Biblioteca
Filtrar os artigos
Olhar diferente
A história da construção da nação brasileira é calcada na negatividade da participação dos primeiros povos que aqui viviam antes da chegada do colonizador e dos povos trazidos do continente africano. É perceptível, através dos tempos, a negação desses povos. Onde fica a badalada miscigenação? Onde se enquadra a famosa democracia racial sinalizada por Gilberto Freyre?
Harry Potter: construindo opiniões
Apresento aqui o projeto que desenvolvi em 2007 com a 7ª série da escola municipal em que trabalho, em Jacaraci-BA, como proposta para uma leitura crítica dos livros de um personagem que vem sendo notícia em todos os meios de comunicação: Harry Potter.
Preconceitos implícitos e o direito às cotas
As ações afirmativas voltadas para os negros que entram nas universidades pelo sistema de cotas ainda geram intensos debates. Muitos são contra a política das cotas. Alegam que elas são paternalistas. Tais pessoas esquecem o caminho tortuoso que há séculos os negros são obrigados a percorrer. A abolição não tem 130 anos, o que historicamente é um período muito curto.
Descobrindo, com embalagens descartadas, o que o seu produto preferido esconde de você
Formação de ProfessoresUma oficina aplicada diversas vezes em diferentes contextos propõe a investigação de como propagandas, formatos e informações de embalagens podem levar o consumidor a crer que está consumindo algo diferente do que foi adquirido. Discute também quanto ao lixo produzido e descartado inadequadamente na natureza, utilizando fundamentos da Educação Matemática Crítica.
Paraquedas, funções e computadores: por que não programar?
MatemáticaEste artigo é destinado aos professores de Ensino Médio que tentam alternativas para o ensino de Matemática. A forte inclinação das atuais gerações para o uso do computador parece ser combustível para uma resposta negativa ao aprendizado da “rainha de todas as ciências”. Utilizando fatos históricos e rudimentos de Física, o conceito de função é trazido à tona e mostra sua força diante do mundo real, num contexto fascinante: foguetemodelismo, para mostrar a potencialidade do computador, que vai muito além de seu uso recreativo.
Breve histórico acerca da criação das universidades no Brasil
História da EducaçãoDesde a criação da primeira universidade brasileira, em 1920, o Ensino Superior passou por várias transformações, especialmente quanto à sua legislação e ao papel das instituições públicas e das instituições privadas no atendimento às necessidades de formação nesse nível educacional.
CRISES E HECATOMBES
No início da década de 1970, o economista norte-americano Charles Kindelberger formulou uma teoria que exerceu grande influência acadêmica e política, dentro e fora dos Estados Unidos. Segundo ele, “a economia mundial liberal precisa de um país estabilizador e só um país estabilizador" (Kindelberger, 1973, p. 304), um país que forneça aos demais alguns “bens públicos” indispensáveis ao bom funcionamento da economia internacional, como a moeda, o livre-comércio, e a coordenação das políticas econômicas nacionais. O mundo estava vivendo a crise final do Sistema de Bretton Woods e assistindo à derrota dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. Charles Kindelberger estava preocupado com a possibilidade de uma nova grande crise e depressão que fosse provocada, como nos anos 1930, pela falta de uma “liderança mundial”.
Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual - um relato de experiência
Vivências de Sala de AulaEste artigo relata o desenvolvimento da disciplina Diversidade, Empatia e Educação Afetivo-Sexual no Centro Pedagógico da UFMG. As aulas desenvolvidas com alunos do 8° e 9° ano vão na direção contrária da forma como comumente a temática da sexualidade é abordada nas escolas – restrita aos aspectos biológicos e reprodutivos, limitando-se ao ensino de conceitos sobre reprodução e infecções sexualmente transmissíveis (IST) –, uma vez que considera as noções e as emoções que as crianças e os adolescentes possuem sobre sexo. As dinâmicas foram guiadas pelas dúvidas e pelos interesses dos estudantes.
Brincadeira de mau gosto (ou a tradição dos trotes universitários)
Para muitos é uma tradição na universidade brasileira: os calouros passam para a faculdade e são submetidos ao trote, como parte da comemoração pela conquista da aprovação no vestibular, representando um rito de passagem para o grupo social em que acabam de se inserir. Entretanto, cada vez mais vemos casos de violência física e moral cometida em trotes nas instituições de ensino superior.
Mulheres e meio ambiente: a essência feminina em defesa do planeta
Glória Cristina Cornélio do Nascimento