Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Relembrando Nabuco na celebração de 1888

Pleno de celebrações (1808, 1888, 1958, 1968, 1988 da Constituição Cidadã de Ulysses Guimarães), o ano de 2008 enseja recordar uma tradição reformista radicada no emblema abolicionista.

"Homem voa?"

Ser-me-ia impossível dizer com que idade construí meus primeiros papagaios de papel. Lembro-me entretanto nitidamente das troças que faziam de mim os meus camaradas quando brincavam de "passarinho voa".

Terra, Vida e Liberdade

Saibam europeus, árabes e canadenses E outros povos do além-mar Que o arroz que te servem à mesa Está nutrido com a desgraça dos guarani-kaiowá Gados, porcos e cavalos da Índia, China, Coreia e Marrocos, A soja que colocam em teus límpidos cochos Está mesclada de séculos de banimento e sangue Do povo guarani-kaiowá e de outras nações irmãs Ah!, urbanoide deste planeta idiotizado, Saberás tu quantos gurizinhos indiozinhos Cometeram suicídio a cada acelerada de teu automóvel? Tu sabes a diferença entre cana-de-açúcar e Terra sem Males? Primeiro vieram os espanhóis, os portugueses, os paulistas; Depois, a serra, o desmate, o café, o colonião; Juntos vieram o gado, o trator, o migrante, a cidade E as aldeias guarani secam no leito das estradas De que valem as divisas recolhidas pelos navios-celeiros E esse mar de grãos que navegam nas bolsas de valores Se germinam as ervas daninhas a reproduzir sua amargura Na Terra intoxicada, sem Vida e sem Liberdade? Tuas lágrimas, guarani, denunciam desespero, fraqueza e força De uma nação sem fuzis, resistente e sem derrota Arcos ao ombro e uma flecha no coração cravada Pela agrosselvageria, agrobarbárie, agrobestialidade Mirem essas mulheres que não são de Atenas Seus maridos, filhos violentados pela lesa-humanidade Tudo isso e nada vai impedir os guarani-kaiowá De voltar à sua Terra, à sua Vida, à sua Liberdade Suas crianças sonham com banho no rio, canoa, lambari Sapo-cururu, jaguatirica, capivara, quati, arara, sabiá Araticum, angico, jatobá, guavira, capitão-do-mato, A mandioca que brota na terra, o sol que aquece as manhãs Ora — dirão —, são bugres, preguiçosos e improdutivos A cada insulto, os guarani-kaiowá renascem e vão à luta; Dançam, cantam e lamentam o genocídio exterminador E reconquistarão sua Terra, sua Vida, sua Liberdade

Eletromagnetismo

Belmiro Wolski, é técnico em Eletrotécnica, engenheiro eletricista, licenciado em Pedagogia e com especialização em Acionamentos Industriais, Professor do Cefet-PR desde 1980, onde ministra as disciplinas de Eletromagnetismo e Circuitos Elétricos para os cursos de Engenharia Elétrica e Tecnologia em Eletrotécnica.

Associação de Agricultura Orgânica

O site da Associação de Agricultura Orgânica é, antes de tudo, uma injeção de ânimo naqueles que veem qualquer movimento ecológico alternativo com ceticismo. Atuando desde meados dos anos 1970 (ganhando o nome atual em 1989), a entidade já realizou projetos que atingem desde um governo socialista, como Cuba, até um banco, como o Banespa, passando por outros países da América Latina e por governos de estados brasileiros. Inseridos no contexto de luta pela sustentabilidade e consciência do meio ambiente, seus participantes acreditam em participação política, mas sempre fundamentada em análises técnico-científicas.

Alfonso Reyes (1889-1959)

O poeta mexicano Alfonso Reyes teve uma intensa atuação intelectual tanto no México quanto no Brasil. Viveu por aqui durante os anos 30, quando ocupou o cargo de Embaixador do México no Brasil. Conviveu com artistas e intelectuais brasileiros como Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Ribeiro Couto.

Omelete

Seu slogan é “entretenimento levado a sério”, e quem acessou o site por meio de uma crítica feita ao filme Cilada.com, produzido escrito e estrelado por Bruno Mazzeo, como eu, sabe que o Omelete divulga, elogia e critica na mesma proporção, se necessário.

Jornal da Ciência

Além de ter sido um dos baluartes na luta pela democracia brasileira nos duros tempos da ditadura de 1964, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência tornou-se uma instituição de defesa, valorização e respeito à ciência produzida no País.

Mobralteca - A caravana da cultura

Um caminhão que circulava por diversas cidades projetando filmes, emprestando livros, espalhando arte por onde passava. Assim eram as Mobraltecas: unidades móveis criadas na década de 1970 com o objetivo de difundir cultura pelos quatro cantos de nosso país.

Um diálogo que mudou minha vida

No fim da tarde de sexta-feira, como já era rotina minha, havia parado na lanchonete da esquina para tomar um cafezinho, que eu considerava sagrado, antes de voltar para o trabalho. Ao sentar, o garçom já sabia meu rotineiro pedido. Bastou apenas que eu acenasse para ele vir me servir. Notei que naquele dia havia dois senhores sentados à mesa, conversando com um entusiasmo que contagiava quem presenciasse a cena.