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Conceição - autor bom é autor morto

Na peça Seis personagens a procura de um autor, Luigi Pirandello trata de seis figuras que, no início da peça, pedem ao diretor uma solução para seu problema. Abandonadas pelo dramaturgo após terem sido criadas, elas pedem que o diretor e o elenco deem continuidade a sua história. Em Conceição - autor bom é autor morto (Brasil, 2007, 78 minutos), o primeiro longa produzido pelo curso de cinema da UFF, em exibição nos cinemas, é a vez dos personagens justiçarem seus autores, revoltados com seus destinos.

Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi feito pelo autor, além de anexar informações sobre os níveis de modalidades entre o ensino francês e o brasileiro.

O cotidiano e a cultura contemporânea: revérberos sociais

A partir da década de 1970 começou-se a estudar mais profundamente os assuntos referentes aos fenômenos da cotidianidade, como afluentes de uma nova história, iniciada pela Escola dos Annales , na França. Tudo o que era marginal e excluído até então pelos intelectuais conservadores passou a estabelecer um sentido de que esses meandros contribuem e muito para a análise da História Cultural.

Histórias da campanha da Itália

No bojo das comemorações dos 60 anos do fim da II Guerra Mundial foi lançado o primeiro livro a tratar da história na vida de um pelotão da Força Expedicionária Brasileira. O livro é Irmãos de Armas: um pelotão da FEB na II Guerra Mundial (Codex, São Paulo, 2005), resultado da parceria do veterano José Gonçalves e do historiador César Campiani Maximiano.

O xadrez chinês

No dia 21 de outubro de 2011, o presidente Barack Obama anunciou o fim da “guerra da América no Iraque”, e a retirada definitiva das tropas norte-americanas do território árabe. E tudo indica que não foi uma decisão isolada do governo Obama, devendo ser somada a outras iniciativas muito importantes, como a de negociar com as forças talibãs do Afeganistão, distanciar-se do radicalismo israelita, apoiar a mudança dos governos aliados do norte da África, aceitar uma nova safra de governos islâmicos moderados em quase todo o “Grande Médio Oriente” e, finalmente, reconhecer, de forma implícita, a participação do Irã nesse redesenho político regional.

Estudo do lúdico no ensino de Matemática: uma pesquisa bibliográfica exploratória
Matemática

A ludicidade no Ensino de Matemática é muito importante para os processos de ensino-aprendizagem. O presente artigo propôs desenvolver um estudo qualitativo exploratório de revistas do estrato A pela plataforma Sucupira, da Capes. Os dados foram subdivididos em: tipo de recurso, ano, público-alvo e conteúdo abordado. Os resultados apontaram maiores pesquisas sendo desenvolvidas com o uso da ludicidade no segundo segmento do Ensino Fundamental (atual 6º ao 9º ano), além do uso predominantemente analógico como recurso de ensino e com a Aritmética como conteúdo de maior contemplação para o uso da ludicidade.

O conto da Microsoft

Em 2003, a Microsoft lançou mundialmente o projeto Parceiros na Aprendizagem, em que planejou e executou durante cinco anos uma série de iniciativas educacionais em diversos países do mundo. No Brasil, três programas formam o conjunto principal da atuação da empresa na educação pública brasileira: Aprendendo em Parceria (AP), Gestor Escolar e Tecnologia (GET) e Aluno Monitor (AM), este último o principal dos programas em execução até hoje no país. Ele promove a formação dos alunos em conceitos básicos de tecnologia a partir do conceito da multiplicação de conhecimentos para educadores e alunos. O primeiro estado que aderiu à iniciativa foi a Paraíba, em 2004, exemplo seguido por Goiás, Pernambuco, São Paulo e que tem atualmente 67 outras parcerias, entre elas secretarias de Educação municipais e estaduais, além de organizações não-governamentais (Ongs).

Colégio Pedro II: escola de líderes

Criado em dezembro de 1837, para formar a elite do Império e servir de padrão para as outras escolas do país, o Colégio Pedro II segue, até hoje, como um dos centros de excelência entre as escolas de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil. Nas palavras de seu diretor, o colégio tem que ser o "paradigma da escola pública de massa e qualidade".

Breve relato da história da educação excludente: do início da colonização aos dias de hoje em nosso país

A história da educação excludente tem início com a chegada dos primeiros padres jesuítas em nosso país, guiados pelo pároco Manuel da Nóbrega, no ano de 1549. Esses fiéis vieram de Portugal, expedidos pela Companhia de Jesus – também conhecida como Sociedade de Jesus, instituída por Santo Inácio de Loiola em 1540 para, a princípio, catequizar e instruir nossos índios. No entanto, com o passar do tempo, esses mesmos padres se dedicaram a educar apenas os filhos dos colonos e os novos sacerdotes.