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A educação sob reflexões do projeto político-pedagógico no ambiente escolar
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaEm tempos pretéritos, atuais e futuros, os temas relacionados à Educação, seja no ambiente familiar ou escolar, sempre foram e serão um desafio, pois envolve leis, direitos, deveres e seres humanos que estão em constante mudança. Afinal, o que se entende por Educação? É apenas um dever da família ou da escola? Quem tem direito? Questionamentos como esses podem direcionar a Educação. Na Constituição Brasileira estão promulgadas algumas leis que a norteiam, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB nº 9.394/96). São necessárias algumas propostas que proporcionem o diálogo nas escolas, como o projeto político-pedagógico, um documento elaborado acerca do debate de professores e gestores a fim de construir uma educação real e de direito de todos. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi apontar reflexões da Educação a luz da legislação brasileira.
Como incentivar a criatividade e a inovação ensinando ciências?
Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresAtualmente há necessidade de mudanças profundas na formação docente e nas práticas pedagógicas dos professores de Ciências. Esse momento crucial evidencia a busca do caminho de transformação de modelo educacional, que exigirá dos professores das universidades e das escolas um esforço conjunto de coragem e ousadia.
Brincando de ser gente grande: é possível aprender economia de um jeito lúdico
Quase toda criança adora ganhar umas moedinhas e ver seu “porquinho” ficar cada vez mais cheio. Tem aquelas que vendem seus desenhos “abstratos” para a família toda e aquelas que cobram “pedágio” para que os próprios moradores da casa possam passar do quarto para o banheiro, da sala para a cozinha etc. “Interesseiras” todas elas? De jeito nenhum. Nossas crianças apenas copiam a vida como ela é. Para que se sintam integradas à família, elas costumam repetir detalhes do comportamento de quem está por perto. Afinal, em nossas conversas, atitudes e escolhas, que importância tem o dinheiro? Em muitos momentos de nosso cotidiano, certamente ele é o protagonista. As crianças estão atentas inclusive ao que nós não estamos. É bom lembrar disso.
Escola síntese do desenvolvimento industrial do Brasil
Criado em 1978, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet/RJ - tem sua história ligada à da industrialização e à da formação profissional no Brasil. Em breve, espera-se que o Centro se transforme na Universidade Tecnológica Federal do Rio de Janeiro, a exemplo do que aconteceu com o Cefet/PR.
Integração do professor com a turma
Ser professor provoca situações realmente inesperadas e marcantes. Por que estou escrevendo isto? Uma das mais significativas notícias deste início de setembro foi a decisão de uma turma de um colégio particular de Ensino Médio do Rio de Janeiro: raspar a cabeça em solidariedade à professora, que foi diagnosticada com câncer de mama. Pelo modelo terapêutico atual, ela irá fazer sessões de quimioterapia que a levarão a perder seus cabelos morenos.
Feira de Ciências no Colégio Estadual Padre Madureira: a Química do dia a dia em cena
Dificilmente o aluno do Ensino Médio reconhece a importância do aprendizado da Química para que entenda os fenômenos cotidianos e para sua formação cidadã.
Individualidade e coletivismo na prática docente
Noite passada tive insônia. Dormi cedo, com a televisão ligada, luz acesa... E acordei às três da manhã; estava passando o filme O contador de histórias, brasileiro. Narra um período da vida de Roberto Carlos Ramos, que foi levado pela própria mãe para uma instituição que prometia fazer de crianças médicos, advogados e engenheiros. A instituição era a Febem. Claro que a realidade ali dentro era outra.
A educação proibida
A educação está em alta. Recebe muitos investimentos. Ainda assim, há todo tipo de escolas e universidades: para pobres, para ricos, públicas e privadas. Todas buscam incluir o maior número possível de pessoas. Mas para quê? Qual a sua real finalidade? O que se busca com todo esse investimento? E ele obtém sucesso? O fracasso escolar é sintoma individual ou aponta para uma falência do próprio sistema?
Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças
A educação inclusiva é algo relativamente novo no Brasil e, infelizmente, resultado de uma longa história de exclusão. Basta olhar o passado recente para constatar que o preconceito era algo legitimado, afinal há menos de 130 anos (o que historicamente é um período ínfimo) os negros ainda eram escravizados e há 80 anos a mulher não tinha direito a voto. Diante disso, não é surpreendente que a educação inclusiva seja algo recente.
A retórica da “modernização” na formação docente
Avaliação, Formação de Professores e Política EducacionalEste texto foca na centralidade dos discursos da modernização que são influenciados por agências multilaterais para formação docente. Nesta perspectiva, tem como objetivo refletir e alertar pesquisadores da educação sobre a retórica que vem delineando a atuação dos docentes. Referenciamo-nos, especialmente, em Duarte, Ball, Shiroma, Freitas, Oliveira e Laval, entre outros pesquisadores que alertam para o fato de que esses discursos produzem a desvalorização, pragmatismo e desintelectualização da formação inicial e continuada do docente.