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Alfabetização e letramento no âmbito escolar
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

Este artigo tem como objetivo discutir a alfabetização e o letramento no processo de ensino-aprendizagem, considerando-os como aspectos complementares e fundamentais para o desenvolvimento da leitura e da escrita. A pesquisa foi desenvolvida a partir de revisão bibliográfica, abordando alfabetização e letramento como ações distintas, mas interdependentes, que devem estar em harmonia para uma prática pedagógica eficaz. O artigo também examina as práticas docentes, seus objetivos e procedimentos didáticos, buscando incentivar o hábito de ler e escrever. O eixo norteador da ação educativa é o "alfabetizar letrando".

A percepção da sociedade e conhecimento da legislação ambiental

O Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental (NEPA), coordenado pelo prof. Roosevelt, em parceria com o curso de Direito – do qual os demais autores fazem parte –, estruturou e aplicou uma pesquisa de percepção ambiental a 1.028 cidadãos da Grande Vitória e alguns municípios do interior do Estado do Espírito Santo. A equipe de pesquisadores para aplicação dos questionários era formada por alunos do curso de Direito, numa ação inédita no estado. Neste trabalho são apresentados os resultados da pesquisa realizada; a partir deles, é possível identificar e quantificar indicadores do nível de conhecimento ambiental da sociedade, formando um importante banco de dados pelo qual poderão ser definidas intervenções preventivas e corretivas a serem realizadas por programas de Educação Ambiental. Tal banco de dados, que os autores pretendem ampliar com informações de outros estados, propicia a discussão de não-conformidades do conhecimento ambiental da sociedade, aspecto diretamente ligado ao perfil de cidadania ambiental. O NEPA, ligado à Faculdade Brasileira – Univix, de Vitória, foi criado em 2003 e vem se dedicando à análise da percepção ambiental em segmentos formadores de opinião, recebendo o apoio de empresas instaladas no estado; essas empresas oferecem bolsas de iniciação científica para alunos ligados ao Núcleo e cobertura de despesas de participação de estudantes e professores em eventos técnicos e científicos.

Minorias linguísticas e Educação Bilíngue: revisitando os contributos de Marilda Cavalcanti após duas décadas
Formação de Professores, Instituição Escola, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Política Educacional

Resenhamos o artigo seminal de Marilda Cavalcanti, Estudos sobre Educação Bilíngue e escolarização em contextos de minorias linguísticas no Brasil, publicado em 1999, um contexto em que muitas das discussões propostas pela autora ainda não tinham tanta visibilidade no âmbito da Linguística Aplicada. Por acreditarmos que esse contributo seja de notada relevância, revisitamos as considerações da autora à vista de pensar no panorama até então construído nesse campo. Cavalcanti confirma sua tese de que não há comunidades de fala heterogêneas e que os contextos multilíngues no Brasil devem estar presentes na educação de professores.

A ilusão referencial em São Bernardo: um recurso do autor ficcional
Língua Portuguesa e Literatura

O personagem Paulo Honório, narrador de São Bernardo, obra-prima de Graciliano Ramos, provoca o questionamento: será ele imparcial, como pretende? Certamente não, pois a narrativa em primeira pessoa é uma marca dessa não isenção quanto aos relatos. É Paulo Honório que lê sua história e a critica.

Ensino inclusivo: relatos de experiência de professores da sala de atendimento educacional especializado
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

Este artigo refere-se à apresentação de experiências pedagógicas inclusivas desenvolvidas no período remoto durante a pandemia da covid-19 em uma turma de atendimento educacional especializado (AEE) da rede estadual de educação no município de Sinop/MT. O público-alvo são 40 alunos com idade entre 12 e 22 anos de idade do Ensino Fundamental II e Médio. O artigo aborda as ações que foram realizadas junto a pais e alunos com a finalidade de dar continuidade às aulas em modelo remoto, por meio de vídeos e/ou individualmente.

Alfabetização e poesia

Quem sobe nos ares não fica no chão, Quem fica no chão não sobe nos ares. É uma grande pena que não se possa Estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Divulgação científica na escola: o Projeto Jovens Talentos da Ciência
Física

A realização de projetos de divulgação científica nas escolas exige que a comunidade escolar esteja convencida de sua importância, pois para o sucesso deve haver a colaboração de gestores, professores, alunos e comunidade. Em compensação, esses projetos tornam o aluno protagonista no processo de ensino e aprendizagem.

Educação Ambiental: tipologias, concepções e práxis

A Educação Ambiental (EA) visa proporcionar a transformação de valores, atitudes e conhecimentos acerca de práticas cotidianas do ser humano que causam impactos ou desequilíbrios ambientais (SATO; PASSOS, 2003), afetando diretamente a manutenção de um meio ambiente saudável e equilibrado (BRASIL, 1988). Portanto, há necessidade de atuar na sensibilização do ser humano, levando-o a perceber as interações entre os aspectos físico-ambientais, socioculturais e político-econômicos que compõem a sua relação com o ambiente que o rodeia (CANDIANI et al., 2004). Segundo Galvão (2007), a EA teve início no Brasil em 1971 no Rio Grande do Sul, pelos movimentos ambientalistas; a partir de conferências e encontros internacionais e nacionais, foi sendo desenvolvida na forma de projetos e pesquisas nas esferas governamentais (OGVs) e no contínuo surgimento de entidades ambientalistas da sociedade civil organizada (ONGs). Para Dias (2004), as diretrizes ambientais tiveram grande impulso com a criação da Política Nacional do Meio Ambiente em 1981 (Lei nº 6.938/81), a elaboração do Programa Nacional de Meio Ambiente (PNMA) em 1991, além da criação do Ministério do Meio Ambiente em 1992 e com a elaboração da Agenda 21 durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no mesmo ano. Em 1994 houve a criação do Pronea – Programa Nacional de Educação Ambiental e em 1999, a elaboração e sanção da Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9.795/99).

Gestão popular e democrática

Direção de Ciep em Acari envolve comunidade e escola

A importância dos trabalhos em grupo na escola

Agora com uma filha pequena, minhas leituras adultas foram deixadas um pouco de lado, substituídas pelas historinhas, músicas e filmes infantis. E não é que muitos desses meios têm ótimas frases, que são verdadeiras joias de sabedoria? A peça Os Saltimbancos é um bom exemplo disso. Trata-se de um musical de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, inspirado no conto Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm, com versão em português de Chico Buarque.