Biblioteca
Filtrar os artigos
Produção científica do ensino de Geografia no Brasil pela análise dos periódicos
Geografia e Formação de ProfessoresEste trabalho tem como objetivo diagnosticar a distribuição dos periódicos sobre ensino de Geografia, espacial e temporalmente como resultado dessa produção. Espera-se que esta pesquisa sirva como instrumento de conhecimento e divulgação da produção da área, a ponto de existirem periódicos dedicados a esse campo ou com seções específicas. A metodologia foi dividida em três etapas: seleção dos periódicos, catalogação dos artigos dessas publicações e análise dos dados. O diagnóstico da distribuição sobre ensino de Geografia reflete o histórico do desenvolvimento dessa área no Brasil.
Mudança de órbita
Algumas pessoas perceberam que, há algum tempo, nosso maior satélite natural, a Lua, havia parado de brilhar. Ela foi minguando, minguando e minguando, até que um dia – e não precisava ser astrólogo para observar – só podíamos avistar um intenso breu em seu lugar. Mas o que porventura estaria acontecendo com nosso querido satélite? O sumiço da Lua foi aos poucos se transformando em espanto internacional. Os astrólogos tentavam explicar, mas admitiam ser incapazes de afirmar o verdadeiro motivo de tal acontecimento.
Um remédio para as cinzas
Lendo a biografia de Bertrand Russell, um dos filósofos mais populares do século XX e um dos grandes responsáveis pelo impacto do uso da matemática no campo da lógica, nós nos deparamos com a seguinte confissão acerca do período de sua adolescência quando morava no litoral sul da Inglaterra: "Eu costumava a ir lá sozinho para olhar o pôr-do-sol e pensar em suicídio. Mas não me suicidei, porque queria saber mais sobre a matemática".
O Sarcófago de Sartre
Outro dia um antigo professor meu do curso de filosofia me encontrou na rua e perguntou: "E aí Pablo, virou jornalista?". Lembrei imediatamente de Sartre e de uma história que contam sobre ele (não sei se é verdade). Dizem que Sartre tentou marcar uma audiência com Martin Heidegger e que o filósofo alemão teria dito: "diga que não recebo jornalistas". Fofocas à parte, existe um subtexto nessa história de "jornalista". Para um filósofo "sério" o jornal não é um lugar para se escrever. A velocidade e massificação das ideias suscitariam um sem número de equívocos conceituais e uma tão grande quantidade de mal-entendidos que não seria, filosoficamente correto, expor suas ideias para a massa, nas páginas de um jornal.
Você tem medo de quê?
Dia desses, lendo uma matéria sobre formas de lidar com o medo, lembrei-me de um livro emblemático de minha infância que girava em torno deste sentimento (e que agora, décadas depois, faz parte do universo literário de minha filha): Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.
Arquivo Público do Estado de São Paulo
O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores do país; sendo assim, não é de surpreender que tenha verdadeiras preciosidades em seu acervo digitalizado. Mas talvez o mais interessante do site esteja contido nas seis pequenas fotografias que se encontram ao final da página inicial. É um prato cheio, aliás, é um verdadeiro banquete para quem quer conhecer um pouco mais da história da Terra da Garoa. Mas não só os curiosos como também professores, historiadores e estudantes vão encontrar um consistente material de estudo ao clicar nas fotos.
A arte de cultivar jardins
Uma madrugada dessas acordei sobressaltado: “Meu celular! Meu celular!”.
Diálogos e controvérsias
Na última terça-feira, dia 1º de agosto, cerca de 40 pessoas se reuniram num velho casarão restaurado, na Lapa, para participarem do terceiro encontro da série "Diálogos e Controvérsias na Lapa - Política também é Cultura", promovido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).
Calculu's
Ah, a Matemática... Imaginar que ela possa ser afável, instigante, divertida! Talvez porque tantos já tenham sofrido com essa disciplina exigente e pouco compreendida, os verdadeiros amantes da Matemática estejam desenvolvendo cada vez mais a sua criatividade para despertar o interesse dos jovens e, também, para ajudar os professores nessa árdua tarefa.
A onda
A Onda (Die Welle) é a refilmagem alemã para ao cinema de um clássico televisivo americano, The Wave (“A onda”, em inglês), de Norman Lear (que recebeu o Emmy Award for Outstanding Children's Program de 1981), baseado na história de Ron Jones (Take as Directed).