Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Luiz Tatit

Os personagens de Machado de Assis e suas histórias já apareceram em filmes, peças de teatro, em artes plásticas, em outros textos literários, mas poucas vezes na música popular. Uma delas é bem recente: a música Capitu, de Luiz Tatit (de 1999), que tem sua gravação mais conhecida por Zélia Duncan.

Todos os jornais do mundo

O jornal impresso ainda hoje é um dos meus objetos de reverência. Sei que sua morte já foi decretada pelos arautos integrados da tecnologia, e é bem provável que eles tenham razão e o jornal impresso vá mesmo morrer, como um dia o códex de capa de madeira revestido de couro de carneiro, ou mesmo os rolos de papiro copiados e recopiados pelos monges medievais nas vigílias noturnas da memória.

O que você sempre quis saber a respeito da globalização

Vestir, comer e sair são ações que nos mergulham, queiramos ou não, na globalização. É melhor ficar atento e se dar, pelo menos um pouco, o poder de escolher.

A cor da desigualdade no debate orçamentário

Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.13, Out.-Dez.1999

Desespero da estação

Mais um verão e mais notícias de mortes devido a desabamento de encostas e inundações no Sudeste. Mais um verão e os telejornais convidam seus especialistas para falar sobre a tragédia, encontrar culpados, explicar a natureza climática e geológica do fenômeno, discutir os temas urbanos, enfiar goela abaixo do telespectador alguma piedade, algum senso de solidariedade, algum sentimento trágico da vida.

Livros usados na cidade maravilhosa Parte 2 - Sebos no Rio de Janeiro

Na literatura, é comum encontrarmos o flaneur, aquele personagem que passeia ou anda sem rumo, mais preocupado em experimentar o que está em volta de si do que chegar a algum lugar. Rubem Fonseca escreveu sobre um tipo de passeante no conto A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro. Augusto, decerto inspirado no flaneur baudelairiano, andava e sorvia a cidade, mas tinha caminhos certos a percorrer.

Prosa prazenteira

Para ler ouvindo Chovendo na roseira, de Tom Jobim

Mudando de casas

Antônio e Helena não cabiam mais na pequena casa em que moravam. Não estavam mais gordos nem mais compridos, mas Antônio pedira demissão para trabalhar apenas com tradução em seu computador doméstico e Helena não precisava mais passar o dia na universidade, já que estava na fase de escrever a tese de doutorado. Além, é claro, do fato de que Antônio e Helena não serem mais apenas os dois, mas ele, ela e o pequeno Frederico. A casa ficara pequena.

Era Menem: o legado neoliberal

O excelente padrão de vida alcançado durante do século XX e que garantiu ao país a primeira posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da ONU no continente, tornou a Argentina a "nação mais europeia" da América Latina. Entretanto, nos anos 90, o país demonstrou uma sensível queda nos seus indicadores sociais, ao mesmo tempo em que a economia conhecia grande crescimento.

A Matemática que dá samba (e rock, e MPB etc.)

Se você odeia matemática, faz parte de uma maioria que vê essa ciência como um monstro pronto a devorar todos os seus neurônios e ainda rir da sua ignorância. Mas, justamente por essa visão assustadora ser tão comum, pode acreditar que não gostar de Matemática é sinônimo de ter medo dela. Como é uma ciência ensinada de modo abstrato, é difícil entender como encaixar a matemática na nossa vida – e esse estranhamento acaba por dificultar seu entendimento, o que nos leva a ter raiva e, por fim, desistir dela.