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Uma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino da função polinomial do 2º grau
Matemática e Formação de Professores

Este trabalho investiga as contribuições do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relativos à função polinomial do 2º grau em uma turma do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes/RO. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa; foram feitos estudos teóricos e aplicada uma sequência didática de atividades. Posteriormente, realizamos a análise de conteúdo dos registros colhidos na aplicação da sequência didática. Nosso objetivo é mostrar que a sua utilização acarreta uma aprendizagem significativa, minimizando as dificuldades encontradas no ensino das funções.

Formação cidadã mediada pela leitura: perspectivas de professores e estudantes no contexto do Ensino Fundamental
Instituição Escola

O estudo, de abordagem qualitativa, analisa como a leitura pode contribuir para a formação cidadã de estudantes do Ensino Fundamental, tendo como aporte as proposições teóricas de Paulo Freire. Foi aplicado um questionário semiestruturado com cinco professoras e onze estudantes de três escolas públicas do Cariri, Ceará. Evidenciou-se o reconhecimento das professoras quanto à essencialidade da leitura na formação cidadã dos estudantes e a influência dessa prática no desenvolvimento de sua criticidade, além do enriquecimento cultural e social da vida desses sujeitos.

Nosso racismo é um crime perfeito

O antropólogo Kabengele Munanga fala sobre o mito da democracia racial brasileira, a polêmica com Demétrio Magnoli e o papel da mídia e da educação no combate ao preconceito no país.

A formação docente e a agressividade infantil
Educação Infantil

Este trabalho é fruto de pesquisa em torno de discussões relacionadas à formação do professor e da agressividade infantil. Seu objetivo é discutir a agressividade em crianças na Educação Infantil, buscando analisar o fato de que o profissional da Educação muitas vezes não tem formação de qualidade e passa a não construir metodologias adequadas que ajudem no desenvolvimento de uma criança que tem atitudes agressivas. Partimos do pressuposto de que, quando não se trabalham essas atitudes agressivas, elas podem se prolongar durante toda a infância, trazendo implicações sérias à aprendizagem.

QuimicAtiva: a gamificação como estratégia pedagógica, motivacional e avaliativa durante o ensino remoto
Química e Educação a Distância

O ensino remoto tem se apresentado como a única alternativa pedagógica e didática viável no enfrentamento dos obstáculos educacionais em tempos de pandemia. Entretanto, as práticas de ensino, o desestímulo e a escassez de recursos avaliativos verificados nessa modalidade emergencial de ensino foram otimizados com a finalidade de obter aprendizagem significativa. Diante da necessidade de desenvolver estratégias didáticas efetivas, o projeto teve como objetivo utilizar a gamificação como estratégia de melhoria pedagógica, motivacional e avaliativa aplicando o jogo QuimicAtiva nas aulas virtuais.

As ciências na Educação Infantil: uma análise a partir de revisão da literatura
Educação Infantil e Política Educacional

A BNCC é o referencial documental mais recente destinado a orientar a Educação Básica brasileira e possui grande importância em termos de novas concepções que orientam a sua primeira etapa – a Educação Infantil, tendo como eixos estruturantes a interação e a brincadeira. A justificativa do tema da presente pesquisa se dá pela necessidade de entender melhor o ensino de Ciências na Educação Infantil, tomando por base uma revisão de literatura feita a partir de palavras-chave em três plataformas de relevância, como o Portal de Periódico da Capes; a Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação
Educação a Distância e Vivências de Sala de Aula

O uso das TIC no campo da educação tem sido apontado como ferramenta pedagógica. A partir dessa premissa foi desenvolvida uma sequência didática investigativa abordando o tópico Fotossíntese dentro de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial. Trata-se de uma SEI para o Ensino Médio, porém acreditamos que o conteúdo, devidamente adaptado, poderá ser utilizado igualmente no Ensino Fundamental. O propósito foi criar uma ferramenta pedagógica que dê aos estudantes a oportunidade de ter contato com experimentos, artigos científicos e jogos digitais.

Liderança empreendedora como fator de melhoria na gestão escolar
Instituição Escola e Política Educacional

O empreendedorismo é mais do que apenas abrir um negócio; tem sido estudado e analisado em diversas áreas, inclusive na educação. A educação empreendedora envolve um processo de reflexão e conscientização que visa transformar experiência e conhecimento em aprendizado para formar pessoas e líderes inovadores, conscientes e éticos. A educação para o empreendedorismo estimula o desenvolvimento de competências com um processo de aprendizagem contínua que forma indivíduos que saibam observar, avaliar e tomar decisões e comecem a agir positivamente, tornando-se agente de mudança.

Práticas de leitura: análise do papel dos professores frente ao cenário da Educação Infantil
Educação Infantil e Formação de Professores

O presente artigo tem como tema central o estudo das práticas de leitura. Como objetivo geral, o estudo analisa práticas leitoras realizadas por alguns professores das escolas públicas do município de Paripiranga/BA, com o intuito de observar a sua aprendizagem. Como referencial teórico foram consultados autores como Ariès, Martins, Freire e Kleiman, dentre outros. O estudo traz uma pesquisa bibliográfica aliada à pesquisa de campo de natureza qualitativa, com a utilização de técnicas quantitativas. Participaram da pesquisa professoras da Educação Infantil que fazem parte do corpo docente de algumas escolas públicas daquele município.

Conscientização para hábitos alimentares saudáveis na escola
Nutrição e Alimentos, Saúde e Biologia e Biociências

O conteúdo relacionado à saúde deve ser tratado como tema transversal nas escolas e em todos os níveis de ensino, visto que está relacionado ao bem-estar das crianças e à manutenção da saúde na vida adulta. O presente trabalho apresenta um projeto desenvolvido no Colégio Estadual Waldomiro Pitta, localizado em Cambuci/RJ, com os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, que teve como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da alimentação saudável.