Biblioteca
Filtrar os artigos
Resenha do artigo "Educação, cultura e diversidade"
ComunicaçãoEsta resenha aborda o trabalho de Rosani Moreira Leitão, que analisa a educação nas tribos indígenas brasileiras e a compara com o modelo ocidental quanto a práticas, situações, valores e saberes transmitidos. Com ele é possível entender a relação entre a dita civilização e a cultura indígena, que se esforça para resistir à dominação.
Um círculo restaurativo com(o) educação antirracista
Psicologia, Sociologia, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoEsta crônica traz uma história fictícia, com elementos constituintes de desafios enfrentados pelos profissionais e instituições de Educação na pandemia da covid-19. Elementos que entraram em ebulição com o retorno das atividades educativas presenciais. O texto aborda também medidas para o melhor enfrentamento dessas questões, tais como a política afirmativa de cotas, a promoção dos direitos humanos, a educação antirracista e para a diversidade cultural, a mediação de conflitos e os processos restaurativos, visando à cultura de paz, à melhoria das relações interpessoais e ao pertencimento comunitário no âmbito escolar.
Feira de Ciências do Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, de Nova Friburgo, trabalhando conteúdos do currículo mínimo estadual de Física
A visão que os alunos possuem de Física, como disciplina, nem sempre é positiva; é considerada uma disciplina de difícil assimilação, na qual muitas vezes a maioria apresenta grandes dificuldades de aprendizado.
Geociências: um olhar interdisciplinar
Geociências é uma das áreas que estarão oferecendo suas primeiras disciplinas no próximo trimestre – cujas inscrições terminam dia 11 de agosto. Uma característica essencial e comum a elas é a interdisciplinaridade; todas têm a proposta de integração com outras áreas do saber para a abordagem de temas transversais.
O lugar do corpo na relação pedagógica e o desenvolvimento das competências socioemocionais
Formação de ProfessoresEste trabalho teve sua origem nas inquietações dos autores sobre o lugar do corpo no desenvolvimento das competências socioemocionais. Os objetivos são: refletir sobre o lugar do corpo no pensar-fazer pedagógico e contribuir para a formação continuada e/ou complementar de professores. Metodologicamente, ancoramos nosso texto em bibliografias que dialogam com a temática. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira é baseada numa concepção de formação humana circunscrita cultural, histórica e socialmente; a segunda envolve a prática educativa e aquelas competências.
A prática da pesquisa em educação no Brasil: uma trajetória em questão
O presente artigo configura-se em parte de uma discussão acerca da prática da pesquisa em Educação investigada a partir da pesquisa bibliográfica, que é o tema de minha dissertação.
Avaliações: entre o coletivo e o individual
No último conselho de classe, quando os professores foram analisando turma a turma e aluno a aluno (incluindo as alunas, para não ser cobrado pelas patrulheiras de gênero), fiz questão de mencionar o Eduardo.
É o CORDEL, unindo arte e poesia
O cordel, esse gênero tão brasileiro e popular de poesia, não é uma invenção nossa. Essa literatura, que tem o nome de cordel porque os folhetos ficavam pendurados em cordões nos locais de venda, foi trazida por portugueses e espanhóis. Sua origem remonta à Idade Média quando nas praças, os trovadores divulgavam velhas histórias, especialmente, os romances de cavalaria que contavam as epopeias do rei Carlos Magno e dos Doze Pares de França ou de Amadis de Gaula.
Discriminações e Violências
In: Mulheres e Direitos Humanos/ Cadernos CEPIA nº2
Palavras sinistras
Quando o assunto é sobre a importância da pontuação em uma frase, pode-se lançar mão do clássico exemplo: “se o homem soubesse o valor que tem a mulher andaria de quatro à sua procura”. Dizem as más línguas que as mulheres tendem a colocar a vírgula depois de “mulher”, enquanto os homens colocam-na, invariavelmente, depois de “tem”. Essa simples alteração praticamente inverte o sentido da frase: se no primeiro caso a mulher está com tudo, no segundo, o homem seria o objeto de desejo.