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Reflexões sobre a formação de professores e o currículo em tempos metamorfos: se faz sentir, faz sentido
Formação de ProfessoresEste estudo reflete sobre o currículo e a formação de professores a partir das contribuições de Deleuze e Guattari e os pressupostos do rizoma. A problemática parte da seguinte indagação: de que forma os princípios do rizoma oferecem aportes para pensar e criar outros olhares e fazeres pedagógicos referentes ao currículo e à formação de professores? Sinalizamos para princípios formativos baseados numa perspectiva inter e transdisciplinar como oportunidade para firmar fazeres pedagógicos capazes de reconhecer a interdependência entre os saberes, em expansão multidimensional, tal qual evidenciado pelos rizomas.
Aspectos da terceira dimensão do livro ágrafo
Educação ArtísticaA relação entre o espaço interior e o aspecto exterior do objeto livro recebe análise fenomenológica de Salmo Dansa e Luiz Antonio Luzio Coelho, tomando por base algumas obras marcantes de autores representativos.
A leitura na formação dos discentes do curso de Pedagogia de uma instituição pública de Ensino Superior na cidade do Crato/CE
Formação de Professores e Política EducacionalEste trabalho aborda os conceitos de leitura, seus tipos e sua importância para a formação dos discentes. A necessidade de estudar, pesquisar e compreender essa temática se deu a partir da nossa reflexão sobre as exigências do mundo pós-moderno, que requer profissionais qualificados. O objeto do nosso estudo são os discentes concluintes do curso de Pedagogia. Esta pesquisa objetiva identificar e analisar se os discentes de uma universidade pública do município do Crato/CE tiveram hábito da leitura ao longo do curso e qual o contato com essa prática (a leitura) até os dias atuais, visto que a leitura se constitui como peça fundamental para o exercício da docência.
Aprendizagem baseada em problema: uma prática colaborativa na perspectiva da Taxonomia de Bloom
Vivências de Sala de AulaAs práticas pedagógicas têm sofrido diversas transformações, tanto para atender as demandas dos estudantes quanto para agregar a tecnologia em atividades mais colaborativas, em que o educando assume o protagonismo de seu aprendizado. A Taxonomia de Bloom apresenta-se como uma estratégia que visa definir, organizar e avaliar os objetivos de aprendizagem que se pretende alcançar com as atividades propostas. A aprendizagem baseada em problema constitui-se em uma metodologia que promove o desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de ensino-aprendizagem do educando de forma ativa e participativa.
Educação Física e Pedagogia de Projetos: sua importância no contexto escolar
Vivemos em tempos mudados; os debates sobre função da escola e o significado das experiências escolares continuam sendo um dos assuntos mais polêmicos entre educadores, juntamente com as mudanças mundiais, a globalização da economia, a informatização e os meios de comunicação, redescobrindo o papel da escola dentro do novo modelo de sociedade desenhado neste início de século.
A poética na loucura do dançar: um olhar sensível sob uma ação educativo-crítica
DançaAo longo do tempo, cada vez mais é necessário refletir sobre a dança nos seus variados contextos históricos e culturais. Analisando a dança como linguagem de expressão humana, debruçamos em seu processo de ensino e aprendizado, pelo qual não é possível dissociá-lo da construção artístico-coreográfica, das manifestações performáticas ou terapêuticas, uma vez que esse processamento acontece nas múltiplas formas para se expressar através dela. Além de trazer ao corpo e pelo corpo a construção de saberes e de conhecimentos, a dança algumas vezes toca em áreas mais profundas do ser humano.
Corpo e movimento – o descobrimento do corpo na educação infantil
Educação FísicaA experiência da aprendizagem seja compartilhada com o corpo orgânico, não se restringindo à ação verbal, na opinião de Neuza Cristina Gava e Marcelo Bittencourt Jardim.
Literatura Infantil: concepções e práticas educativas de professoras de uma pré-escola em Aurora/CE
Educação InfantilEste artigo é parte de uma monografia para o curso de Pedagogia da UFCG, campus Cajazeiras/PB. O objetivo foi investigar como as professoras concebiam e ofereciam Literatura Infantil em uma pré-escola. Fundamentamos a proposta em Cademartori e Lima. Optamos por uma abordagem qualitativa, ancorada em pesquisas bibliográficas e exploratórias, realizadas em investigação de campo. Por meio de entrevista semiestruturada, questionário e observação participativa, recolhemos os indicadores para o experimento. Observamos a relevância da Literatura Infantil como recurso pedagógico para o ensino-aprendizagem das crianças e o papel significativo da literatura como mediação docente para a fase educacional inicial da criança.
Pesquisa na escola básica: possibilidades do cotidiano escolar
Vivências de Sala de AulaA pesquisa deve ser entendida como processo contínuo iniciado na escola básica. Contudo, os limites e estágios devem ser respeitados, porque seria incoerente cobrar de um aluno do Ensino Fundamental a técnica de um cientista. Trabalhar com pesquisa na escola significa romper com a simples transmissão de conteúdos. O professor deve ter sua atuação marcada com a perspectiva do ensinar a aprender. O aluno se sente valorizado e compreende que, no processo de ensino-aprendizado, não age como mero receptor; trabalha com a certeza de contribuir com a produção de conhecimento.
Um estudo da intencionalidade matemática nas obras de Mondrian: a História e a Arte, interdisciplinaridade e analogias
Matemática, História e Artes PlásticasEste artigo faz um levantamento bibliográfico a respeito das fases das obras do pintor Piet Mondrian. Contextualizando historicamente aspectos da sua vida e das vanguardas cubista e neoplasticista, investigam-se as influências do pensamento teosófico, abstrato e geométrico. No cubismo, já é notório o processo de planificação em suas obras, diferencial do trabalho desenvolvido pelo artista, por intermédio da composição, da distribuição dos elementos visuais e da simplificação em linhas verticais e horizontais. Transitando para o neoplasticismo, prossegue na exploração de fatores matemáticos, na perspectiva abstrata; o abandono de linhas curvas, diagonais, ângulos obtusos gerou impacto e perda de profundidade espacial.