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O aporte da alfabetização científica para a divulgação da ciência: tecendo contribuições dessa aproximação
Biologia e Biociências, Comunicação e Cidadania e ComportamentoA literatura brasileira em comunicação e divulgação científica não tem contribuído para o aprimoramento de conceitos que estruturam as práticas nessas áreas. Nesse sentido, é substancial teorizar essas ações que despontam a partir da práxis, pois, com pouco aprofundamento, pairam indefinições dos limites e da abrangência conceitual. Assim, busca-se neste ensaio estabelecer conexões entre os conceitos de divulgação científica e alfabetização científica e como elas afetam a democratização dos conhecimentos sobre a ciência.
Análise da percepção e necessidade para evolução dos conhecimentos entre os profissionais em unidades de alimentação e nutrição da cidade de Aracaju/SE
Nutrição e Alimentos, Comunicação, Avaliação e Política CulturalA finalidade de uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) é fornecer refeições equilibradas, com bom nível de sanidade, adequadas ao comensal. Essa adequação deve procurar manter a saúde da pessoa e desenvolver hábitos alimentares saudáveis. A fim de conhecer a prática alimentar nas UAN, em Aracaju, foram coletados dados por meio de questionário para compreender os aspectos filosóficos, técnicas de legislação e regras da unidade de alimentação e nutrição, importância de diferentes comunicações.
Equação do segundo grau: O que não deu certo?
Luing Argolo Santos
Considerações sobre nativos e analógicos digitais, enquanto valores construídos pela escola, na perspectiva de formação do cidadão
Até a vigência da atual Constituição Federal, a educação no Brasil era havida genericamente como uma necessidade e um importante fator de mudança social, subordinada, entretanto, e em muito, às injunções e aos acontecimentos políticos, econômicos, históricos e culturais. A normatividade de então se limitava, como fazia expressamente na Constituição Federal de 1967, com a redação que lhe deu a Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969, ao afirmar a educação como um direito de todos e dever do Estado, com a consequente obrigatoriedade do ensino dos 7 aos 14 anos e a gratuidade nos estabelecimentos oficiais, restringindo-se, quanto ao restante, inclusive na legislação ordinária, a dispor sobre a organização dos sistemas de ensino.
A carne é fraca se a cabeça também é
A acrasia, também chamada de fraqueza da vontade e incontinência, é um fenômeno estudado por diversos filósofos, de diferentes épocas; apesar disso, pode ser considerada um fenômeno corriqueiro, já que todos nós passamos por situações dessa natureza.
Sobre a episteme e as teorias do conhecimento
Formação de ProfessoresÉ possível comparar a proposta platônica de conhecimento por meio do mundo das ideias como a proposta filosófica de episteme, pela qual o filósofo se dedicaria a uma visão de verdade do todo. Assim, as proposições criadas pelos filósofos desembocariam nos diversos ismos criados para explicar o mundo em que vivemos.
Arborização no meio escolar: a relação da Educação Ambiental com a cultura étnico-racial no cultivo e preservação de árvores nativas da Caatinga
Ecologia e Meio AmbienteA arborização proporciona a conservação da identidade biológica de uma região. No âmbito escolar, é de fundamental importância proporcionar melhorias no ambiente de estudo em termos de conscientização aos alunos a respeito do quão significativo é preservar áreas degradadas e florestas. Este trabalho é resultado do desenvolvimento de ações relacionadas à cultura étnico-racial e à arborização com árvores da Caatinga em espaços não construídos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Simão Ângelo, em Penaforte/CE. O projeto utiliza a sabedoria da cultura popular local.
Um estudo da utilização de blog para o ensino de Biologia
Computação e TecnologiasUm blog construído por professores e alunos de escola pública e que trata de assuntos como Biologia e Artes mostra que é possível motivar o processo de ensino-aprendizagem utilizando as ferramentas da tecnologia.
Arte afro-brasileira e a Lei nº 10.639/03: reflexões
História da Educação, Educação Artística e Política EducacionalA vivência de docente da disciplina de Arte nos traz uma indagação constante com relação à temática afro, tema recorrente no currículo escolar de todas as séries da Educação Básica. Temos como objetivo reportar ao conceito de arte afro-brasileira e refletir sobre a Lei nº 10.639/03. O assunto que norteou a pesquisa foi a necessidade de aprofundamento de estudos com essa temática. A Lei foi promulgada há quase duas décadas e as discussões acerca dela são ainda recentes e jamais se esgotarão. Leis e documentos que sistematizam a temática afro-brasileira foram citados numa perspectiva diacrônica e sincrônica. O método utilizado nesta pesquisa é documental, baseado em vasta bibliografia. Nas considerações finais destaca-se a importância de trabalhar com a temática em toda a Educação Básica. A pesquisa se deu em vasto levantamento de documentos e leis sobre a temática e possibilitou diversas reflexões.
Sala de aula pública: uma avaliação
Escola de ensino público. Ensino Médio regular. Turno da noite. Jovens de 17 à melhor idade juntos. Estou no pátio, observo e escuto. Estamos na semana de provas. Mais ebulição do que o normal. Momento tenso. Conversas variadas, mas algo chama a atenção: a questão das provas não é o assunto principal. Semana de provas e os encontros, os afetos, as passeatas, as músicas, as meninas e meninos, o recebimento da blusa da escola, a festa junina, as decepções, as programações, o trabalho, tudo cerca as relações orais e os humores... Menos as provas. Muitos até perguntam: hoje é prova de quê?