Biblioteca
Filtrar os artigos
Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a DistânciaEsta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.
As redes sociais como ferramentas didáticas virtuais de interação e ensino
Educação a Distância e Formação de ProfessoresComo muitos jovens estão conectados a redes sociais, é possível utilizá-las no processo de ensino-aprendizagem, graças aos recursos que oferecem. Assim, são uma ótima forma de aumentar o tempo de trabalho do aluno com disciplinas que têm carga horária reduzida.
Ensino e aprendizagem da Matemática no período da Educação Infantil através da aprendizagem significativa
Educação InfantilDurante o período da Educação Infantil, o ensino e aprendizagem da Matemática são de suma importância para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, pois ela tem por finalidade auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação dos educandos. Com base nisso, este trabalho tem como objetivo expor a importância do ensino da Matemática para os educandos presentes na Educação Infantil com base na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, visto que, nessa etapa da Educação Básica, o professor é parte importante no processo de ensino-aprendizagem.
O novo instrumento de avaliação institucional externa da Educação Superior e a Educação Étnico-Racial
Este artigo tem como escopo uma análise do Novo Instrumento de Avaliação Institucional Externa, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), especialmente aliada às informações contidas em processo judicial e portarias administrativas, eis que a avaliação educacional tem por objetivo a eficácia escolar (COSTA NETO, 2013).
Alunos-leitores, alunos-escritores: o relato de uma experiência
Aprender a ler e a escrever, para uma criança, não quer dizer apenas aprender a codificar ou decodificar o código linguístico. A leitura e a escrita vão além, e sua aquisição não se conclui em apenas um ano. Acreditamos que tais atividades fazem parte de um processo que nos acompanha a vida inteira, e quanto mais prazerosas e significativas forem as experiências iniciais dos alunos com a leitura e a escrita melhores leitores e escritores eles se tornarão.
SME em Diálogo — Avaliação para a aprendizagem, por Cipriano Carlos Luckesi
AvaliaçãoA avaliação é tema recorrente e desafiador nas práticas de ensino desenvolvidas pelos professores. Dessa forma, esta breve resenha crítica tem por objetivo apresentar os pontos-chave de uma palestra proferida pelo professor Cipriano Carlos Luckesi em evento voltado para a formação de professores da rede pública de São Paulo/SP. Procuramos aqui elencar os elementos essenciais da apresentação, relacionando-os aos fatores que constituem as práticas docentes, mais especificamente acerca do potencial da avaliação no ensino.
Residência Pedagógica: uma experiência que deu certo
Matemática, Educação a Distância e Formação de ProfessoresEste trabalho é um relato do período de regência escolar no Programa da Residência Pedagógica desenvolvido no Ensino Fundamental II no município de Ibipeba/BA. A pesquisa buscou compreender quais elementos motivam o processo de aprendizagem de estudantes dos anos finais do Fundamental acerca do conteúdo múltiplos e divisores de números inteiros. O objetivo era analisar qual procedimento metodológico foi utilizado em sala de aula para melhor compreensão dos conteúdos, a fim de identificar a melhor motivação para entendimento e analisar maneiras que ajudem os alunos a alcançar melhores resultados.
Educação brasileira: trajetória e desafios
Instituição Escola, Outras Mais Específicas e Política EducacionalOs sistemas de educação brasileiros, tanto o público quanto o privado, apresentam dificuldades de evolução positiva por assumirem lógicas economicistas. Isso é comprovado pela permanência dos índices do Ideb que são divulgados. Para melhorar, é preciso que o Estado gerencie os recursos, a escola forme cidadãos conscientes e a sociedade esteja atenta para acompanhar os processos educacionais e se comprometa a buscar o bem-estar de toda a população.
Ciência versus religião: uma dicotomia manifesta no processo de aprendizagem do educando
A escola, em seu currículo, tem como base os conhecimentos científicos produzidos pela humanidade ao longo do tempo, e suas teorias, registros e fatos passam a integrar os livros didáticos, constituindo assim, os conhecimentos mínimos a serem transmitidos aos educandos para sua formação e preparo para se engajar na sociedade, como indivíduo produtivo e transformador (SCAFF, 2000). No ensino da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, pelos conhecimentos da natureza e dos fenômenos que nela ocorrem, encontramos uma barreira cultural vinculada aos saberes tradicionais e permeada pelas crenças espirituais incorporadas no alunado, que, inevitavelmente, entram em conflito com os conteúdos da disciplina, principalmente no 7° ano, quando tratamos dos seres vivos: origem da vida na Terra e sua evolução (SERRA, 2012).
Um lugar para as muitas coisas de Clarice
Antropologia, Psicologia e Língua Portuguesa e LiteraturaA obra de Clarice Lispector é analisada por diversos autores, com diversas perspectivas e diversos ângulos. Ela nos traz novas inquietações, novas paisagens, novas experiências e sensações, inclusive uma estética libertária que provoca o nosso ser.