Biblioteca
Filtrar os artigos
Green Day: o despertar da consciência ambiental no CEFET/RJ - câmpus Maria da Graça
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Química, Geografia e Vivências de Sala de AulaPensar Educação Ambiental em um país como o Brasil é uma atividade complexa. Trazer à luz do conhecimento os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) é atividade imperativa, pois tais objetivos impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas. Estão relacionados e correlacionados a temas que são indissociáveis, como saúde, meio ambiente e gênero. Dessa forma, anualmente, desde 2016, temos desenvolvido um trabalho que engloba toda a comunidade escolar de forma a conscientizar e sensibilizar para o tema da Educação Ambiental, seguindo os preceitos da Agenda 2030.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação: novos problemas e novos desafios
O exercício da cidadania no Brasil é muito precário (Vlasman, 1998), se compararmos com os centros mais avançados de nosso planeta. Especialmente nas camadas mais populares de nossa sociedade urbana, que vive hoje o inchaço da explosão demográfica, observamos um total sentido de letargia de nossas escolas, provavelmente alimentadas pelas parcas respostas dos frutos conquistados de seu trabalho. Vivemos em um país que ainda procura sua identidade maior. Pesam de maneira contrária os quase quatro séculos de escravidão emoldurados por uma história longeva de autoritarismo mandonista, simbolizados por um conjunto complexo de famílias nucleares que convivem na mais absoluta diversidade. Não só nossa terra, mas nossa formação social, mesmo a urbana, é de profundos contrastes.
A literatura como estratégia para as práticas de letramento bilíngue para os surdos
Comunicação e Educação Especial e InclusivaNeste artigo são apresentadas reflexões sobre a importância do contato com a literatura em Libras como estratégia para práticas de letramento bilíngue com estudantes surdos, visto que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é considerada a sua língua de instrução, e a Língua Portuguesa, na modalidade escrita, a sua segunda língua. O principal objetivo do estudo é utilizar os textos literários em Libras e as experiências visuais para práticas de letramentos em Libras e na escrita da Língua Portuguesa. Foi realizada pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso; alguns princípios metodológicos podem nortear o letramento bilíngue dos surdos.
Biblioteca escolar: ranços e avanços
Pensar sobre a importância da biblioteca escolar hoje para o processo de ensino-aprendizagem constitui repensar a própria prática de leitura na escola. Isso porque sabe-se que a biblioteca guarda os mais diversos tipos de livros e que, teoricamente, estão todos à disposição do aluno sempre quando precisar. No entanto, não é isso que de fato acontece.
Inclusão educacional de autistas em escolas militares de Minas Gerais
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO Estado brasileiro tem o dever e o compromisso de assegurar a todos os brasileiros o acesso à educação, sendo a educação um direito social. Porém, mesmo com diretrizes específicas, como a instituição da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, a inclusão da pessoa autista na educação formal não é observada de forma plena em muitas escolas do país e há poucos estudos sobre a inclusão desses alunos nas escolas militares do país. Este artigo propõe a análise e discussão do processo de inclusão dos alunos autistas das unidades do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais (CTPM). Aplicou-se um questionário com perguntas objetivas sobre essa temática a gestores e professores das unidades da instituição. É conclusivo que há a necessidade de um programa de formação para professores e gestores e investimento em infraestrutura e pessoal para uma equipe multidisciplinar especializada. O artigo contribui para a maturidade do trabalho de inclusão do autista nas escolas militares do estado e do país.
Capacidade ou deficiência: o que olhar no aluno incluso?
Educação Especial e InclusivaO trabalho apresenta-se como forma de levar o professor a repensar sua prática em sala de aula, levando em conta o aluno como um ser bio-psico-social em formação e suas particularidades. É de extrema importância conhecer o funcionamento das bases cerebrais para que o aprendizado ocorra adequadamente, pois assim pode-se oferecer uma assistência efetiva a todos os alunos, principalmente aos que apresentam dificuldades em sua aprendizagem e/ou são inclusos. Enfatiza-se a importância de um ensino voltado para a necessidade de cada criança no processo ensino-aprendizagem e de conhecimentos científicos sobre o desenvolvimento cerebral e os mecanismos que permeiam cada dificuldade. O ensino deve valorizar o conhecimento que a criança traz consigo, com atividades voltadas ao seu nível de desenvolvimento e prontidão, respeitando as suas limitações, estimulando as suas eficiências e ativando as áreas adequadas do cérebro para que as sinapses ocorram.
Estratégias docentes para estimular a aprendizagem significativa
As pesquisas sobre as estruturas e processos cognitivos realizadas entre as décadas de 1960 e 1980 ajudaram de maneira significativa a forjar o marco conceitual das teorias cognitivas contemporâneas. Estas, sustentadas nas teorias de informação, da psicolinguística, na simulação por computador e na inteligência artificial, conduzem a novos conceitos sobre a representação e a natureza do conhecimento e de fenômenos como a memória, a solução de problemas, o significado e a compreensão e produção da linguagem.
Mais uma vez se tapa o sol com a peneira em educação
De que planeta faz parte o Brasil, senhores? Nos últimos dias, venho acompanhando, mais uma vez, declarações acerca dos "ciclos" que me fazem pensar que vivo, de fato, cercada, nesse país, por extraterrestres.
Produção de carta pessoal, expressando afetividade e gratidão
Língua Portuguesa e LiteraturaA experiência de troca de cartas entre alunos, professores e funcionários de uma escola levou à valorização e ao reconhecimento do trabalho dos profissionais e a uma prática de produção textual que recupera a afetividade no espaço escolar.
Unidos pela inclusão: respeito e igualdade - um relato de experiência
Educação Especial e InclusivaO projeto Unidos pela Inclusão: Respeito e Igualdade, proposto pelo Núcleo Territorial NTE-25 e pelo Ministério Público, tinha como finalidade primordial promover uma sociedade mais inclusiva, equitativa e solidária. No entanto, a proposta da professora Sheila Lima foi além de uma simples campanha. Optou-se por proporcionar uma vivência prática, sensibilizando turmas de Análises Clínicas, com visita ao CRE-Idoso (Casa de Repouso de Idosos), a fim de vivenciarem o cotidiano do abrigo. O projeto tinha o intuito de atender uma demanda, mas ultrapassou barreiras, mostrando que a exclusão social causa sentimentos profundos de abandono.