Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Fazer ou não fazer greve? it’s a question

Fui chamada para uma reunião às pressas no auditório da escola. Eu já imaginava o que me esperava. Deixei os alunos no laboratório de informática com os monitores e me dirigi para lá. No caminho encontro alguns professores andando apressados.

A Evolução do Ensino de Ciências

Nosso objetivo neste pequeno artigo é abordar a evolução do ensino de Ciências nos últimos 50 anos, desde o antigo curso Ginasial (1ª a 4ª série) até o Ensino Fundamental de hoje (5ª a 8ª série).

Gênero é masculino ou feminino? Reflexões sobre ser homem ou ser mulher no século XXI

O que é ser homem ou mulher no século XXI? Alguma coisa mudou? Mudanças são pertinentes às sociedades, pois é de fato essa dinamicidade que torna o ser humano reprodutor e produtor de cultura, em meio às mais variadas relações sociais que se estabelecem cotidianamente.

Dando voz ao estudante

Fim de ano é sempre período de avaliação. As pessoas fazem promessas e planos. Nas escolas brasileiras, é tempo de aprovação e reprovação – de alunos. Nas escolas particulares, muitas vezes é época de aprovação e reprovação também de professores.

Série em DVD reconstrói Roma na transição da República para o Império

Ao longo dos últimos mil e quinhentos anos a mística do Império Romano tem permanecido. Normalmente lembrado no cinema e na TV pela perseguição aos cristãos e pela loucura de alguns de seus líderes - como Calígula e Nero -, o império não foi menos importante pela prosperidade alcançada durante a chamada Pax Romana, que serviu para difundir a cultura e as instituições de Roma em toda a Europa. Os acontecimentos que levam da passagem da república para o império e, com este, ao longo período de paz externa, são o pano de fundo da série de TV Roma.

Villa-Lobos – Compositor de mundos

“Era um espetáculo. Tinha algo de vento forte na mata, arrancando e fazendo redemoinhar ramos e folhas; caía depois sobre a cidade para bater contra as vidraças, abri-las ou despedaçá-las, espalhando-se pelas casas, derrubando tudo; quando parecia chegado o fim do mundo, ia abrandando, convertia-se em brisa vesperal, cheia de doçura. Só então percebia que era música, sempre fora música.”

Escola, para quê?

Fiquei com vergonha.

Ética e consciência ambiental

Segundo os dicionários, a palavra ética se refere a tudo aquilo que ajuda o indivíduo a tornar o meio onde vive mais saudável e harmonioso; ou seja, a ética seria um conjunto de princípios voltados para a prática, cujo objetivo é delimitar as ações humanas.

A barbárie acadêmica

Creio não existir dúvida, nas instituições mais sérias, de que a pesquisa, a extensão e o ensino são imprescindíveis para o bom andamento de uma universidade. Há anos o governo abriu possibilidades para inúmeras instituições trilharem esse caminho que, em médio ou longo prazo, pode ser de prosperidade e de melhores condições para o desenvolvimento da educação pública de qualidade. Contudo, é necessário analisar ao cansaço alguns pontos discutidos por docentes e pesquisadores mais atentos.

O paradigma e a humanidade

Os paradigmas permeiam a vida cotidiana das populações, determinando seu modo de vida; são retroalimentados pelas interações entre os sujeitos e permeiam os estratos de sustentação da sociedade: política, economia, cultura, trabalho etc. O que os mantém ao longo do tempo é a estagnação por falta de uma percepção mais apurada dos reais problemas que estão infiltrados na sociedade, e enquanto mudanças agudas não surgem e transformam o modelo atual para um novo modelo, os paradigmas se mantêm inalterados, pois pequenas e sutis incitações de poucos grupos não conseguem impactar toda a sociedade para que tais insurgências ocorram. Porém, quando conglomerados sociais, empresariais e setores públicos acreditam na insustentabilidade do paradigma atual e movem-se na busca por mudanças, definitivamente o paradigma da sociedade humana mudará, buscando novos caminhos e alternativas para continuar evoluindo e se desenvolvendo.