mais equilibradas foram a visual/verbal e ativo/reflexivo.

Tendências contemporâneas: perspectivas e práticas sobre o ensino de Arte na educação escolar
Educação Artística

Este artigo traz como tema as tendências contemporâneas: perspectivas e práticas sobre o ensino de Arte a educação escolar. Neste viés, o estudo objetiva analisar como o ensino de Arte acontece na escola mediante propostas contemporâneas, justificando-se pela importância gradativa das abordagens contemporâneas no desenvolvimento de habilidades dos educandos. A metodologia se qualifica como um estudo bibliográfico seguido de um estudo de campo, assim a pesquisa traz o posicionamento de duas professoras da mesma escola, em que foram consultados autores para o referencial e análise de dados, como Libâneo, Saviani, Iavelberg e Barbosa, dentre outros.

Abordagem STEAM: uma proposta de letramento científico em contexto de Educação Infantil
Educação Infantil

Diante do desafio de buscar diferentes práticas do ensino de Ciências que se contraponham ao olhar tradicional de uma educação mecanicista e reprodutora de conteúdo está a abordagem STEAM. Nessa perspectiva, o presente estudo procurou, por meio da revisão de bibliografia dos últimos dez anos, compreender o ensino de Ciências na Educação Infantil voltado para o letramento científico e para abordagem STEAM. Os resultados apresentados contribuíram para a legitimação de abordagens criativas, propondo vivências e experiências significativas para o ensino de Ciências.