Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Sequência didática para o ensino da Cinemática
Física

A formação continuada apresenta-se como uma condição necessária para o melhor desempenho da docência. Um processo educacional que valorize um contato maior com os meios de comunicação é algo que se vislumbra como uma possibilidade, tanto educacional como comunicacional. Vale ressaltar que isto foi observado durante a pandemia quando docentes tiveram que adquirir novos conhecimentos, nomeadamente em ferramentas educacionais. Neste sentido, observamos que metodologias aplicadas ao ensino presencial não seriam válidas no ensino remoto.

Psicologia e Educação: algumas considerações históricas

Até o final do século XIX, não havia fronteiras nítidas entre a Psicologia e a Educação; as relações entre essas áreas eram mediadas por premissas estabelecidas no campo da Filosofia, que parte da ideia de que o conhecimento consiste na investigação da verdade por meio da compreensão dos nexos existentes entre os acontecimentos temporais. Remonta, portanto, à teoria platônica que postulava a correspondência entre pensamento e realidade a partir do entendimento acerca da existência de um mundo divino onde se encontravam as ideias perfeitas (apriorismo). No modo de entendimento aristotélico, observa-se uma mudança: o conhecimento se origina nas evidências oferecidas pelos sentidos, no processo de aprendizagem que decorre das leis de associação, interferindo o papel da memória, bem como a influência da experiência sobre o ato de conhecer: a sensação, a memória e a imaginação são identificadas como funções cognitivas. Tem-se em vista que o psiquismo tem a capacidade de conservar as imagens recebidas, organizá-las para serem utilizadas posteriormente, visto que as ideias e imagens formam uma massa de representações que exercem influência considerável nas experiências subsequentes quanto maior for o nível de conscientização.

Mostra de fotonovelas para o ensino e aprendizagem da Física no Colégio Estadual Canadá, de Nova Friburgo-RJ

O trabalho com recursos lúdicos em sala de aula vem obtendo excelentes resultados. Vários trabalhos já publicados apontam para o fato.

Linguagem é construção

Ser professor. Mais que uma profissão, trata-se de um modo de estar no mundo. Como o próprio verbo do enunciado já nos diz, é ser. Ser. Entre as tantas coisas que se é, é-se um rio que conduz os alunos pelo caminho do conhecimento, tanto pelo científico como pelo senso comum. O conhecimento científico, existente desde a Grécia Antiga, tem seu ápice a partir da revolução galileana . O senso comum ou conhecimento espontâneo, por outro lado mas não necessariamente em oposição, é resultado das experiências cotidianas feitas pelos homens como enfrentamento dos problemas diários. Por mais que possa parecer, o processo de conhecimento espontâneo não é solitário, já que constatações são trocadas entre os contemporâneos; mais ainda, são passadas de geração para geração, sendo assimiladas ao longo do tempo.

Alterações no mercado do livro sob o olhar da nova ortografia

1990 foi o ponto de partida para o Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa, idioma compartilhado atualmente por 230 milhões de falantes. Foi assinado por oito países lusófonos, embora tenha sido ratificado somente por quatro, a saber: Brasil, Cabo Verde, Portugal e São Tomé e Príncipe, "passando juridicamente a entrar em vigor", conforme o Protocolo Modificativo ao Acordo aprovado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A importância do ensino de Língua Inglesa nas escolas brasileiras: uma proposta de reformulação das diretrizes institucionais e dos conteúdos
Formação de Professores e Língua Estrangeira

Este artigo visa refletir sobre a importância da prática de ensino de Língua e Literatura Inglesa tal qual é dada ao ensino de Literatura Brasileira no ensino básico nas escolas públicas. A bibliografia foca nas dificuldades que o ensino de línguas estrangeiras enfrenta no sistema público de ensino devido a uma regulamentação descentralizada e à pouca importância dada à disciplina por ser considerada instrumental e secundária. Procurou-se verificar a aderência aos documentos legais que regem o ensino nacional, como a LDBEN e os PCN, além da importância dos aspectos culturais, com intuito de fornecer material para um aprofundamento no tema.

Língua materna X Variação linguística: valorizando a língua falada
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Os aspectos das variedades linguísticas estão diretamente relacionados à aprendizagem da língua materna. O jeito de falar e como falar é aprendido em seus primeiros anos de vida; por essa vertente, a variação é algo natural da comunicação humana, porém ainda não é vista nem estudada dessa forma, já que muitas variações são consideradas maneiras “erradas” de falar. Todavia, o assunto ainda tem necessidade de ser abordado, transcendendo a visão do desvio gramatical. Com isso, cabe ao ensino escolar apresentar em sala de aula a língua materna e a variação linguística, para, assim, enriquecer o repertório linguístico do aluno.

O Brasil do século XIX através do samba-enredo: levantamento inicial de possibilidades ligadas ao ensino culturalmente relevante
História, Música e Outras Mais Específicas

Dada a importância das práticas culturalmente relevantes para o ensino, propõe-se a utilização e valorização de aspectos e produtos da cultura nacional e local para tais atividades. Neste estudo são elencados 65 sambas-enredo, produtos culturais genuinamente nacionais e ligados diretamente ao carnaval capazes de percorrer a História do Brasil do século XIX, com o intuito de servir como fonte de pesquisa primária para professores interessados na adoção de práticas culturalmente relevantes em sala de aula.

Filmes, conversações e afetos no currículo escolar da menina negra
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

As imagens possuem o poder de construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais, fornecendo o material com o qual as pessoas constroem suas identidades. Atualmente, o principal fundamento da configuração do mundo é a indissociabilidade entre política e representação, cuja relação intensifica-se pela força da ubiquidade da tecnologia. Vive-se na sociedade do espetáculo à mercê da indústria cultural. Este artigo buscará investigar as relações de gênero bem como a interface dessas categorias com as questões raciais, no contexto educacional e das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas que contemplem a história, cultura e conhecimentos do negro.

Resenha de Escritos de educação
Sociologia e Educação a Distância

Esta resenha tem como objetivo fazer uma reflexão baseada no livro Escritos de Educação, organizado por Maria Alice Nogueira e por Afrânio Catani sobre importantes escritos epistemológicos do sociólogo francês Pierre Bourdieu (1930-2002) a respeito de suas relevantes pesquisas e contribuições sociológicas acerca do sistema educacional e do ensino. A obra reúne onze capítulos, cujo prefácio foi preparado pelo autor, além de anexar informações entre os níveis de modalidades sistemáticos entre o ensino franco-brasileiro.