Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Tudo passa

Nos fins do século VI antes da era comum, surgiu na Jônia (costa da Turquia) um pensador que iria marcar a filosofia contemporânea. Seu nome era Heráclito e sua cidade era Éfeso, terra da deusa Ártemis, a caçadora, senhora da natureza selvagem e das florestas escuras. Pois foi nesse ambiente florestal de pouca luz que esse pensador teria produzido um livro chamado, (adivinha?) ”Sobre a Natureza”.

Aprendendo do amor

Foi uma surpresa conhecer este texto de Eça de Queiroz e sentir um frescor que a princípio parecia impossível, não só pelo peso canônico do autor de O primo Basílio e O crime do padre Amaro, mas mesmo pelo objeto do livro: cartas de amor do século XIX.

Licenciando do Cederj faz análise e propostas para os cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências

No último dia 23 de junho, Carlos Henrique de Souza Alves, matriculado na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e inscrito no Pólo Paracambi da Fundação Cecierj/Consórcio Cederj, apresentou a defesa e teve aprovada sua monografia de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, que tem o título Avaliação dos cursos de formação continuada de professores de Biologia e Ciências, com uso de EAD e TICs oferecidos pela Fundação CECIERJ.

Desconstruindo discursos

Desde 2002, a cada terceiro domingo de cada mês, o Museu da Vida, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza o evento Contadores de Histórias, em que textos literários servem de introdução a um tema a ser apresentado por um pesquisador ou por um divulgador científico para discussão com o público, formado em sua maior parte por pais e crianças de 5 a 12 anos.

Sentidos da leitura: encontrando pistas na série Harry Potter

Muitos jovens afirmam que não gostam de ler. Dizem que é chato, cansativo, que lhes dá sono ou dor de cabeça. Dizem ainda que nada do que leem lhes parece interessante. A linguagem dos livros, afirmam, é difícil e distante da forma como se expressam no cotidiano. A necessidade de recorrer a um dicionário para esclarecer termos poucos usuais, dizem certos jovens, torna o ato de ler ainda mais penoso. Muito mais interessante e divertido, afirmam alguns, é o uso da internet e o acesso aos jogos de computador – alguns deles verdadeiros campos de batalha.

PROJETO DE LEI 98/2003 – Prostituição

Dispõe sobre a exigibilidade de pagamento por serviço de natureza sexual e suprime os arts. 228, 229 e 231 do Código Penal.

Lutar contra a destruição ambiental é lutar por justiça social

A cada dia que passa, a Conferência da ONU Rio+20, que deve acontecer de 20 a 22 de junho, começa a virar tema de interesse e debate na grande mídia e, sobretudo, entre redes e organizações pelo mundo afora. Agora já é possível, pela Internet, mapear análises e posicionamentos de diferentes atores que estarão de algum modo presentes no evento oficial ou na Cúpula dos Povos. Sou dos que dão as costas à Conferência da ONU por sentir que, numa conjuntura de crise capitalista profunda, cujo epicentro está nos países desenvolvidos, cujos governos, além de muito envolvidos em eleições, não passarão daquelas declarações sem efeito prático. No fundo, não acredito que os governos queiram mudar alguma coisa – a começar pelo nosso, cuja prioridade é crescimento como condição necessária para avançar na justiça social entre nós, brasileiros e brasileiras.

Educação ambiental e desenvolvimento sustentável

Atualmente, a maior parte das discussões ambientais está concentrada nas questões globais que ameaçam o planeta; será possível, com isso, conciliar o desenvolvimento econômico de uma nação sem prejudicar o meio ambiente?

Despoluição em áreas urbanas

Guilherme Machado Paixão

Criação de um documentário por alunos de turmas de EJA num curso básico de Astronomia ministrado em colégio estadual

Observar o céu, entender os fenômenos relacionados aos astros, objetivo da Astronomia, é algo que o homem procura fazer desde a Antiguidade.