Biblioteca
Filtrar os artigos
Da luneta de Galileu aos telescópios espaciais: o homem e sua visão do universo
Não importa se foi mesmo Galileu o criador da luneta; na verdade, os historiadores garantem que não foi ele, admitindo apenas que ele aperfeiçoou um aparelho criado pelos holandeses.
Astronomia: da Antiguidade aos dias atuais
A Astronomia é considerada a mais antiga das Ciências; olhar para o céu é algo que o homem vem fazendo desde a Antiguidade, observando os fenômenos celestes sempre com muita curiosidade, dando nome a planetas e constelações, assustando-se com o aparecimento de cometas e tudo o mais que não pudesse entender.
Poluição luminosa
Quando tratamos de questões ambientais, a poluição do planeta é sempre assunto de preocupação de grande parte das pessoas, principalmente após o agravamento do problema do aquecimento global.
Ensaio ecológico: o legado da história para a conservação da biodiversidade brasileira
Como biólogo de formação (e de coração), raras vezes vejo temas de minha área tratados com a devida seriedade, embasados em conhecimentos bem fundamentados. Assim, venho dar a minha modesta opinião sobre dois temas que estão em voga nos dias de hoje: mudanças climáticas e conservação – com foco em minha pátria, o Brasil.
Sobre o ensino de arte visual
É impressionante o poder de sedução que as obras de arte visual exercem nas crianças. Por meio dessas obras, como as pinturas, desenhos, esculturas, vídeos e filmes, as crianças obtêm informação e conhecimento de forma lúdica e divertida, além de sentirem sensações muito prazerosas. Talvez exista um tipo de identificação, pois as crianças utilizam a arte visual de modo natural e intuitivo, durante toda a infância. Elas desenham para expressar o que apreendem do mundo e delas mesmas.
O urso forte
Estava ao lado de dois amigos. De repente, em meio à conversa, lancei para eles a pergunta: "Algum de vocês poderia contar qual foi o melhor momento de suas vidas?". Eles se entreolharam. A primeira reação foi de um certo constrangimento. Parecia que eu estava querendo saber de uma coisa muito íntima. Ao mesmo tempo, era uma pergunta difícil. Foi o que me disseram, enquanto buscavam o tal momento na memória, um esforço denunciado por suas expressões; testas franzidas e olhares perdidos no vazio. Confesso que, se a pergunta fosse endereçada a mim, também teria dificuldades em responder.
Desaviso
1. Não pedir mais as incongruências beba-se café frio, if matizes supérfluas não nos contaminam deixaria as areias imóveis se, e enquanto? bicos e pés e tons bifurcassem este desejo quase traço de uma certeza humana que respira isto são poros, calosidade, rugosas ventosas que me colam à memória alheia e eu andarilho e eu compartilho e eu martelo eu e o som bigorna que me divide entre um lugar que imagino e outro que me contamina Existe a mesa e um sorriso anônimo Avisando estes olhos em forma de vento que a toalha desenhara-se de um já café quente If
Nicolás Guillén (1902-1989)
Nicolás Guillén nasceu em Camaguey, Cuba, em 10 de julho de 1902, filho do jornalista Nicolás Guillén e de Argelia Batista Arrieta. O pai, tantas vezes evocado pelo poeta, como em Elegia camagueyana, morreu em confronto com soldados durante uma manifestação política em 1917, quando a mãe ficou responsável pela formação dos filhos.
O processo de reflexão de alunos autores durante as aulas de Educação Física Escolar: charges sobre a Copa do Mundo no Brasil
Ao iniciar o ano de 2014, realizamos diversas discussões com os alunos da escola em que atuamos sobre os aspectos positivos e negativos da realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Ministramos aulas para os discentes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na Zona Leste da cidade de São Paulo e, durante o mês de fevereiro, analisamos textos publicados em jornais, realizamos discussões e debates em sala de aula e assistimos a documentários sobre a realização desse evento no Brasil.
Consciência ecológica vital
Você conhece o seu papel na preservação da vida? Não podemos mais ignorar os problemas ecológicos atuais e futuros. E, para aqueles que já possuem algum conhecimento a respeito, não basta apenas saber; é preciso arregaçar as mangas e desenvolver a consciência ecológica, agindo em prol da preservação do que ainda resta na natureza. Um primeiro passo pode ser discutir questões ambientais em sala de aula.