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Reflexões sobre a docência em Educação Infantil e as audiovisualidades no contexto da pandemia da covid-19
Educação a Distância, Educação Infantil e Formação de Professores

Este ensaio tem a pretensão de problematizar a docência em Educação Infantil, no contexto das produções audiovisuais, de modo a vislumbrar outras possibilidades para os gestos na/com a docência, em Educação Infantil, e suas práticas. Nessa perspectiva, trazemos algumas reflexões do percurso estabelecido com um grupo de professoras, de uma instituição pública do Rio de Janeiro, no cenário gerado pela pandemia da covid-19. Os resultados iniciais indicam que este é um processo de ressignificação da ideia clássica de representação da docência, além de evidenciarem a potência do audiovisual para a formação e intervenção nas redes de conhecimento das professoras.

A utilização da história em quadrinhos Turma da Mônica como ferramenta pedagógica para o ensino sobre a covid-19
Vivências de Sala de Aula

Em março de 2020, as atividades acadêmicas deixaram de ser presenciais e passaram a ser realizadas de forma remota, como medida de prevenção contra o novo vírus SARS-CoV-2. Pensando em contribuir para a formação dos discentes sobre a covid-19, propomos trabalhar com eles a partir de uma história em quadrinhos da Turma da Mônica, com o título “Covid-19”. Analisamos como se deu a interpretação e a apropriação dos conceitos científicos pela leitura da referida HQ pelos estudantes de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio ICJ (Instituto Coração de Jesus), em Belo Horizonte/MG.

O afeto como instrumento primordial na atuação do educador físico com crianças e jovens de comunidades carentes
Cidadania e Comportamento e Educação Física

A partir de experiências de projetos sociais, é possível perceber que o educador físico deve acompanhar crianças e jovens em aspectos de saúde, como alimentação e atividades físicas, além de questões psicoafetivas.

Adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais específicas e os desafios de sua operacionalização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo surge a partir de vivências no campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense, no interior do Estado do Rio de Janeiro, em relação aos alunos que demandam adaptações curriculares. Esta necessidade de adaptação pode acontecer tanto em ambiente interno quanto externo à escola, sendo este último pela impossibilidade de deslocamento até o espaço escolar, por motivo de saúde. O objetivo é analisar o que a legislação tem a esclarecer sobre adaptações curriculares e sinalizar alguns desafios da práxis pedagógica docente para essa aplicabilidade. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário para os docentes.

Reformas do Ensino Médio no Brasil: implicações e desobrigações no Estado do Amapá
Política Educacional

Este artigo objetiva trazer algumas informações sociais e educacionais do Estado do Amapá e fazer uma breve análise à urgência da Lei nº 13.415/17. Trata-se de uma pesquisa documental-bibliográfica, com um olhar da Teoria Social Crítica de Gramsci. O pressuposto é que o ensino flexível pode ser visto como negação para uma “educação inteira”. A compartimentalização das disciplinas, que se transformam em “estudos disciplinares”, acompanha os ditames do mercado de trabalho. Finaliza-se o texto considerando que essa reforma é um projeto de manipulação da classe trabalhadora, direcionando-se para a mão de obra barata e fragilizada. É uma política que ofende os jovens-trabalhadores do Amapá.

Práticas de letramento na Educação de Jovens e Adultos: a importância da mediação docente
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Ao longo do tempo, a EJA tornou-se cada vez mais relevante para a sociedade brasileira, tendo em vista o grande quantitativo de jovens e adultos que, em tempo determinado, não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio. Devido às especificidades dos alunos, inúmeras são as dificuldades encontradas pelo docente que precisa exercer papel fundamental no processo de mediação do desenvolvimento de práticas de letramento. A finalidade deste trabalho é, por meio de uma pesquisa de cunho bibliográfico, abordar a importância da mediação do professor no desenvolvimento de práticas de letramento na EJA, priorizando a relação professor-aluno.

Trabalho docente como interação com o outro

Por vezes, as greves dos professores se arrastam por meses; isso não deixa de apontar algumas características próprias da profissão docente. Em tela destaco três questões que me parecem importantes, afinal estamos lidando com uma profissão de difícil manejo e conceituação. Em primeiro, destaco a questão da ação interativa do professor; em segundo, a relação com o outro; e, por último, as relações entre os próprios professores.

Utilização do Baralho das Ligações Químicas no processo de assimilação do conteúdo de ligações iônicas e covalentes
Química

Esta pesquisa, com ênfase qualitativa, visa analisar as contribuições do jogo Baralho das Ligações Químicas: Iônica e Covalente como ferramenta pedagógica no processo de assimilação do conteúdo das ligações químicas. Para a aplicação da proposta foi elaborada uma sequência didática ancorada na Teoria da Aprendizagem Significativa, de Ausubel, no processo de assimilação. Os resultados evidenciaram que o emprego do jogo tornou-se uma alternativa eficaz para despertar nos estudantes o interesse e motivação.

Contribuições para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica
Matemática

Muitos alunos continuam apresentando dificuldades na aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Para o embasamento desta pesquisa qualitativa bibliográfica foram analisados artigos de diversos autores. Verifica-se, portanto, que para falar sobre a aprendizagem é preciso falar também sobre o ensino, uma vez que a aprendizagem e o ensino estão interligados. Assim, entende-se a relevância da figura do professor no papel de facilitador na construção do conhecimento dos alunos. A aprendizagem do aluno está vinculada à intermediação do professor, bem como à utilização de materiais didáticos e manipuláveis em sala de aula.