Biblioteca
Filtrar os artigos
Gabriela Mistral - um vento suave
Um poema é como um vento delicado que faz dançar, ao contrário do vento frio, seco e violento que a poeta escolheu por pseudônimo, Gabriela Mistral. Mas não vem daí a origem do nome, e sim de uma homenagem ao poeta italiano Gabriele D’Annunzio e ao poeta provençal Frédéric Mistral.
Educar.... sem tirar o pé da estrada
Ele não é professor, seu dia a dia está bem longe da rotina dos que estão à frente do quadro negro mas, mesmo assim, conseguiu desenvolver um projeto que está rendendo boas aulas de história e geografia nas escolas brasileiras.
À casa de Gastão Cruz
Heidegger
Bela manhã
Acordei bem cedo hoje. O despertador tocou sua suave melodia, lembrando-me carinhosamente que começava mais um dia de trabalho. Pronto! Mais uma jornada de labuta estafante e desagradável.
Chip Dedo Duro nas Escolas
Manter a frequência na sala de aula, saber exatamente a que horas o filho chega e sai da escola, vestir-se como um presidiário. O que um chip eletrônico no uniforme escolar pode significar para educadores, pais e alunos?
Olhares Geográficos
Olhares Geográficos é um blog de Geografia que, mesmo para quem não curte a disciplina, pode ser divertido. São diversas as atividades lúdicas propostas que parecem de fato fazer com que se estude a matéria sem sentir, pois, segundo a autora do blog, “jogos pedagógicos podem ser grandes aliados para o ensino dentro da sala de aula”.
Saúde do Professor
Dando continuidade aos artigos sobre a Saúde do Professor: apesar de ter altos índices de estresse e problemas com a voz as doenças causadas pela profissão do professor são várias. Alimentação e ambiente de trabalho são duas preocupações que revelam que as condições de trabalho não são as mais favoráveis. Dados do Dieese, de 2004, revelam, ainda, que as desvantagens da profissão trouxeram como consequência sua caracterização como carreira feminina, a chamada feminização.
Carta a D. História de um amor
Quando André Gorz deu a público sua Carta a D. História de um amor, não deu apenas um livro a seus leitores, mas um ato, uma ação física, um gesto que é percebido como tal por quem lê esse livro sensível e arrebatador.
O lugar da poesia da escola
Emiliana Teixeira é professora de Metodologia de Ensino e pedagoga. Há pouco tempo publicou um texto sobre a importância e as formas de trabalhar poesia em sala de aula, mencionado no Poucas e Boas. Esse foi o ponto de partida para a entrevista que ela gentilmente nos concedeu.
Bem-vindo ao Facebook
A maioria dos amigos de minha filha – e ela, inclusive – não usam mais e-mail. Comunicam-se pelo celular ou pelo Facebook. Isso quer dizer que eu já devo ter passado pela minha terceira ou quarta desatualização em relação à comunicação entre as pessoas. Vamos ver: telefone, e-mail, icq, MSN, celular, SMS... Bem, é melhor parar. Continuo achando incrível poder mandar cartas por meio eletrônico e me comunicar por telefone no meio da rua, sem usar fios.