Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A Ação Dialógica do Docente Contemporâneo na Construção da Identidade do Sujeito

Este artigo toma como referência a ação dialógica do professor contemporâneo de escolas públicas na construção da identidade dos sujeitos. A inquietação básica é a articulação do aluno-professor como proposta de construção do conhecimento que prioriza o diálogo como elemento primordial ao desenvolvimento das práticas pedagógicas e construção de identidade que se efetivam em sala de aula, possibilitando por meio da ação dialógica a formação de sujeitos reflexivos e atuantes no mundo globalizado.

Química e Educação em Direitos humanos: questões étnico-raciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no ensino de Química
Química e Política Educacional

Falar da escola é falar do lugar onde se vivem experiências inesquecíveis, as quais levamos para a vida inteira. É na sala de aula que entendemos tudo que acontece no mundo exterior à escola e usar esse lugar para levantar questões sociais é uma tarefa desafiadora. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma coletânea de artigos e fundamentos teóricos, como a Educação em Direitos Humanos, com enfoque nas questões étnico-raciais no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Ensino de Química estão entrelaçados. Foi verificado, também, como esse entrelaçamento interfere na educação e na formação dos futuros docentes.

Metodologias ativas e suas potencialidades para a Educação a Distância, ensino remoto e híbrido
Educação a Distância

O objetivo deste artigo é apresentar duas metodologias ativas em evidência no contexto educacional: a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Elas ganham destaque neste trabalho por suas potencialidades para serem aplicadas na Educação a Distância, no ensino remoto emergencial, o qual foi caracterizado pela reestruturação educacional ocasionada pela pandemia da covid-19, e no ensino híbrido. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta reflexões de metodologias possíveis e viáveis de serem executadas em sala de aula por meio da internet.

Conhecendo a cultura surda e as provocações da inclusão
Educação Especial e Inclusiva e Língua Portuguesa e Literatura

O presente relato visa apresentar a experiência de alfabetização de alunos surdos em Língua Portuguesa escrita, destacando os desafios e os avanços obtidos no contexto educacional inclusivo. O projeto desenvolvido promove o aprendizado do Português como segunda língua (L2), utilizando Libras como primeira língua (L1). A metodologia baseia-se na associação entre sinais e palavras escritas, no reconhecimento de grafemas e na produção textual. Os resultados obtidos evidenciaram avanços na escrita e no vocabulário dos alunos, além do fortalecimento da autoestima e da expressão criativa.

Sequência didática sobre biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa
Ecologia e Meio Ambiente

A informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, novidade para a geração anterior, que a utiliza para fins pessoais, mas ainda tem receio de aplicá-la na prática docente, e abstrato para os professores que estão no magistério há anos. Esse fato foi observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos intermediada por plataformas remotas de ensino, devido à pandemia da covid-19. Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa.

A temática ambiental na Educação Infantil
Cidadania e Comportamento

Como forma de contextualização quanto às práticas agressivas da humanidade frente à natureza, uma sequência didática realizada na Educação Infantil mostra como as atividades na escola podem se transformar num exercício de cidadania.

Educação Física: planejamento e propostas de aulas para o Ensino Fundamental baseadas nos temas transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais
Formação de Professores e Educação Física

A disciplina de Educação Física, na escola, permite que sejam trabalhados os diversos temas transversais definidos pelos PCN. Este artigo apresenta várias sugestões de atividades e planejamentos de aulas para aplicar esses objetivos, permitindo melhorar a cidadania e a participação dos alunos.

Jogos didáticos e o ensino de Química: elementos comuns para a formação da cidadania
Química e Vivências de Sala de Aula

Na experiência relatada aqui, foi possível perceber que os jogos didáticos contribuem para a aprendizagem dos alunos, podendo ser usados, com adaptações, pelo/a professor/a de Química que opta por utilizar esta ferramenta de ensino em aulas da Educação Básica.

Língua e sociedade: ensino que liberta
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem como principal objetivo traçar uma pesquisa sobre a relação entre língua, sociedade e ensino, fazendo com que o foco principal seja uma real transformação na forma de educar os alunos da rede pública em Língua Portuguesa. Para tanto, o artigo traz um relato observacional realizado em 2020. Foi analisada a aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio durante algumas semanas, a partir de uma leitura de alguns dos principais autores brasileiros, como Paulo Freire, Sírio Possenti e João Geraldi, entre outros. Tanto o relato como todo o material aqui produzido objetiva enriquecer o debate sobre o melhoramento da educação brasileira.

Educação na comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB, em meio à pandemia da covid-19
Educação a Distância, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

A covid-19 é uma doença altamente contagiosa que surgiu na China no final do ano de 2019 e em poucas semanas disseminou-se por todas as regiões do planeta, causando problemas em todos os setores. Este artigo objetiva analisar como a Escola Joaquim Cassiano Alves, da comunidade quilombola de Serra Feia, em Cacimbas/PB está desenvolvendo suas atividades utilizando o ensino remoto e os impactos resultantes desse período, de acordo com os docentes. Os resultados mostram que o ensino remoto não está trazendo resultados satisfatórios, especialmente pela falta de equipamentos e pelo alto índice de desinteresse.