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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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O seu silêncio também machuca!
Educação Infantil e Formação de Professores

O racismo é uma condição real na nossa sociedade, e todos os educadores devem adotar práticas que garantam a igualdade racial. O racismo é uma agressão social em todas as idades, porém muito mais marcante na infância. Nas escolas e creches, é preciso prevenir atitudes racistas destacando a diversidade humana em cartazes, pinturas, objetos e textos, de modo que as crianças se sintam contempladas, reconhecidas e valorizadas em suas características e possam se desenvolver. O relato apresentado aqui é mais um exemplo.

Um Rio de Janeiro da cidadania
Cidadania e Comportamento

O respeito à diferença ajuda a construir a cidadania, valorizando o coletivo em detrimento da privatização que tem sido praticada nos últimos tempos, que incentiva a segregação racial, religiosa e política que chega à intolerância.

Multiletramentos e multimodalidade: o grafite como recurso pedagógico
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política Cultural

Uma proposta de atividade realizada em Campos dos Goytacazes/RJ envolvendo Língua Espanhola e Artes abordou o multiletramento ao buscar o estudo de grafites, por ser uma expressão artística comum em lugares públicos e privados da cidade.

Fala demais por não ter nada a dizer
Outras Mais Específicas

Uma das características marcantes dos últimos tempos é a velocidade na comunicação – pessoalmente ou por recursos como o WhatsApp. E o professor precisa estar preparado para isso, ao mesmo tempo que trabalha com textos mais longos e reflexivos.

Resenha do filme "Do outro lado do Atlântico"
Antropologia, Sociologia e Política Cultural

Resenha sobre o filme "Do outro lado do Atlântico", por meio das narrativas dos personagens, possibilitando refletir e/ou questionar a construção das relações étnico-raciais no Brasil.

O Centro de Educação Infantil pelo olhar das crianças
Formação de Professores

A criança é um sujeito histórico e social, produtor de cultura, que interage socialmente com os outros por meio de diversas linguagens. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) as crianças são protagonistas; precisam ser escutadas, pois fazem parte desse laboratório e possuem um olhar diferente que precisa ser valorizado. Ali são realizadas atividades de conversação, de fotografia, de desenho, de leitura de imagens e narrativas. O que notamos é que as crianças gostam do CEI e se sentem felizes e acolhidas.

Um novo fenômeno esportivo: refletindo sobre apostas
Educação Física

Quando tratamos do esporte na escola, sempre buscamos relacioná-lo a outros assuntos que são inerentes ao fenômeno esportivo e que vão além do jogo em si, relacionando-os com a cultura e a sociedade. Frequentemente trazemos a discussão do preconceito com os atletas negros no Brasil no início da prática desse esporte; citamos a criação do drible como uma forma de defesa contra esse preconceito e como o racismo ainda acontece nos estádios. Entretanto, o que mais tem chamado a atenção nos últimos tempos nas relações dos jovens e adolescentes com os esportes é o mundo das apostas esportivas.

Escola do Futuro da USP

Em 1987, o professor da USP Frederic Michael Litto foi passar um ano como pesquisador visitante na Universidade de Stanford, na Califórnia. Foi dessa universidade americana que saíram os primeiros empresários e pesquisadores do Vale do Silício. Foi onde Frederic teve contato com o que de mais moderno havia na pesquisa de novas tecnologias e das ciências cognitivas - que estudam o processo de aprendizagem. Os resultados das pesquisas realizadas nesse encontro deram origem a Escola do Futuro da USP.

A importância do projeto político-pedagógico para a organização escolar
Cidadania e Comportamento

A elaboração do projeto político-pedagógico é complexa por ser de construção coletiva, envolvendo toda a comunidade escolar, e deve responder a questões pedagógicas, administrativas e políticas. Sua importância, porém, justifica essa complexidade.