Biblioteca
Filtrar os artigos
Mais de 1.300 jovens da Maré estão matriculados em universidades públicas ajudados por cursos comunitários
Cursos preparatórios para o ensino médio e para o vestibular ajudaram mais de 1.300 jovens da Maré a entrar na universidade e em escolas técnicas federais e estaduais. O objetivo dos cursos é melhorar a qualidade do ensino público da região e deixar alunos aptos a disputar, de igual para igual, uma vaga com estudantes de escolas particulares.
Festival Anima Mundi
O Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, um dos maiores festivais do gênero do mundo, está de volta à cidade em sua 14ª edição. Ele acontece entre os dias 14 e 23 de julho.
Persépolis
A primeira guerra que eu acompanhei ao vivo foi a do Iraque contra o Irã, na década de oitenta. Lembro vagamente (eu tinha sete anos naquela época) de um tanque de guerra na TV, subindo um morro de areia com alguns soldados vestindo uniforme marrom.
60 segundos
O tempo é uma dimensão pitoresca, pois ele pode ser percebido conforme o gosto do freguês. Se a experiência é boa, o tempo voa. Se ela é desprazerosa, dura uma eternidade. Para o jovem, custa a passar. Para o idoso, anda a galope. Tempo de trabalho para a aposentadoria, então, nem se fale. Para aquele que labuta e não gosta do que faz, diz-se comumente: “Dá dez da noite, mas não chega o fim da tarde”. Quem dormiu tarde (sem contar o porre da noite anterior) e precisa madrugar para enfrentar o cabo do guatambu: que sina! O tempo é, pois, muito, pouco, bom, ruim, marcante, insignificante, coerente, insensato...
Tudo passa
Nos fins do século VI antes da era comum, surgiu na Jônia (costa da Turquia) um pensador que iria marcar a filosofia contemporânea. Seu nome era Heráclito e sua cidade era Éfeso, terra da deusa Ártemis, a caçadora, senhora da natureza selvagem e das florestas escuras. Pois foi nesse ambiente florestal de pouca luz que esse pensador teria produzido um livro chamado, (adivinha?) ”Sobre a Natureza”.
Aprendendo do amor
Foi uma surpresa conhecer este texto de Eça de Queiroz e sentir um frescor que a princípio parecia impossível, não só pelo peso canônico do autor de O primo Basílio e O crime do padre Amaro, mas mesmo pelo objeto do livro: cartas de amor do século XIX.
Convite para ir à Compostela
Na segunda metade dos anos 1980, a peregrinação à Santiago de Compostela tornou-se um tema para conversas e projetos de muitos brasileiros. O mérito desse fenômeno se deve ao sucesso do livro O Caminho de um Mago, do escritor e compositor Paulo Coelho, que, de certa forma, serviu de convite a que outros brasileiros seguissem seu exemplo. Este fim de ano, a Junta de Castilla y Leon e o Instituto Inclusartiz formularam uma nova convocação com a mostra Caminhos de Santiago - arte no período românico em Castela e Leão - séculos XI a XIII, que fica no Museu Histórico Nacional, no Rio, de 17 de novembro de 2006 a 9 de fevereiro de 2007.
Remédio para doença crônica
Texto extraído do Boletim Orçamento e Democracia, n.17, Mar-Jun 2001
No princípio era Portugal
O sistema mundial em que vivemos – interestatal e capitalista - surgiu na Europa, e só na Europa, entre 1150 e 1450, de um longo conflito sistêmico entre “feudos” e “centros imperiais” de poder, que conseguiram transformar suas “economias naturais” em economias capitalistas mais poderosas do que a dos seus rivais. Nesse período, a Península Ibérica cumpriu um papel decisivo na formação do próprio sistema e no início da sua expansão para fora da Europa. Os reinos de Castela, Leon e Aragão se transformaram no núcleo político do Império Habsburgo, que dominou a Europa durante o século XVI, sob a batuta de Carlos V e Felipe II. Entretanto, antes dos espanhóis, o reino de Portugal se estruturou primeiro como Estado nacional, e foi ele também que liderou o primeiro século da expansão mundial da Europa, depois da conquista de Ceuta, em 1415.
Recife ferve nos 100 Anos do Frevo
Voltei, Recife Foi a saudade Que me trouxe pelo braço Quero ver novamente "Vassoura" Na rua abafando Tomar umas e outras E cair no passo ...