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História, música e o processo de aprendizagem
História, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Música

O uso de atividades com elementos de música é uma ferramenta bastante rica nas aulas de História, pois ajuda o aluno a assimilar com mais facilidade os elementos e contextos de determinado assunto, sempre respeitando o linguajar e o contexto, de modo que sejam inteligíveis pelos alunos.

Considerações sobre nativos e analógicos digitais, enquanto valores construídos pela escola, na perspectiva de formação do cidadão

Até a vigência da atual Constituição Federal, a educação no Brasil era havida genericamente como uma necessidade e um importante fator de mudança social, subordinada, entretanto, e em muito, às injunções e aos acontecimentos políticos, econômicos, históricos e culturais. A normatividade de então se limitava, como fazia expressamente na Constituição Federal de 1967, com a redação que lhe deu a Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969, ao afirmar a educação como um direito de todos e dever do Estado, com a consequente obrigatoriedade do ensino dos 7 aos 14 anos e a gratuidade nos estabelecimentos oficiais, restringindo-se, quanto ao restante, inclusive na legislação ordinária, a dispor sobre a organização dos sistemas de ensino.

A carne é fraca se a cabeça também é

A acrasia, também chamada de fraqueza da vontade e incontinência, é um fenômeno estudado por diversos filósofos, de diferentes épocas; apesar disso, pode ser considerada um fenômeno corriqueiro, já que todos nós passamos por situações dessa natureza.

Onde é “chegar lá”?

As provas bimestrais de diversas escolas estaduais – inclusive a escola onde leciono – agora são, por decisão dos professores, todas objetivas, ou seja, de múltipla escolha. Eu, professora da área de humanas, tive muita dificuldade em aceitar tal mudança e em elaborar uma prova desse tipo. Mas como foi uma decisão da maioria, tive de acatar. Claro que há provas objetivas muito bem elaboradas, que exigem bastante raciocínio. Vejo, porém, alguns problemas na aplicação de tais provas, tanto nas mais bem elaboradas quanto nas mais simples. Alguns alunos meus têm grande dificuldade em interpretar textos e, muitas vezes, provas objetivas com enunciados que exigem alto grau de interpretação não estariam ao alcance deles.

Cinema e culturas infantis: as contribuições de Jojo Rabbit para pensar a infância
Antropologia, Sociologia e Instituição Escola

Diversos temas são contemporaneamente abordados por meio da linguagem cinematográfica, que trata, a partir de um olhar artístico, tanto de assuntos cotidianos como daqueles incomuns. O presente texto tem como objetivo analisar o filme Jojo Rabbit (2019) e, com base nessa obra, contribuir para a valorização das culturas infantis nas narrativas cinematográficas para pensar a educação das crianças, especialmente admitindo o olhar delas como elemento central para o entendimento do objeto apresentado.

“Numa Escola de Havana”: inferências para as sociologias da educação
Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Esta resenha realiza uma crítica do filme cubano de 2014 intitulado "Numa escola de Havana" ("Conducta", em espanhol). A obra, como será visto, possui grande relevância para as sociologias da educação porque consegue demonstrar a importância de compreender de onde são oriundos os estudantes e de que maneira isso pode influenciar o seu desempenho escolar, além de debater estratégias educativas, ao apresentar a situação de uma sala de aula do Ensino Básico na capital cubana, destacando um aluno que possui problemas comportamentais em classe.

A escola no combate ao Aedes aegypti: uma ação ecopedagógica e interdisciplinar
Formação de Professores e Política Educacional

Uma experiência transdisciplinar voltada para o combate ao vetor transmissor da dengue e do zika vírus tem sua culminância numa importante apresentação de trabalhos e jogos que motivaram e envolveram a comunidade escolar.

Pavio aceso: Oi Kabum! seleciona alunos para nova escola de arte e tecnologia

Neste exato momento, 15 educadores se dedicam a construir um quebra-cabeça. Daqui a menos de um mês, eles inauguram no Rio de Janeiro uma escola que se pretende bem diferente das tradicionais.