Biblioteca
Filtrar os artigos
Construindo abayomi e fortalecendo a identidade cultural
Cidadania e ComportamentoCom base na lei que tornou obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira, uma sequência didática foi desenvolvida em uma escola da Paraíba para trabalhar esse tema com alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Conhecimentos docentes para o ensino da Matemática nas séries iniciais
Matemática e Formação de ProfessoresExistem inúmeros fatores que afetam o processo de ensino e aprendizagem; os saberes disciplinares são um deles, e vale também para a Matemática. Numa pesquisa feita em escolas públicas do Paraná, foi detectado que professores das séries iniciais do Ensino Fundamental erraram a resposta a questões básicas da disciplina; certamente esse fato compromete o desempenho dos alunos.
Aprendendo a aprender
Cada vez gosto mais de fazer o que faço, trabalhando no que acredito – o que, reconheço, é um privilégio para poucos – ou seja, trabalhar com professores por esse Brasilzão afora. E trabalhar numa perspectiva desafiadora – que é "convencer" meus colegas de que os computadores, além de não morderem, podem ser fantásticos aliados para a aprendizagem dos nossos alunos – é melhor ainda.
Estilo familiar, escola e educação infantil
Comumente se vê a dificuldade de incontáveis pais na tentativa de educar os filhos. O esgotamento e a frustração diante de tamanho obstáculo e pouco resultado percebido podem causar não apenas culpa, mas raiva acerca de si mesmo e das circunstâncias, além do sentimento de impotência e vontade de “jogar a toalha no chão”, num gesto desesperado de desistência ante o “impossível”.
Tecnologia em sala de aula: dificuldades, soluções, caminhos
Conversei com César Bastos, Beth Bastos e Rosane Mello, três professores do curso de extensão em Informática Educativa da Fundação Cecierj, para conhecer suas experiências com alunos e de convivência com professores que estão interessados em utilizar recursos tecnológicos em sala – o que fazem para preparar suas aulas, que dificuldades encontram. Aproveitei para levantar algumas questões sobre a relação com os estudantes – já que estes estão mais predispostos a descobrir os encantos e recursos da tecnologia. Afinal, não adianta ficar só falando que o professor deve fazer isso ou aquilo; é bom saber o que ele tem feito e quais são suas dificuldades para levar os benefícios da tecnologia para a educação.
E o cérebro se reinventa...
Língua Portuguesa e LiteraturaAo descobrir uma nova forma de trabalhar com alunos, causando surpresas e estranhamentos, o docente refaz seus caminhos em sala de aula e recupera a atenção das mentes curiosas.
Currículo e a escola do século XXI: a escola e seus novos desafios
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalAlguns aspectos da estratégia curricular das escolas municipais de Maricá/RJ em Língua Portuguesa merecem ser modificados, a fim de facilitar a aprendizagem e o exercício da leitura e da escrita, o que contribui para um melhor desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental em concursos realizados no fim dessa etapa da educação.
Algumas considerações sobre a importância das feiras de ciências
Feiras de ciências constituem-se em recursos riquíssimos para divulgação de ciência na comunidade escolar. A construção de um experimento científico envolve – ou deveria envolver – o dialogismo entre professor e aluno e entre os alunos.
Alunos on-line
Voltado para estudantes das diferentes idades, o www.alunosonline.com.br pertence ao portal Brasil Escola e pode ser uma maneira “bem web” de mostrar os temas que estudamos em sala de aula. Isso porque que em seus links o internauta encontra pequenos e objetivos textos sobre os diferentes assuntos – o que pode facilitar e atrair mais a navegação dos estudantes.
Tai-Chi Fraldinha: a prática de aulas de Tai Chi Chuan na Creche Angelino Pigatto, em Paulínia/SP
Educação InfantilO Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa, cuja prática é desenvolvida por meio de movimentos lentos e silenciosos, estimulando a atenção, a consciência corporal e a tranquilidade, nos pareceu ser perfeitamente aplicável a crianças do maternal, por propiciar momentos agradáveis na área externa da escola. Por meio de áudio, convidando as crianças a prestar atenção em sua respiração, por alguns minutos, seriam inseridos na rotina escolar na área interna da escola, dentro das salas de aula.