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O caso do Clube de Astronomia “Marcos Pontes”
No Ano Internacional da Astronomia (2009) mais de duzentos nós-locais (clubes de Astronomia, astrônomos profissionais, amadores, educadores e amantes da Astronomia) de todo o Brasil realizaram atividades relacionadas à divulgação dessa ciência.
Parceria entre colégio e empresa começa a dar frutos
Para "enriquecer o processo ensino-aprendizagem em fornecer cursos e trazer outros pontos de vista sobre os problemas, bem como arrecadar recursos", segundo sua diretora, Tânia Regina Borges e Silva, o Colégio Estadual Ezequiel Freire, em Itatiaia, tem desenvolvido uma política de busca de parceiros.
A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico
Formação de Professores e Cidadania e ComportamentoA academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.
Ser professor da Educação Infantil: formação e desvalorização profissional
Formação de ProfessoresO estudo aborda a formação docente e as trajetórias profissionais de professores de Educação Infantil em uma creche pública da Baixada Fluminense. Ele traz algumas reflexões a respeito das políticas educacionais, das condições de trabalho e da importância de compreender os saberes/fazeres de professores em seus cotidianos. Dialogar a respeito dessas especificidades implica questionar as concepções de infância, os diferentes fazeres na creche e a responsabilidade do Estado no reconhecimento da Educação Infantil como instância educativa. A discussão incorpora os relatos de professoras de uma creche pública em uma roda de conversa.
Ensino de língua inglesa no contexto da deficiência visual: experiências formativas no 6º ano do Ensino Fundamental
Educação Especial e Inclusiva e Língua EstrangeiraEste relato de experiência se justifica por trazer nuances pouco discutidas no ensino da Língua Inglesa na educação pública. Destarte, as discussões aqui propostas se configuram como originais e de grande relevância para essa reflexão. O objetivo principal é compartilhar experiências de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa tendo como base o trabalho com uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental com aproximadamente dez estudantes com deficiência visual e associações em uma escola pública federal na Zona Sul do Rio de Janeiro. Estudos sobre o ensino de Inglês para pessoas com deficiência visual na Educação Básica são praticamente inexistentes.
Nas salas de cinema e na Internet
Um cafuné... quem não quer? Até de macaco, dizia a irreverente Leila Diniz. A frase atribuída à atriz reaparece no filme "Cafuné", de Bruno Viana, e pode ser uma pista se entendida como uma síntese do que o diretor pretende dizer ao público, com seu longa-metragem de estreia.
Para se levar dentro da bolsa
Outro dia um amigo repórter de Polícia estava me explicando por que tomava ansiolítico. Aliás, não só ele; a cada dia descubro pessoas que não têm a menor pinta e também fazem uso de tais medicamentos. Levam na bolsa, tal qual um antídoto para qualquer infortúnio que cruze o caminho. A justificativa dele para o uso do tarja preta estava na própria profissão que exercia. É algo extremamente excitante.
Quando a ciência patina
Uma das revistas que procuro ler todo mês é a Scientific American Brasil. Gosto de estar atualizado com as novas questões da ciência e saber o que os cientistas estão tramando em suas bases de pesquisa espalhadas pelo mundo.
Rubem Fonseca – novos livros, velhos hábitos
Contar a história de uma vida seria aborrecido e inacreditável. São palavras que Rubem Fonseca repete em sua disfarçada autobiografia, José. Aos 86 anos, esse autor de Juiz de Fora que mudou a narrativa brasileira resolveu, mais uma vez, mostrar que a literatura tem suas fronteiras tão mal traçadas quanto os limites entre a verdade e a mentira. Assim, lança um livro tangente à sua biografia, mas que, ao mesmo tempo, não desmente nem assume em nenhum momento que narra a vida do próprio autor. Uma vida pode ser aborrecida; torná-la literatura é fazer dessa vida algo tão interessante e verossímil quanto a arte.
A equação mais difícil
Aquela história que nossos pais e avós cismam de repetir, de que “no meu tempo era diferente”, às vezes soa como puro saudosismo; outras vezes, serve para mostrar a mudança de costumes e valores de quando eram jovens para os dias de hoje. Muitos aproveitam para alfinetar: “como as coisas pioraram”.