Biblioteca
Filtrar os artigos
Velhos “remédios” na educação carioca: educar para quê e como?
Maria Luiza Oswald
Feira de Ciências no Colégio Estadual Padre Madureira: a Química do dia a dia em cena
Dificilmente o aluno do Ensino Médio reconhece a importância do aprendizado da Química para que entenda os fenômenos cotidianos e para sua formação cidadã.
Individualidade e coletivismo na prática docente
Noite passada tive insônia. Dormi cedo, com a televisão ligada, luz acesa... E acordei às três da manhã; estava passando o filme O contador de histórias, brasileiro. Narra um período da vida de Roberto Carlos Ramos, que foi levado pela própria mãe para uma instituição que prometia fazer de crianças médicos, advogados e engenheiros. A instituição era a Febem. Claro que a realidade ali dentro era outra.
A educação proibida
A educação está em alta. Recebe muitos investimentos. Ainda assim, há todo tipo de escolas e universidades: para pobres, para ricos, públicas e privadas. Todas buscam incluir o maior número possível de pessoas. Mas para quê? Qual a sua real finalidade? O que se busca com todo esse investimento? E ele obtém sucesso? O fracasso escolar é sintoma individual ou aponta para uma falência do próprio sistema?
As drogas nos acompanham há tempos! Conhecer o passado para lidar com o presente
HistóriaAs drogas estão no cotidiano há muitos anos, tanto no Oriente quanto no nosso lado do planeta; por elas, já aconteceram várias guerras e tentativas de dominação econômica. Por algum tempo, chegaram a ser confundidas com alimentos e tomar parte em rituais religiosos. Hoje em dia, em alguns países já é liberado o uso medicinal da Cannabis (maconha).
O aquecimento global: teorias e atores
Ecologia e Meio AmbienteExistem algumas teorias sobre o aquecimento global, envolvendo de forma mais (ou menos) decisiva as práticas humanas. De todo modo, cada um dos atores envolvidos nesse processo tem seus interesses para influenciar as ações a serem tomadas.
Fundamentos dos Usos Educacionais do Office 2000
Nesta atividade temos um propósito: produzir relatórios de suas experiências e descobertas sobre fundamentos psicológicos e pedagógicos para o uso educacional do Microsoft Office2000.
Educar sempre...
O que acha de começar a aula pela música? Normalmente, a escolha de uma letra de música como recurso para abordar um tema em sala de aula é bem-vinda e dá um ar mais dinâmico, interativo e alegre ao conteúdo programático. Porém, é importante conhecer bem sua turma e tentar agradar a todos os gostos.
ProInfo - Programa Nacional de Informática na Educação
Proinfo é um programa educacional que promove o uso da telemática - conjunto de serviços informáticos fornecidos através de uma rede de telecomunicações - como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio, por meio também de equipamentos tecnológicos além do suporte pedagógico, para utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) aplicadas ao processo de ensino-aprendizagem.
As mulheres na sociedade colonial brasileira: trabalhando com fontes históricas
Este trabalho de pesquisa visa tornar os educandos conhecedores de sua própria história e da pluralidade de histórias presentes e passadas, aprendendo a realizar análises, inferências e interpretações acerca da sociedade atual.