Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Sena e Camões, um diálogo de contemporâneos

Tudo foi roubado: “As ideias, as palavras, as imagens/e também as metáforas, os temas os motivos/os símbolos”. E a pergunta fica: o roubo deu-se no século XVI ou no XX (por volta dos anos 60)? Ou ainda: terá sido nos dois tempos? Ou estaria Jorge de Sena a reclamar “motivos” seus, sob o nome do vate Luis de Camões? As perguntas ficarão sem resposta (?). Direciono-me ao poema "Camões dirige-se aos seus contemporâneos":

FOME E POBRES: Alguns apontamentos

A exclusão social é um processo histórico, produto do modelo econômico excludente; o Brasil e o mundo produzem fome, se tomarmos por base dados amplamente divulgados. E, para o restante da sociedade, os grupos excluídos são invisíveis.

Bate-papo sobre literatura, ensino e divulgação cultural

No final de outubro, a professora doutora Muna Omram esteve na UFF para ministrar o minicurso Literatura, Ensino e Divulgação Cultural, oferecido pelo Programa de Iniciação à Docência do Instituto de Letras.

O jogo do “Perdi”

Dizem que dois colegas, ao perderem o último trem que os levaria de volta para casa e terem que passar a noite na estação, inventaram uma brincadeira: já que iam passar a noite naquela situação lamentável, quem se lembrasse primeiro de tal condição perderia o jogo. Não se sabe se essa lenda é verdadeira, mas o fato é que, pelo menos desde os primeiros anos do século XXI, existe um jogo cujo objetivo é esquecer que você está jogando. Em escolas, não é raro ouvir um adolescente dizer, do nada: “perdi!”, expressão que é acompanhada de vaias e reclamações de seus colegas, justamente porque o primeiro lembrou a todos que estão jogando.

Ciência do Início da Vida

Quem é que não gosta de ser desejado? De ser convidado para uma festa? De ser esperado e bem-vindo em algum lugar novo? É assim também com as crianças que vêm ao mundo: quanto mais elas forem desejadas, esperadas, convidadas pela mãe e pelo pai, para fazerem parte da sociedade humana, mais chances elas terão de se tornar pessoas adultas saudáveis física e emocionalmente. Isso, que para muitos pode ser um saber intuitivo, está sendo comprovado cientificamente, a partir de estudos feitos por profissionais de diversas áreas do conhecimento que, reunidos, estão gerando uma nova ciência, a Ciência do Início da Vida.

De Pepinos e abacaxis

Sobre a sinonímia entre uma cucurbitácea e uma bromeliácea

Estudantes

Se o Portal do Professor, o site apresentado na última edição, é uma espaço para o profissional de educação estar ligado à rede educacional e a outros docentes e discutir questões educacionais, o site Estudantes é um espaço para o aluno estar ligado à rede. Como se não bastasse, é também um bom modo para os professores saberem as dificuldades e angústias do alunado. Para acessar boa parte do site é necessário fazer um rápido cadastro, informando dados básicos e como conheceu o Estudantes. Depois de cadastrado, é só navegar por seções como Biblioteca (onde o download dos livros é gratuito), Guia de cursos, Quadro de discussão (onde, além de publicar artigos, monografias e teses, é possível postar dúvidas e discussões) e Simulado.

Convenção de Genebra (1864)

Sua Majestade o Rei dos Belgas, Sua Alteza Real o grão-duque de Baden, Sua Majestade o Rei da Dinamarca, Sua Majestade a Rainha da Espanha, Sua Majestade o Imperador dos Franceses, Sua Alteza Real o grão-duque de Hesse, Sua Majestade o Rei da Itália, Sua Majestade o Rei dos Países Baixos, Sua Majestade o Rei de Portugal e Algarve, Sua Majestade o Rei da Prússia, a Confederação Suíça, Sua Majestade o Rei de Wurtermberg:

Alunos marcantes

Há alguns anos, encontrei no ônibus um ex-professor de Matemática. Eu havia estudado com ele na sexta série do então Primeiro Grau. Ou seja, quase trinta anos antes. Continuava magrinho, usando camisa social lisa, como sempre (um dia apareceu com uma quadriculada, de cores berrantes, foi um espanto). Um pouco mais calvo, o cabelo bem grisalho, os óculos ainda de armação casco-de-tartaruga.

Riscos Ambientais e Geografia: Conceituações, Abordagens e Escalas

Esta contribuição é uma tentativa de buscar a relação entre risco ambiental e Geografia, discutindo as categorias do risco ambiental e sua dimensão espacial e temporal. Assim, admitimos que a noção de risco ambiental deve ser construída ao longo do tempo, associada à dinâmica espacial das cidades.