Biblioteca
Filtrar os artigos
Feminino som, luz e singularidade: o voltar para casa, colher poemas
Comunicação, Filosofia, História, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaA poesia, ou texto lírico, é uma das sete artes tradicionais, em que a linguagem humana é utilizada com fins estéticos ou críticos, ou seja, ela retrata uma mensagem. Nestes 10 poemas, Marcelo Calderari Miguel traça diversos perfis femininos. Lutadoras, conhecidas, anônimas, mitológicas, mães, instigadoras, artistas... Sempre provocando o melhor em cada pessoa, relembrando mulheres religiosas ou referências na literatura, em vários estilos e com cuidados visuais, são trabalhos que privilegiam a liberdade feminina, seu valor e sua importância na sociedade.
A parceria entre Biologia e Astronomia, pelas mãos de tutora e aluna, estagiária e professora
Astronomia, Biologia e Biociências, Comunicação e Educação a DistânciaUma professora de Física e uma estagiária de Biologia – ambas ligadas ao Consórcio Cederj – elaboraram e publicaram um livro sobre Astrobiologia – um campo das ciências que envolve Física, Biologia, Geografia, Química, o que o torna interdisciplinar. Nesta entrevista, Adriana Oliveira Bernardes e Angela Ferreira Portella falam sobre Educação a Distância, o valor da tutoria, a importância do estágio para a profissão docente, as atividades desenvolvidas nas escolas, a produção do livro e, claro, Astrobiologia.
Implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino de Ciências Humanas em Cabo Frio/RJ: história local e protagonismo dos estudantes
Geografia, História e Política EducacionalO artigo discute as motivações e os resultados iniciais da implantação de um laboratório interdisciplinar de pesquisa e ensino em uma escola municipal de Cabo Frio/RJ. A iniciativa, fruto de um edital da Faperj, visa promover novas metodologias didáticas no contexto pós-pandêmico. O laboratório integrou atividades curriculares de Ciências Humanas com foco na História local, alinhando-se à BNCC e aos temas contemporâneos transversais. Entre os resultados parciais, destacam-se o protagonismo dos estudantes nas atividades didáticas e o fortalecimento da identidade regional.
Trabalhando com arquivos compartilhados
Quantas vezes você, como professor, pensou em acompanhar os trabalhos em grupo que passou para seus alunos, mas não tem como fazer isso em sala de aula, porque reduz o tempo que tem com seus alunos?
Sistemas de avaliação – de que valem?
Na época em que eu fazia o 2º grau, os colégios calcavam suas ações de propaganda no número de seus alunos aprovados no vestibular: quantos passaram em Engenharia ou Medicina (os cursos de destaque naquele tempo), quantos foram para universidades públicas, quais os primeiros colocados. Essa era a forma de avaliação dos colégios e cursinhos preparatórios, usada na conquista, pela via da comunicação de massas, de estudantes/clientes para o ano seguinte.
Continuidade e descontinuidades entre a macropolítica e as micropolíticas públicas em educação nas áreas municipais do Rio de Janeiro
Centrado em observar as maneiras de conjunção entre a macropolítica (partindo das propostas da LDB) e as micropolíticas públicas em Educação em áreas municipais do Estado do Rio de Janeiro (por amostra), o presente trabalho objetiva basicamente levantar, identificar e classificar os indicadores que nortearam a implantação e o cumprimento das novas exigências legais (LDB). Pretende-se observar as micropolíticas públicas em Educação partindo de variáveis como: formas de adequação encontradas pelos municípios face às dificuldades locais, hoje locais globais; peculiaridades e identidades da realidade da história social e educacional local e, o papel da universidade e do docente universitário nessa geografia do saber.
Experiência com sala de aula temática no Ensino Fundamental II em Alto do Rodrigues/RN
Instituição EscolaUma escola municipal no Rio Grande do Norte experimentou organizar suas salas de acordo com a disciplina. Em entrevistas com professores e gestores, foram identificados pontos positivos e negativos da experiência. Mas é importante consultar toda a comunidade escolar para que a avaliação seja mais aprofundada e, eventualmente corrigida ou melhorada.
Pibid, currículo mínimo e lazer: limites e possibilidades
Educação FísicaEste estudo visa identificar as possibilidades de abordar o lazer dentro da escola com base nas propostas do Currículo Mínimo, considerando a nossa experiência nesses anos de Pibid; vemos os conteúdos de Jogos, Esportes, Ginástica e Atividades Rítmicas e Expressivas sendo trabalhados de forma conservadora, condicionando o aluno a consentir e aceitar as imposições do sistema. Pouco espaço tem sido dado para o componente do lazer.
Dentro do atroz labirinto: relações entre Literatura e História são renovadas em romance contemporâneo
Mundos de Eufrásia, romance de Cláudia Lage que tem mobilizado intensamente crítica e leitores desde o seu lançamento, merece mesmo uma atenção detida. Tem algo nele que engana e desengana. A começar pela autora: estreante no gênero e ainda jovem, mostra um poder de fogo e uma consistência que surpreendem.
Professor da EJA: o sujeito da práxis pedagógica
Antropologia, Comunicação, Filosofia, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente trabalho é fruto de uma pesquisa de campo que aborda a ação dos professores no que se refere à Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Estadual Governador Walfredo Gurgel, localizada na cidade de Antônio Martins/RN. As reflexões estão voltadas à práxis dos docentes, bem como do universo do público discente que frequenta as aulas da modalidade. A pesquisa constituiu-se na aplicação de questionários semiestruturados entre professores e alunos, abordando a importância da formação docente para esse público-alvo. O amparo metodológico se deu por leituras pertinentes à temática.