Biblioteca
Filtrar os artigos
A importância da formação docente para a Educação de Surdos nos ambientes educacionais
Formação de Professores e Política EducacionalA Educação de Surdos tem se tornado muito relevante em suas pesquisas; porém, ao mesmo tempo que avança por um lado, existem questões que ainda precisam ser implementadas pela escola e pela sociedade em geral. Este trabalho visa debater aspectos voltados para a formação de professores e ressaltar alguns pontos voltados para a educação bilíngue de surdos dentro de seus ambientes escolares. Localizamos a princípio uma breve história da Língua Brasileira de Sinais – Libras; também vamos relacionar o tema à abrangência da cultura e trazer a discussão sobre algumas das legislações que salientam esse ramo da educação.
Jogos didáticos e o ensino de Química: elementos comuns para a formação da cidadania
Química e Vivências de Sala de AulaNa experiência relatada aqui, foi possível perceber que os jogos didáticos contribuem para a aprendizagem dos alunos, podendo ser usados, com adaptações, pelo/a professor/a de Química que opta por utilizar esta ferramenta de ensino em aulas da Educação Básica.
O Sísifo pós-moderno - o jogo absurdo entre identidade e simulacro
Uma das mais significativas passagens para que possamos compreender o texto pós-moderno como uma reflexão a respeito da identidade está em Hotel Atlântico, romance de João Gilberto Noll, quando o protagonista recebe de alguém a sua carteira de identidade, que havia perdido: “nem me lembrava mais dela”, ele comenta, e passa para outro assunto. No entanto, apesar da brevidade da cena, não há sutileza em suas palavras, toda percepção de sua condição está expressa aí. A “identidade esquecida” é a pedra fundamental dessa reflexão, quando se leva em conta que não há mais como se registrar uma identificação e torná-la patente. Não há mais razão para carregarmos uma identidade única e definitiva, se tudo em torno se transforma e se multiplica com uma rapidez que nos obriga a rever nossas respostas ao que nos circunda. Como atesta o sociólogo Stuart Hall, à medida que os sistemas de significação e representação cultural se multiplicam somos confrontados por uma multiplicidade desconcertante e cambiante de identidades possíveis, com cada uma das quais poderíamos nos identificar – ao menos temporariamente.
Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais específicas e os desafios de sua operacionalização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresEste artigo surge a partir de vivências no campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense, no interior do Estado do Rio de Janeiro, em relação aos alunos que demandam adaptações curriculares. Esta necessidade de adaptação pode acontecer tanto em ambiente interno quanto externo à escola, sendo este último pela impossibilidade de deslocamento até o espaço escolar, por motivo de saúde. O objetivo é analisar o que a legislação tem a esclarecer sobre adaptações curriculares e sinalizar alguns desafios da práxis pedagógica docente para essa aplicabilidade. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário para os docentes.
A Ação Dialógica do Docente Contemporâneo na Construção da Identidade do Sujeito
Este artigo toma como referência a ação dialógica do professor contemporâneo de escolas públicas na construção da identidade dos sujeitos. A inquietação básica é a articulação do aluno-professor como proposta de construção do conhecimento que prioriza o diálogo como elemento primordial ao desenvolvimento das práticas pedagógicas e construção de identidade que se efetivam em sala de aula, possibilitando por meio da ação dialógica a formação de sujeitos reflexivos e atuantes no mundo globalizado.
Contribuições para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica
MatemáticaMuitos alunos continuam apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Para o embasamento desta pesquisa qualitativa bibliográfica foram analisados artigos de diversos autores. Verifica-se, portanto, que para falar sobre a aprendizagem é preciso falar também sobre o ensino, uma vez que a aprendizagem e o ensino estão interligados. Assim, entende-se a relevância da figura do professor no papel de facilitador na construção do conhecimento dos alunos. A aprendizagem do aluno está vinculada à intermediação do professor, bem como à utilização de materiais didáticos e manipuláveis em sala de aula.
O educador face à medicalização das dificuldades de aprendizagem
Formação de ProfessoresA medicalização das dificuldades de aprendizagem pode mascarar problemas causados por questões sociais, políticas e econômicas, o que leva à busca por soluções no campo da saúde.
Química e Educação em Direitos humanos: questões étnico-raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de Química
Química e Política EducacionalFalar da escola é falar do lugar onde se vivem experiências inesquecíveis, as quais levamos para a vida inteira. É na sala de aula que entendemos tudo que acontece no mundo exterior à escola e usar esse lugar para levantar questões sociais é uma tarefa desafiadora. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma coletânea de artigos e fundamentos teóricos, como a Educação em Direitos Humanos, com enfoque nas questões étnico-raciais no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Química estão entrelaçados. Foi verificado, também, como esse entrelaçamento interfere na educação e na formação dos futuros docentes.
Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e LiteraturaEste relato apresenta a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.
Língua e sociedade: ensino que liberta
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO presente trabalho tem como principal objetivo traçar uma pesquisa sobre a relação entre língua, sociedade e ensino, fazendo com que o foco principal seja uma real transformação na forma de educar os alunos da rede pública em Língua Portuguesa. Para tanto, o artigo traz um relato observacional realizado em 2020. Foi analisada a aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio durante algumas semanas, a partir de uma leitura de alguns dos principais autores brasileiros, como Paulo Freire, Sírio Possenti e João Geraldi, entre outros. Tanto o relato como todo o material aqui produzido objetiva enriquecer o debate sobre o melhoramento da educação brasileira.