Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A Álgebra no cotidiano: identificando a materialização do conteúdo matemático nas atividades da comunidade quilombola de Barreiros de Itaguaçu da Bahia
Matemática

A presente pesquisa faz parte de uma atividade proposta pela componente Álgebra II, do curso de Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no câmpus Feira de Santana. O curso possui dois tempos formativos: o Tempo Universidade (TU), em que os estudantes aprendem a parte teórica, e o Tempo Comunidade (TC), no qual eles colocam em prática tudo que foi aprendido durante o TU. Nessa direção, visou-se analisar os estoques de quatro mercados da comunidade quilombola; construir matrizes algébricas com os dados coletados; gerar material didático que possa servir de base para a formação.

Modelagem criativa para aulas de Ciências: criando organismos para entendimento da vida

Os alunos do Ensino Fundamental II, principalmente nas séries iniciais, possuem grande dificuldade de entendimento e abstração sobre seres vivos, principalmente quanto a anatomia e fisiologia. Para tentar estreitar a abstração, a criatividade e a realidade, buscamos, por meio de estudos bibliográficos, formas de tratar a temática e a problemática, para mudar na sala de aula a percepção do alunado. Uma das formas encontradas, de fácil solução e aplicação, foi a produção de modelos didáticos, com base em massa para modelagem, nós a intitulamos Modelagem Criativa.

O YouTube como facilitador do estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena
Computação e Tecnologias e História

O presente artigo propõe um debate sobre a iniciativa bem-sucedida do C. E. Jornalista Álvaro Bastos, na mobilização da comunidade escolar em torno da implementação da Lei Federal nº 11.645/08, através da proposta de um plano de ação voltado para a utilização da plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, como recurso pedagógico audiovisual e interacional para o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena. O artigo se dedica a favorecer uma discussão sobre o protagonismo discente e a importância do envolvimento da comunidade escolar para o sucesso das práticas de ensino.

O processo de independência do Brasil

Para compreender o verdadeiro significado histórico da independência do Brasil, levaremos em consideração duas importantes questões:

O que as borboletas não sabem

Em uma entrevista disponibilizada no Youtube, o pensador alemão Peter Sloterdijk dá um diagnóstico certeiro sobre o atual estado de animo na banda ocidental da Terra: “os partidos políticos não conseguem mais dar vazão ao ódio social”.

O Candidato de Platão

Repentinamente a temática da educação invadiu o horário eleitoral. Agora, a ideia de uma revolução, que antes poderia ser feita com armas, começa a ser pensada com livros e homens. Mas essa não é uma ideia nova. Ela tem mais de dois mil anos. Não sei se você já se perguntou, amigo leitor, quem inventou a escola? Que ideia estranha é essa de se retirar as crianças do convívio dos pais e levá-las para um outro lugar para serem instruídas (ou adestradas) conforme a teoria pedagógica do momento.

Com quantos "efes" se escreve "evolução"?

Um observador da vida selvagem não deve encontrar dificuldades para reunir exemplos de plantas e animais que parecem estar bem ajustados aos lugares onde vivem: árvores que atraem polinizadores específicos para suas flores; lagartas que constroem abrigos nas folhas da planta-hospedeira; abelhas que controlam a temperatura da colmeias; peixes que nadam em águas profundas sem morrer esmagados; morcegos que navegam no escuro sem trombar nos obstáculos etc. [1]

Pedro Salgueiro e seu Inimigos

Inimigos, de Pedro Salgueiro, é uma das publicações da Editora 7 Letras, que está com seu site renovado e é uma das poucas a investir em escritores iniciantes. Não é o caso de Pedro Salgueiro, premiado em vários concursos nacionais e internacionais; este é seu sexto livro.

Cristo Redentor, agora em cores

O Cristo branco em contraste com o céu azul do Rio de Janeiro, sobre as montanhas azuladas e verdes. É mesmo uma redenção do dia a dia, um resgate da beleza que a gente se esquece de notar enquanto cuida da vida. Mas que me perdoem todos os leitores que esperavam apenas doces imagens – quando a noite baixa na cidade, a estátua octogenária recebe dos refletores uma paleta de cores que vai do branco ao roxo sem nenhuma harmonia estética. É olhar para cima e ver uma tentativa de transformar a maravilha carioca numa espécie de monstro japonês, que vai ficando verde, azul, roxo... Parece que vai sair da ponta do Corcovado e atirar raios laser contra os prédios que circundam a Lagoa Rodrigo de Freitas. Já não bastassem as milícias e os traficantes, ainda teríamos que lidar com brigas entre o Redentor e Ultraman ou Godzilla.

Saramago e os objetos desconfiados

Saramago é um nome. Saramago é uma teimosia. Uma escrita que não desiste de seu escritor. Há que viver. Há que ser teimoso. “Se tens de escrever, escreverás”, afirmou, recentemente, o Prêmio Nobel de Literatura de 1998, José Saramago. Se tens de imaginar, imaginarás, meu novo leitor. O que é a matéria de uma narrativa? Do que ela é feita? O que é um assunto? O quanto pode a imaginação?