Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A metodologia ativa na contemporaneidade: perspectivas da prática docente dos professores da rede municipal de Manaus/AM
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tem como finalidade analisar a metodologia ativa na contemporaneidade e as perspectivas à prática docente dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM. Para tanto foram traçados objetivos específicos: conhecer a história e o conceito da metodologia ativa e destacar as estratégias de metodologias ativas no contexto educativo de tempo integral de Manaus. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, o que fundamenta a sistematização das informações coletadas a partir da leitura dos trabalhos levantados entre os meses de fevereiro e maio de 2021.

A utilização da história em quadrinhos Turma da Mônica como ferramenta pedagógica para o ensino sobre a covid-19
Vivências de Sala de Aula

Em março de 2020, as atividades acadêmicas deixaram de ser presenciais e passaram a ser realizadas de forma remota, como medida de prevenção contra o novo vírus SARS-CoV-2. Pensando em contribuir para a formação dos discentes sobre a covid-19, propomos trabalhar com eles a partir de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, com o título “Covid-19”. Analisamos como se deu a interpretação e a apropriação dos conceitos científicos pela leitura da referida HQ pelos estudantes de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio ICJ (Instituto Coração de Jesus), em Belo Horizonte/MG.

Reformas do Ensino Médio no Brasil: implicações e desobrigações no Estado do Amapá
Política Educacional

Este artigo objetiva trazer algumas informações sociais e educacionais do Estado do Amapá e fazer uma breve análise à urgência da Lei nº 13.415/17. Trata-se de uma pesquisa documental-bibliográfica, com um olhar da Teoria Social Crítica de Gramsci. O pressuposto é que o ensino flexível pode ser visto como negação para uma “educação inteira”. A compartimentalização das disciplinas, que se transformam em “estudos disciplinares”, acompanha os ditames do mercado de trabalho. Finaliza-se o texto considerando que essa reforma é um projeto de manipulação da classe trabalhadora, direcionando-se para a mão de obra barata e fragilizada. É uma política que ofende os jovens-trabalhadores do Amapá.

O afeto como instrumento primordial na atuação do educador físico com crianças e jovens de comunidades carentes
Cidadania e Comportamento e Educação Física

A partir de experiências de projetos sociais, é possível perceber que o educador físico deve acompanhar crianças e jovens em aspectos de saúde, como alimentação e atividades físicas, além de questões psicoafetivas.

A formação docente e a agressividade infantil
Educação Infantil

Este trabalho é fruto de pesquisa em torno de discussões relacionadas à formação do professor e da agressividade infantil. Seu objetivo é discutir a agressividade em crianças na Educação Infantil, buscando analisar o fato de que o profissional da Educação muitas vezes não tem formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que ajudem no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas. Partimos do pressuposto de que, quando não se trabalham essas atitudes agressivas, elas podem se prolongar durante toda a infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem.

Dislexia: apontamentos e reflexões
Educação Especial e Inclusiva

Com o aumento do número de crianças com necessidades educacionais especiais, incluindo disléxicas, é necessária a atenção primordial de gestores e professores em relação a elas, de modo a conduzir o processo educativo de maneira a contribuir para que elas construam seu conhecimento da melhor maneira possível.

Reflexões sobre a docência em Educação Infantil e as audiovisualidades no contexto da pandemia da covid-19
Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de Professores

Este ensaio tem a pretensão de problematizar a docência em Educação Infantil, no contexto das produções audiovisuais, de modo a vislumbrar outras possibilidades para os gestos na/com a docência, em Educação Infantil, e suas práticas. Nessa perspectiva, trazemos algumas reflexões do percurso estabelecido com um grupo de professoras, de uma instituição pública do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Os resultados iniciais indicam que este é um processo de ressignificação da ideia clássica de representação da docência, além de evidenciarem a potência do audiovisual para a formação e intervenção nas redes de conhecimento das professoras.

Afetividade, alfabetização e pandemia: percepções docentes sobre o vínculo escolar durante a pandemia de covid-19
Psicologia e Instituição Escola

Este artigo apresenta uma reflexão acerca da pandemia da covid-19 e seus impactos na aprendizagem na perspectiva de professores alfabetizadores. O objetivo desta pesquisa é abordar os reflexos da pandemia no processo de ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental, levando em consideração as concepções docentes frente às percepções das mudanças e nuances no vínculo afetivo e na dinâmica escolar ocasionadas pelo período pandêmico. Para tal, foi utilizada pesquisa exploratória, com revisão bibliográfica e entrevista a docentes atuantes no ciclo de alfabetização. De acordo com a pesquisa, afetividade e emoções estão ligadas aos processos de ensino e de aprendizagem.

Estudo do fluxo do conhecimento em uma sala de aula por meio de redes egocêntricas de monitoria
Matemática, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

As atividades de monitoria voltadas ao ensino básico podem constituir formas de educação adicionais que ajudam a preencher lacunas de aprendizagem e difundir o conhecimento em sala de aula. Uma forma de melhor entender o fluxo desse conhecimento disseminado por meio de alunos monitores é pela utilização de técnicas de análise de redes sociais. Por meio da modelagem de redes egocêntricas, baseadas em um indivíduo focal, é possível mapear o fluxo de informações e utilizar métricas de análises que permitam entender a difusão do conhecimento e o posicionamento do monitor na rede formada. Este estudo realizou a análise de uma rede baseada na monitoria de Matemática e Física em uma turma do 2º ano do Ensino Médio com o objetivo de entender os fluxos de conhecimento e demonstrar os benefícios potenciais da análise de redes egocêntricas para esse fim. Como resultados, foi possível entender as limitações do fluxo de conhecimento e questões importantes que caracterizam as ações de monitoria na turma, demonstrando as potencialidades do método utilizado.

Fundamentos para a biocivilização

A crise capitalista em que estamos mergulhados neste início de século é uma experiência histórica do cotidiano vivida e sentida mais do que pensada. Pôr-se a refletir sobre ela é trilhar uma pista incerta, um caminho ainda por fazer, mas tarefa urgente e necessária. A humanidade está diante do desafio de fazer opções fundamentais. A escolha pode significar ir em direção ao irreversível em termos de destruição da vida e do planeta Terra ou a reconstrução das bases e das relações entre seres humanos e destes com a biosfera capazes de alimentar um processo virtuoso, ainda possível, de sustentabilidade social, ambiental e ecológica.