Biblioteca
Filtrar os artigos
Subcapitalização: história e formação sociocultural na pós-escravidão
Autor desconhecido
A percepção sobre idosos dos estudantes do Ensino Médio integrado do IFSP em projeto envolvendo Educação Física
Vivências de Sala de AulaO propósito deste relato é apresentar uma percepção interdisciplinar sobre idosos pela visão de estudantes do Ensino Médio Integrado do IFSP - campus Bragança Paulista, envolvendo a disciplina de Educação Física. Utilizou-se um questionário aberto e o método de análise de conteúdo formado por pré-análise, descrição analítica e interpretação inferencial construindo indicadores. O trabalho realizado com os jovens, a partir da temática do envelhecimento, indicou caminhos possíveis à necessária humanização das pessoas, pela proximidade e familiaridade intergeracional criadas no transcorrer das atividades e nas trocas de experiências.
E agora, diretor, a quem é que vou culpar?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO texto procura mostrar que o diretor de uma unidade escolar, além das atribuições comuns inerentes à função, no âmbito das dimensões pedagógica, administrativa e financeira, no dia a dia de uma escola acaba tendo outras. Ou seja, ele acaba assumindo obrigações que legalmente não são estabelecidas em legislação. No fim das contas, tudo que acontece no espaço escolar – e muitas vezes até fora dele – acaba sendo “culpa” do diretor da escola. O texto procura também mostrar que, apesar de tudo, a função de diretor traz conhecimentos novos e muita experiência, por isso, é muito gratificante.
Análise do primeiro ano da especialização em tecnologias digitais aplicadas ao ensino - IFRJ, câmpus Arraial do Cabo/RJ
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de AulaO curso de especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (TDAE) tem aulas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - câmpus Arraial do Cabo; seus alunos são professores, pedagogos e analistas de sistema. O curso visa promover a capacitação continuada, a inserção e utilização das tecnologias no contexto escolar, reflexões e desenvolvimento de novas formas de ensino-aprendizagem por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)
Uma proposta para o ensino de frações equivalentes com adaptação do jogo Uno
Matemática e Vivências de Sala de AulaPesquisas revelam que os alunos da Educação Básica costumam apresentar limitações na aprendizagem do conteúdo de frações. Em vista de auxiliá-los a superar suas dificuldades, o uso de jogos em sala de aula pode possibilitar uma aprendizagem mais satisfatória desse conteúdo. Nesse sentido, uma pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que um jogo (produzido a partir de uma adaptação do Uno) pode proporcionar aos processos de aprendizagem de frações equivalentes à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O presente artigo descreve as etapas percorridas na referida pesquisa.
Considerações sobre metodologias ativas na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaEste estudo relata a experiência de um grupo de crianças de três anos de uma escola em São Paulo que desenvolveu um projeto pedagógico com o auxílio da metodologia Problem Based Learning (PBL). Essa abordagem permitiu criar um contexto significativo abrangendo os campos de experiência da BNCC, promovendo o protagonismo dos alunos e utilizando as ferramentas da metodologia escolhida. Os resultados demonstram como o planejamento baseado na escuta das crianças, na documentação de suas atividades e na adoção de metodologias inovadoras pode impactar positivamente um projeto pedagógico na Educação Infantil.
O ensino de Matemática durante a pandemia: proposta de atividade sobre semelhança de triângulos com uso do software GeoGebra Geometria
Matemática e Vivências de Sala de AulaEste relato descreve uma atividade aplicada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Japaraíba/MG. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de atividade sobre semelhança de triângulos com a utilização do GeoGebra Geometria, possibilitando que os alunos criassem conjecturas sobre o tema e fossem sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento. A pesquisa teve caráter qualitativo; a atividade se deu por uma construção no aplicativo e por um questionário investigativo.
Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalDurante a pandemia da covid-19, a educação no mundo viveu momento atípico. No Brasil houve várias consequências, como a paralisação das escolas. A partir desse cenário e da observação da rotina escolar na modalidade de ensino remoto em um colégio particular de Belo Horizonte/BH, faremos algumas reflexões. Foram observados fenômenos escolares como semelhanças entre as modalidades, fenômenos novos do ensino remoto, fenômenos que deixaram de acontecer, o papel do professor, diferenças entre a rede pública e a rede privada, diferenças entre as escolas da rede privada, o ensino remoto na Educação Infantil e a inclusão.
Wordwall: ferramenta digital auxiliando pedagogicamente a disciplina de Ciências
Educação a DistânciaAs frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional exigem que o docente busque apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedagógica para auxiliar o professor de Ciências em sua metodologia, para dinamizar as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos e inovar as práticas didáticas, tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem, significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma sequência didática a ser realizada nos momentos assíncronos por meio do Google Classroom.
Da inter(-rupção, -locução, -disciplinaridade) à meta-aprendizagem
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaResumo