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A música no contexto da Psicopedagogia e a utilização de instrumentos musicais como ferramentas de aprendizagem
Saúde, Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Artística e Música

A música estimula o pensamento e a ordenação de espaço e tempo. A música e os instrumentos musicais devem ser utilizados para tentar superar algo que não foi possível da forma convencional. Por haver esforço espontâneo da parte do indivíduo, talvez ele esteja mais empenhado para compreender algo que antes não foi possível. O objetivo da utilização de instrumentos musicais para esses casos é semelhante aos jogos.

Criatividade e expressividade na escola: performance e dramatização em aulas de literatura
Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

O presente relato descreve a experiência docente que vivenciei no componente curricular obrigatório Estágio de Literatura: Ensino Fundamental, do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande. O trabalho teve como propósito desenvolver a expressividade oral e corporal e a criatividade.

Em busca do tempo perdido – em sala de aula

Se fôssemos contar o tempo que nós, professores, gastamos em sala de aula com atividades que nada têm a ver com a matéria provavelmente ficaríamos chocados com o desperdício.

Formalidade e informalidade do professor em sala de aula

Existe uma medida ideal para lidar com os alunos em sala de aula? Como falar a mesma língua que eles sem se confundir com um colega de classe? Qual a postura correta de um professor? Qual o equilíbrio entre a formalidade e a informalidade de um professor em sala de aula?

Percepção de estudantes sobre as expectativas de aprendizagem para o componente curricular Química durante o ensino presencial
Química

Nesta pesquisa objetivou-se identificar os fatores que auxiliam ou dificultam o processo de ensino-aprendizagem para o componente curricular Química dentro da perspectiva do ensino presencial em uma rede pública de ensino. Projeta, assim, meios ou formas de como atender às demandas dos estudantes. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa para entender e descrever as possíveis relações existentes entre as variáveis ensino x aprendizagem x motivação x produtividade. Utilizou-se como instrumento de coleta da pesquisa um questionário semiestruturado, elaborado pelo Google Forms disponibilizado para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio que cursaram o 1° ano na modalidade presencial.

A experimentação no ensino de Ciências – reações químicas no Ensino Fundamental
Química e Vivências de Sala de Aula

O objetivo do presente relato de experiência é descrever as atividades experimentais desenvolvidas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Educação Básica do Município de Rubim/MG, em Ciências, envolvendo conteúdos relacionados às reações químicas e tipos de reações químicas.

Ensino remoto: contextualização do bioma Caatinga a partir dos jogos didáticos
Ecologia e Meio Ambiente

A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Do ponto de vista científico, esse bioma é pouco conhecido na América do Sul, o que pode resultar em sua desvalorização. Assim, em torno desse ecossistema há inúmeros estereótipos, sendo o principal deles o de que a Caatinga é pobre em biodiversidade. Dessa forma, o domínio morfoclimático é pouco reconhecido e soma-se ao fato de que muitos professores e os livros didáticos abordam o bioma sem destacar as suas potencialidades. Nesse aspecto, os jogos didáticos representam uma alternativa viável para proporcionar essa compreensão da biodiversidade e da valorização do bioma, já que é possível trabalhar os aspectos educativo e lúdico.

Jogos didáticos de Ciências – ludicidade e integração
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Este relato de experiência com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental na disciplina de Ciências em colégio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. A abordagem do assunto animais vertebrados foi complementada com jogos didáticos confeccionados pelos próprios estudantes e revelou interesse e participação atípicos com essa metodologia, evidenciando que atividades mais dinâmicas despertam entusiasmo e autonomia dos estudantes, favorecendo ainda a aprendizagem de forma coletiva e a integração do grupo.

Estratégia didática em Química Orgânica: uma metodologia diferente no ensino de Química na EJA
Química

Este trabalho foi realizado com uma turma da 3ª série do Ensino Médio da EJA na Escola Estadual Padre Eugênio Possamai, no município de Rorainópolis/RR. O objetivo foi utilizar o jogo pedagógico e o software educativo como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de Química Orgânica. A proposta contou com a execução do jogo de cartas das funções orgânicas e do manuseio do aplicativo Funções Orgânicas no celular, disponível gratuitamente pelo Play Store, no qual, os alunos individualmente puderam manusear o jogo virtual no próprio aparelho celular. Para levantamento de dados, foram aplicados dois questionários com perguntas mistas em quatro aulas, tratando-se de uma pesquisa de caráter qualitativo. A partir dos questionários aplicados, foi possível verificar, que a utilização dessa ferramenta pedagógica facilitou a compreensão do conteúdo pelos educandos. Após a pesquisa ser concluída, observou-se que 81% dos estudantes conseguiram assimilar a teoria com a prática. Portanto, os resultados encontrados foram satisfatórios devido à ludicidade em sala de aula, despertando o interesse pela Química, tornando a aula diferente e significativa para a aprendizagem dos estudantes.

Os desafios do ensino híbrido no ensino remoto
Formação de Professores

Este artigo descreve uma experiência na aplicação da metodologia Peer Instruction. O estudo foi desenvolvido no ano de 2020 com professores da rede pública estadual de Santa Catarina, no município de Curitibanos. O objetivo foi oportunizar vivências relacionadas a metodologias ativas nos processos de ensino-aprendizagem. Os resultados evidenciaram que parte do corpo docente busca conhecer e usar novas metodologias e tecnologias com a intenção de superar o distanciamento social, ressignificando as aulas online. A experiência de aplicar a metodologia possibilitou aos participantes conhecer e vivenciar a metodologia Peer Instruction como possibilidade para mediar o acesso dos alunos ao conhecimento de forma ativa.