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Saúde na escola: discutindo a questão da obesidade
Cidadania e Comportamento

Por se tratar de um tema de saúde que envolve todos os segmentos da comunidade escolar, discutir obesidade é essencial e deve provocar mudanças de atitude das pessoas. Para isso é importante conhecer seus hábitos alimentares.

Crianças carentes e políticas públicas
História da Educação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

O capítulo “Crianças carentes e políticas públicas”, inserido na obra História das crianças no Brasil, organizada por Mary del Priore, retoma a trajetória histórica das crianças em condições economicamente carentes, entre o período da República e a nova redemocratização, no fim do século XX e início do século XXI, em um viés de desenvolvimento de políticas públicas sociais para essa população. Em algum momento houve uma perspectiva de garantir o acesso dessas crianças a uma educação de qualidade, mas é mais cômodo ao status quo perpetuar um sistema esmagador.

Abismo de classe, abismo de gênero
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

“Que horas ela volta?” discute relações familiares e de classe que podem se tornar explosivas e aborda questões de gênero ao mostrar que o esforço cabe sempre às mulheres – e os homens vivem à margem, sem consciência dos seus privilégios.

Língua materna X Variação linguística: valorizando a língua falada
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Os aspectos das variedades linguísticas estão diretamente relacionados à aprendizagem da língua materna. O jeito de falar e como falar é aprendido em seus primeiros anos de vida; por essa vertente, a variação é algo natural da comunicação humana, porém ainda não é vista nem estudada dessa forma, já que muitas variações são consideradas maneiras “erradas” de falar. Todavia, o assunto ainda tem necessidade de ser abordado, transcendendo a visão do desvio gramatical. Com isso, cabe ao ensino escolar apresentar em sala de aula a língua materna e a variação linguística, para, assim, enriquecer o repertório linguístico do aluno.

Psicologia e Educação: algumas considerações históricas

Até o final do século XIX, não havia fronteiras nítidas entre a Psicologia e a Educação; as relações entre essas áreas eram mediadas por premissas estabelecidas no campo da Filosofia, que parte da ideia de que o conhecimento consiste na investigação da verdade por meio da compreensão dos nexos existentes entre os acontecimentos temporais. Remonta, portanto, à teoria platônica que postulava a correspondência entre pensamento e realidade a partir do entendimento acerca da existência de um mundo divino onde se encontravam as ideias perfeitas (apriorismo). No modo de entendimento aristotélico, observa-se uma mudança: o conhecimento se origina nas evidências oferecidas pelos sentidos, no processo de aprendizagem que decorre das leis de associação, interferindo o papel da memória, bem como a influência da experiência sobre o ato de conhecer: a sensação, a memória e a imaginação são identificadas como funções cognitivas. Tem-se em vista que o psiquismo tem a capacidade de conservar as imagens recebidas, organizá-las para serem utilizadas posteriormente, visto que as ideias e imagens formam uma massa de representações que exercem influência considerável nas experiências subsequentes quanto maior for o nível de conscientização.

Mostra de fotonovelas para o ensino e aprendizagem da Física no Colégio Estadual Canadá, de Nova Friburgo-RJ

O trabalho com recursos lúdicos em sala de aula vem obtendo excelentes resultados. Vários trabalhos já publicados apontam para o fato.

O uso de ferramentas digitais no ensino remoto
Matemática, História, Vivências de Sala de Aula, Língua Estrangeira e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo aborda a pandemia de covid-19 no Brasil, a educação, ressaltando as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) que têm sido incorporadas às práticas docentes como meio de propiciar uma aprendizagem mais significativa, com o objetivo de ajudar os professores na implementação de metodologias ativas, alinhando o processo de ensino-aprendizagem e despertar maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da Educação Básica. Tais competências só serão alcançadas em sua plenitude se as habilidades forem trabalhadas por todos os componentes curriculares.

Adágios, ditados, ditos, provérbios e anexins

Presentes em todas as línguas, as parêmias - nome, digamos, técnico para enquadrar todas as frases que podem ser chamadas por um dos nomes acima - servem de fonte de ensinamento e conselhos, bem como de matéria-prima para críticas e paródias. Seu estudo em sala de aula foi sugerido como ponto de partida para se aprender a analisar textos mais complexos.

A VIOLÊNCIA NA ESCOLA

A educação passa por grandes transformações; a todo momento novas concepções de ensino e aprendizagem surgem, voltadas para a melhoria da qualidade do ensino na Educação Básica (Gonçalves; Macêdo; Machado, 1996). No entanto, nessa busca de qualidade e maximização da aprendizagem estão as crianças e adolescentes que chegam à escola com uma bagagem própria de informações e comportamentos, incluindo ai aspectos culturais, educação doméstica (bons modos, moralidade, religiosidade), éticos, sua personalidade, seu caráter em formação e seus problemas (medos, preconceitos, carências, afetivos, emocionais etc.) (Nolte; Harris, 2009).

Avaliação sem neutralidade

Nos diversos estudos sobre avaliação, não há conclusão encerrada ou modelo definitivo que tenha sido implantado como a “receita” ideal. Afinal, o ser humano varia sua maneira de ser conforme a realidade e o contexto social em que vive.