Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Diversão e arte – entretenimento como vocação e negócio

Os jornais noticiaram que Maria Bethânia estaria lançando mão da Lei Federal de Incentivo à Cultura (conhecida como Lei Rouanet) para montar um blog em que declamaria poemas em vídeos filmados por Andrucha Waddingnton. A notícia gerou discussão entre a dita classe intelectual: acadêmicos, jornalistas e artistas parecem ter tomado para si o direito de julgar se esse ato era certo ou errado, baseados em argumentos como: “Bethânia não precisa de incentivo fiscal, pois já tem nome e consegue dinheiro facilmente”; “Bethania é uma artista como qualquer outra e pode usar o incentivo”; “um milhão de reais é muito dinheiro para montar um blog”; “o blog vai ser caro porque vai ser de qualidade”; “o dinheiro é do povo, porque é renúncia fiscal”; “o dinheiro é do povo, mas é usado para o povo, através da cultura”.

Recicloteca

Nesta época em que a poluição no planeta preocupa até os poderosos, este site traz ótimas e numerosas dicas de como a reciclagem pode ajudar na preservação da Terra, do ar, dos rios... enfim, da vida.

Gravidez precoce e desigualdade social

Estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que uma em cada cinco gestantes no Brasil é adolescente. No ano passado, foram mais de 628 mil meninas grávidas, também segundo o Instituto. Como esses números se traduzem na vida real? Olhar para o universo de meninas, entre 13 e 15 anos, de comunidades de baixa renda, que estão engravidando pela primeira vez e relacionar a gravidez precoce com a reprodução do ciclo da pobreza é o a cineasta Sandra Werneck ("Cazuza - O Tempo não Pára", "Pequeno Dicionário Amoroso", entre outros) mostra no documentário "Meninas", desde maio nos cinemas do Rio de Janeiro.

A arte de formar educadores para o uso inteligente das emoções

Nesta alvorada da criação, a humanidade continua recriando a eterna Era do Conhecimento, com erros e acertos, desde que o homem deletou o e-mail do Criador e “tocou na árvore do conhecimento”. Essa árvore do conhecimento é também usada no texto sagrado como sinônimo de árvore da vida, ou seja, árvore de emoções. O Senhor, sabedor de que o homem estava no Seu jardim da infância, soletrando as primeiras letras da alfabetização emocional, colocou no regimento interno da Escola Paternal: “Se tocares na árvore do conhecimento, certamente morrerás”. Poderia ser assim a conversa entre Criador e criatura: “Produzirás a bomba atômica e certamente morrerás, criarás o avião e certamente morrerás...”

Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea

Para quem gosta, estuda e quer saber mais sobre a literatura brasileira produzida na atualidade, o site do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea é parada obrigatória. Lá está o que há de mais recente nessa área: a troca de ideias entre especialistas e autores, resenhas e análises do que se produz em literatura hoje no Brasil. O alto nível dos textos deve-se ao fato de serem redigidos por quem produz, ensina e estuda a nossa literatura. Apesar de ser um site do setor de Literatura Brasileira da UFRJ, participam de sua elaboração membros de diversas universidades, o que incentiva o diálogo entre os corpos docente e discente de diferentes instituições. Ao dar uma olhada nos nomes dos integrantes do conselho editorial encontramos professores da UFRJ, da UFF, da UFJF, da UERJ, da PUC-Rio; e de pesquisadores de universidades estrangeiras, como a Universidade de Viena, a de Hamburgo, a de Stanford e da Sorbonne, entre outras.

A mais maleável das coisas

O jogo da morte é o nome do último filme de Bruce Lee. Ele o deixou incompleto: morreu antes de finalizá-lo. Lee tinha hipersensibilidade ao Equagesic (um anestésico composto à base de meprobamate e aspirina). Em 1978, o filme foi concluído com a ajuda de um dublê.

A praia e o escritório

“Aqui, o mar e as plantas oferecem oxigênio”, dizia o dono da pousada em que eu estava, fazendo gestos largos com as mãos, tentando dar uma forma à abundância de ar puro em volta de nós, e continuava: “no escritório, vocês têm que brigar pelo oxigênio rarefeito, têm que respirar o ar-condicionado. Condicionar o ar é um absurdo”.

Ascensão e declínio social da humanidade: uma questão de altruísmo

O ser humano, espécie altamente adaptável e considerada entidade mais evoluída do planeta, pois criou formas de propiciar sua sobrevivência nos diferentes ambientes, pois transforma tudo à sua volta, construindo e reconstruindo artificialmente os ambientes, não conseguiu ainda projetar na atualidade as consequências desses atos e os custos dessa adaptabilidade no futuro (CÓRDULA, 2010). Mesmo tendo um telencéfalo altamente desenvolvido, ainda sim, preocupa-se apenas com o agora, com as necessidades imediatistas, e deixa de pensar na coletividade, no futuro e no planeta (CÓRDULA, 1999).

Como você vai comemorar o DIA DA CRIANÇA?

Todos os dias, mais de 18 mil crianças são espancadas no país, segundo dados do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância. As mais agredidas são meninas entre sete e quatorze anos.

O Hiato entre Cidadania e Poder

Em diferentes partes do mundo, estão sendo criados fatos e situações novas para a democracia que todas e todos, amantes da liberdade e dignidade humanas, precisamos encarar com urgência e ousadia. Alguns já falam até em crise da própria democracia. Provavelmente, é isto mesmo, uma crise política em gestação. Sua solução não é visível. Ainda é tempo de agir, evitando turbulências maiores e a volta de soluções fascistas e autoritárias. Mais que isto, são também componentes da crise os sinais que apontam para a possibilidade de um salto qualitativo com a radicalização da democracia como valor e ideal, como opção e proposta. Estamos, na verdade, diante de novos desafios para a cidadania, que tantas mulheres e tantos homens, mundo afora, lutam para por no centro. Nunca é demais lembrar quão recente e frágil é a democracia. Além do mais, a maior ameaça à globalização reinante do tudo pelo mercado vem exatamente de cidadãs e cidadãos em movimento, que dizem não e resistem.