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Mini-histórias: cenas do cotidiano das escolas de educação infantil como foco de pesquisa, reflexão e comunicação
Educação InfantilO livro Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil (Obeci), organizado por Paulo Fochi e escrito por ele em conjunto com quinze autoras, aborda o cotidiano de escolas de Educação Infantil que compõem o OBECI utilizando as mini-histórias. Além disso, situa como essa prática se articula ao processo formativo das professoras nesses espaços. O autor e as autoras objetivam que a leitura provoque uma mudança a fim de transformar as escolas de Educação Infantil em lugares mais generosos. A obra mostra como as cenas do cotidiano da escola possibilitam a pesquisa, a reflexão e a comunicação para todos que compõem a escola.
Um estudo sobre a atuação do Pronatec na cidade de Bragança/PA
Política EducacionalEste artigo procura discutir e apresentar a atuação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em suas diversas modalidades, evidenciando suas ações nas instituições públicas e do sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat). Procura-se ainda, elucidar os principais desafios do programa no país, especialmente na cidade de Bragança/PA, mostrando os cursos ofertados e os órgãos públicos que disponibilizam a capacitação. Dessa forma, percebe-se que, apesar das múltiplas dificuldades, o programa tem se mostrado eficaz, contribuindo para a formação de milhares de jovens brasileiros.
Compartilhando salas, quadros, murais... E outras coisas mais
Trabalho numa escola estadual que funciona apenas no turno da noite, num prédio compartilhado com a Secretaria de Educação do município do Rio de Janeiro. Isso traz alguns problemas – inclusive de ergonomia, pois as carteiras são adequadas para as crianças que frequentam os turnos da manhã e da tarde: primeiro segmento do ensino fundamental. Ou seja, mesas e cadeiras que de dia são usadas por crianças de até 10 anos à noite servem para adultos. Já tive vários alunos que levantavam suas mesas nos joelhos para anotar a matéria ou ler o livro, pois suas pernas não cabiam sob a mesa.
Uma alternativa para o desenvolvimento infantil
O livro Menina do laço de fita que o mosquito da Dengue não pica é decorrente de um trabalho desenvolvido em sala de aula na Creche Municipal Sonho Feliz. Trata-se de uma turma de maternal II, que atende crianças entre três e quatro anos de idade. O objetivo do trabalho era, através de suas educadoras, enfatizar a conscientização do respeito ao próximo, gerando uma moeda de duas faces: a diversidade cultural e o direito à saúde.
"Relatos do Mundo": aspectos do filme que podem ser trabalhados na sala de aula
Formação de Professores e Cinema, Teatro e TVA linguagem cinematográfica já vem sendo usada por alguns educadores como um meio de enfatizar conteúdo a serem trabalhados na sala de aula. Um filme sensibiliza e acrescenta, muito além de deixar a aula mais lúdica pode contribuir com novas ideias e visão de mundo, estimulando os alunos no seu papel questionador e criativo e no seu posicionamento na sociedade. É importante pensar também no papel da arte e da leitura, que vai muito além do que podemos imaginar. Quem tem leitura de mundo pode acrescentar, dar ao outro mais autonomia e criatividade; esse é também o papel do professor.
Em terra de surdo, 1,2,5-Trimetil benzeno é rei
QuímicaNa época de elaboração do Currículo Mínimo de Química, muitos professores optaram por manter o ensino da nomenclatura de compostos, sem que houvesse qualquer cuidado por privilegiar os compostos mais conhecidos e costumeiros.
O nitrogênio nosso de cada dia
Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Biologia e Biociências e QuímicaO nitrogênio é essencial ao dia a dia da alimentação, na produção de verduras, legumes, leites e seus derivados. O que pouco se comenta é que a possibilidade de sua utilização em larga escala só nasceu no decorrer da Primeira Guerra Mundial, ao ser descoberta uma forma de síntese da amônia a partir do nitrogênio da atmosfera.
Poesia, risco e desvelamento
é a linguagem que está a serviço da vida e não a vida, a serviço da linguagem
Aulas de Química inovadoras ajudam o combate ao consumo de álcool
QuímicaCriar atividades que exijam o uso da terminologia científica correta e deem oportunidade para os alunos trocarem ideias sobre assuntos do cotidiano é uma prática de educadores atentos ao contexto da sua escola. Um trabalho desenvolvido nas aulas de Química que aborde o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes desafia a atitude deles, pois exige a reflexão de cada um, provocando sua criticidade.
“Uno da Química”: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas
QuímicaUm jogo de cartas apresenta características dos elementos químicos e possui recursos que aumentam a ludicidade, equilibrando as funções de entretenimento e de aprendizagem. Essa combinação aumenta o interesse do aluno pela disciplina e conteúdos de tabela periódica.