Biblioteca
Filtrar os artigos
Dificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita de portadores do transtorno do processamento auditivo central
Educação Especial e InclusivaO presente artigo discute as dificuldades de aprendizagem no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita em pessoas com transtorno do processamento auditivo central (TPAC), considerando as diferentes combinações de fatores biológicos, sociais e cognitivos que envolvem aspectos de probidade motora, socioemocional e sensório-perceptual. Este trabalho reflete sobre conceitos, possíveis origens e, principalmente, se o TPAC está relacionado às dificuldades no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Para tanto, é preciso entender o funcionamento do cérebro e suas funções cognitivas, afetivas, emocionais.
O uso dos materiais de dentro nas aulas de Língua Inglesa nas escolas públicas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraO presente artigo propõe analisar a importância do uso de materiais didáticos de ensino identitários nas aulas de Língua Inglesa na rede pública de ensino, no que tange à busca pela identificação do corpo discente, estabelecendo assim a ponte necessária e urgente para vivência da língua. Propõe-se a produção de materiais de dentro, materiais suplementares que tornem os momentos de planejamento, construção e aplicação de conhecimento dentro e fora da sala um mecanismo eficiente, prazeroso e eficaz.
Conversa entre professores: vamos avaliar a avaliação?
Você já percebeu que em nosso meio educacional tem gente que fala mais do que faz? Ou ainda, fala uma coisa e faz outra? A verdade do discurso não está só naquilo que você diz, mas em como você diz. Mais ainda, você pode falar de democracia e ser um ditador e nem se dar conta disso. Será que a avaliação é um assunto bem avaliado? A avaliação da escola deveria permitir que as promessas alardeadas por educadores se tornassem concretas. E o que é avaliar?
Cultura livre e ensino de línguas
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua EstrangeiraEste artigo resenha a tese de doutorado de Rômulo Francisco de Souza, “Implicações do uso de material didático virtual livre em contexto formal de ensino-aprendizagem de italiano como LE/L2: a perspectiva dos problemas de ensino”. Ela trata do uso de materiais didáticos livres no ensino de língua estrangeira, fazendo relação com a perspectiva pós-método e com a cultura livre. O trabalho foi defendido no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da FFLCH da Universidade de São Paulo, em 2014, publicado como livro em 2016, pela Edusp.
O distanciamento da Educação Inclusiva do chão da escola e o (des)preparo da equipe escolar
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresA Educação Inclusiva é um ganho não apenas para a pessoa com necessidade de inclusão como também para toda a sociedade; com isso, este artigo tem por objetivo compreender o desenvolvimento dessa educação, seu amparo legal além das argumentações em fóruns que vieram contribuir para a propagação e fortalecimento dessa causa, abordando também a formação do professor com vista à inclusão. Aqui a abordagem de discussão será a deficiência visual, a auditiva, a física e a múltipla, apesar de não explicitá-las claramente, pois se sabe que há diversas outras limitações apresentadas em documentos oficiais, como a Constituição Federal. Trataremos do processo histórico da inclusão de alunos com deficiência com aporte às leis que vigoram e sua importância para a garantia do acesso e permanência na educação; se há alunos em situação de inclusão, é perceptível a necessidade da formação de professor com vista a atender a essa demanda, e é sob esse olhar que discutimos a pratica docente advinda de sua formação. A metodologia terá como aporte teórico as leis e referências de autores que tratam do tema em questão.
O turismo rural e o uso de fotografia como recurso didático no ensino de Geografia
Geografia e FotografiaEste relato de experiência e prática se deu no município de Vassouras/RJ com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental composta de 25 alunos do Colégio dos Santos Anjos, da rede privada do município. O objetivo foi realizar turismo rural a pé pelos espaços do município, em que, com a ajuda da fotografia, foi possível que houvesse, por parte dos alunos, a percepção desses espaços e suas transformações ao longo do tempo e a valorização da indústria do turismo como impulsionadora da economia da região, que se notabilizou pela cafeicultura durante o Império.
O Dosvox como instrumento de inclusão para alunos cegos
Educação Especial e InclusivaCom a Lei da Inclusão, foi garantido aos alunos deficientes o direito de serem inseridos em classes regulares, de maneira que possam ser aceitos pela sociedade e consigam usufruir de todos os direitos pertinentes a cada cidadão. O trabalho a seguir tem como objetivo apresentar as tecnologias assistivas, especificamente o Dosvox, como instrumento de contribuição para que se faça valer a inclusão de alunos cegos em salas de aula regulares, uma vez que muitos docentes não possuem conhecimento de Braille e com isso se veem em dificuldades quando não podem explorar o recurso visual. A metodologia é bibliográfica usando artigos acadêmicos.
Uso em excesso do smartphone e os efeitos no cérebro adolescente
Psicologia e Formação de ProfessoresEm um momento de conexões que afetam os seres humanos em todas as relações, preocupamo-nos com o adolescente, devido a seu cérebro estar em transformação.Este estudo aplicou questionário junto a estudantes do ensino básico de escolas de Cuiabá, com o objetivo de compreender os hábitos, ações, reações e emoções ao fazerem uso do smartphone. O resultado é a preocupante realidade do vício nesse dispositivo em consonância com pesquisas atuais de órgãos oficiais, pesquisadores e neurocientistas.
A escola e a distante formação de docentes: o que necessita (auto)conhecer para entender suas realidades?
Formação de ProfessoresO presente estudo tem como objetivo discutir a formação de docentes a partir da distante teoria proporcionada pelas universidades em relação às realidades existentes nas escolas. As universidades operam cada dia mais distantes das realidades escolares e das individualidades docentes e discentes, enfatizando o seu caráter tecnicista e seu pouco diálogo como constituição entre teoria e prática. O estudo bibliográfico, de cunho exploratório, tem por base os pensamentos de Rudolf Steiner e Selma Garrido Pimenta, que discutem conceitualmente a formação docente, o autoconhecimento e o conhecimento a respeito das individualidades.
A mosca no vidro
“A filosofia entra no jogo quando a linguagem sai de férias”. Li alguma coisa do tipo em um livro do pensador austríaco Ludwig Wittgenstein, mas não consigo lembrar exatamente onde. Wittgenstein foi o meu primeiro grande anti-herói filosófico. Frases como essas estavam espalhadas em uma grande quantidade de escritos deixados por ele em Cambridge. Caixas e caixas de sapatos cheios de fragmentos; aforismos em livros, fichas em catálogos, dois cadernos, um marrom e um outro azul, cheio de anotações. Essa foi a herança deixada por esse sujeito estranho, filho de um grande industrial do aço do império austro-húngaro, herdeiro de uma das maiores fortunas do entreguerras; um jovem inteligente e emocionalmente instável, que cursava engenharia aeronáutica no começo da década de 1910 e acabou encontrando Bertrand Russell, um dos grandes ativistas e pensadores do século passado e foi desviado do seu intento de inventar o avião (era nisso que ele trabalhava antes de ter contato com lógica matemática e resolver se dedicar ao trabalho filosófico).