Biblioteca
Filtrar os artigos
Uso do celular: Falar ao telefone já é quase uma função secundária
Seja em casa, na escola, no trabalho, “na chuva, na rua, na fazenda ou numa casinha de sapê...” Em todos os lugares e situações, tem sempre um celular tocando... E também funcionando como aparelho de som, como máquina fotográfica e como computador. Na mesma velocidade em que a tecnologia evolui, novos recursos facilitadores aparecem e, em contrapartida, surgem novas dificuldades para saber como lidar com essas novidades que invadem nosso cotidiano.
Nymphomaniacs - volume I: Ensaio sobre o sexo e o ato de narrar
Um longo tempo em black prepara o inicio avassalador, um beco labiríntico à noite, com a chuva que cai e escorre incessante, descrito e percorrido com maestria por uma câmera que vai pelas quebradas do beco até encontrar o corpo da mulher, ferido e caído no chão. Logo a chegada do homem salvador, que vai encontrar e recolher a mulher ferida e levar para casa. Planos de câmera com plongées e contraplongées apresentam os personagens um ao outro e a nós, público. Dois personagens extraordinários, uma contadora de historias e um ouvinte atento, intérprete, analista. Ela se chama Joe (Charlotte Gainsbourg), a ninfo que desvela e revela seu passado, suas experiências sexuais, com um texto autopunitivo, dilacerada física e moralmente, com narração confessional.
Educação sem culpa
O atraente título (La faute à Fidel!)sugere tratar-se de um filme sobre política. Mas a riqueza da história da pequena Anna (Nina Kervel), que vê sua vida transformada pelo repentino engajamento político dos pais, Marie (Julie Depardieu) e Fernando (Steffano Accorsi), está justamente no fato de a cineasta Julie Gavras voltar sua lente para algo mais amplo que uma possível ode aos barbudos comunistas: a complexidade do humano, exposta na relação entre pais e filhos.
Meu aluno Everaldo
Assim que cheguei à escola, recebi a notícia: iríamos perder a sala da biblioteca, no térreo do prédio, porque seria transformada em sala de aula para atender a um aluno deficiente físico do turno da tarde. Nada mais justo do que fazer essa mudança, mas nossas estantes foram para o fundo da sala do laboratório de ciências – que, aliás, nunca havia sido usado. A bem da verdade, de laboratório só tinha as bancadas e as instalações de água e gás. Nem torneiras tinha.
Tragédias particulares
Em uma carta para George Orwell, datada de 1949, Aldous Huxley escreveu: “Dentro de uma geração, acredito que os líderes do mundo descobrirão que o condicionamento das crianças e a narco-hipnose são mais eficientes como instrumentos de governo que porretes e prisões, e a avidez pelo poder tanto pode ser satisfeita ao se levar as pessoas a amar sua servidão quanto espancando-as e obrigando-as a obedecer”.
Caçadores de Eclipses
Resolvi observar o eclipse solar do último dia 29 de março de 2006, em Tabatinga, somente por causa do Raul Seixas. Numa música, que nunca me sai da memória, ele dizia: "vocês só vão entender o que eu falei no esperado dia do eclipse". Dizem que quando Raul morreu houve um eclipse. Não sei. Talvez tenha sido um da Lua, ou mesmo um eclipse simbólico para a música brasileira. Sempre achei que Raul Seixas foi uma espécie de Roberto Carlos do mal (na melhor acepção da palavra "mal" e na melhor acepção da expressão "Roberto Carlos", não importando o que ela signifique). Dotado de uma extraordinária capacidade de manter-se entre as classes, Raul se comunicava com o peão e com o doutor com o mesmo tipo de desenvoltura que sorvia, matinalmente, seu copo de vodka com limão nas padarias da vida. Mas o tipo de eclipse que Raul caçava parecia ser bem diferente do tipo que houve em Natal e cercanias no último dia 29.
Mova-Brasil
O título do projeto já é bastante sugestivo. Faz pensar em movimento, em mudança, é um apelo imperativo para que alguém ou algo (no caso, o Brasil) saia da inércia. O mais interessante é que Mova é, de fato, a sigla de um movimento, o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos, um programa criado pelo educador Paulo Freire, em 1989, quando esteve à frente da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Uma avaliação da poluição luminosa em Nova Friburgo
Em 2013, iniciei a orientação de uma Iniciação Científica em nível de Ensino Médio no Colégio Estadual Canadá (CEC), de Nova Friburgo, no Estado do Rio de Janeiro.
Bairro Escola: educação em tempo integral
Uma das razões para que o conselho internacional do Fórum Mundial de Educação escolhesse a cidade de Nova Iguaçu para sediar o seu principal evento, foi o choque causado pela chacina de 30 de março de 2005, que fez 29 vítimas, em apenas um dia, na Baixada Fluminense. Levar para a cidade um evento mundial, como é o Fórum, para discutir o tema "Educação Cidadã, para uma cidade Educadora" objetivava atrair atenção para a Baixada, uma região historicamente esquecida e desprezada. E, esse objetivo, como se viu, foi inteiramente atingido.
Novos Horrores
Data triste a que foi comemorada essa semana. Data sombria. Vinte anos atrás um dos reatores da usina de Chernobyl explodiu espalhando radiação e câncer numa nuvem de morte invisível. Ninguém sabe ao certo o número de vítimas. O horror radioativo é uma novidade da era da revolução científica. Difere substancialmente do horror natural porque sua origem tem a ver com as escolhas humanas.