Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Produção científica do ensino de Geografia no Brasil pela análise dos periódicos
Geografia e Formação de Professores

Este trabalho tem como objetivo diagnosticar a distribuição dos periódicos sobre ensino de Geografia, espacial e temporalmente como resultado dessa produção. Espera-se que esta pesquisa sirva como instrumento de conhecimento e divulgação da produção da área, a ponto de existirem periódicos dedicados a esse campo ou com seções específicas. A metodologia foi dividida em três etapas: seleção dos periódicos, catalogação dos artigos dessas publicações e análise dos dados. O diagnóstico da distribuição sobre ensino de Geografia reflete o histórico do desenvolvimento dessa área no Brasil.

Mudança de órbita

Algumas pessoas perceberam que, há algum tempo, nosso maior satélite natural, a Lua, havia parado de brilhar. Ela foi minguando, minguando e minguando, até que um dia – e não precisava ser astrólogo para observar – só podíamos avistar um intenso breu em seu lugar. Mas o que porventura estaria acontecendo com nosso querido satélite? O sumiço da Lua foi aos poucos se transformando em espanto internacional. Os astrólogos tentavam explicar, mas admitiam ser incapazes de afirmar o verdadeiro motivo de tal acontecimento.

Um remédio para as cinzas

Lendo a biografia de Bertrand Russell, um dos filósofos mais populares do século XX e um dos grandes responsáveis pelo impacto do uso da matemática no campo da lógica, nós nos deparamos com a seguinte confissão acerca do período de sua adolescência quando morava no litoral sul da Inglaterra: "Eu costumava a ir lá sozinho para olhar o pôr-do-sol e pensar em suicídio. Mas não me suicidei, porque queria saber mais sobre a matemática".

O Sarcófago de Sartre

Outro dia um antigo professor meu do curso de filosofia me encontrou na rua e perguntou: "E aí Pablo, virou jornalista?".  Lembrei imediatamente de Sartre e de uma história que contam sobre ele (não sei se é verdade). Dizem que Sartre tentou marcar uma audiência com Martin Heidegger e que o filósofo alemão teria dito: "diga que não recebo jornalistas". Fofocas à parte, existe um subtexto nessa história de "jornalista". Para um filósofo "sério" o jornal não é um lugar para se escrever. A velocidade e massificação das ideias suscitariam um sem número de equívocos conceituais e uma tão grande quantidade de mal-entendidos que não seria, filosoficamente correto, expor suas ideias para a massa, nas páginas de um jornal.

Você tem medo de quê?

Dia desses, lendo uma matéria sobre formas de lidar com o medo, lembrei-me de um livro emblemático de minha infância que girava em torno deste sentimento (e que agora, décadas depois, faz parte do universo literário de minha filha): Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.

Arquivo Público do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores do país; sendo assim, não é de surpreender que tenha verdadeiras preciosidades em seu acervo digitalizado. Mas talvez o mais interessante do site esteja contido nas seis pequenas fotografias que se encontram ao final da página inicial. É um prato cheio, aliás, é um verdadeiro banquete para quem quer conhecer um pouco mais da história da Terra da Garoa. Mas não só os curiosos como também professores, historiadores e estudantes vão encontrar um consistente material de estudo ao clicar nas fotos.

A arte de cultivar jardins

Uma madrugada dessas acordei sobressaltado: “Meu celular! Meu celular!”.

Diálogos e controvérsias

Na última terça-feira, dia 1º de agosto, cerca de 40 pessoas se reuniram num velho casarão restaurado, na Lapa, para participarem do terceiro encontro da série "Diálogos e Controvérsias na Lapa - Política também é Cultura", promovido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).

Calculu's

Ah, a Matemática... Imaginar que ela possa ser afável, instigante, divertida! Talvez porque tantos já tenham sofrido com essa disciplina exigente e pouco compreendida, os verdadeiros amantes da Matemática estejam desenvolvendo cada vez mais a sua criatividade para despertar o interesse dos jovens e, também, para ajudar os professores nessa árdua tarefa.

A onda

A Onda (Die Welle) é a refilmagem alemã para ao cinema de um clássico televisivo americano, The Wave (“A onda”, em inglês), de Norman Lear (que recebeu o Emmy Award for Outstanding Children's Program de 1981), baseado na história de Ron Jones (Take as Directed).