Biblioteca
Filtrar os artigos
Trabalhando com vídeos educativos amadores no ensino de Física no Colégio Estadual Dr. Tuffy el Jaick, em Nova Friburgo-RJ
Este é o primeiro artigo que escrevo para a revista Educação Pública apresentando relato de experiência em escola da cidade de Nova Friburgo, onde resido desde o final de 2010. Este é o primeiro trabalho realizado no Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick. Em doze anos de trabalho realizado em escolas da rede estadual do Rio de Janeiro, tive oportunidade de utilizar variados recursos didáticos para ensinar Física a alunos do Ensino Médio.
Em busca de ar livre
Luiz Fernando Medeiros de Carvalho
Muito além do que somos
Qual é o nosso verdadeiro tamanho em relação ao desenvolvimento humano? Será que somos potencialmente maiores e bem pouco se enxerga a respeito? Não ver o prêmio futuro pode causar desânimo e até oposição frente ao exigido e essencial exercício do crescimento que se tem no presente? Nada é de graça! Isso pode nos levar a perceber tal possibilidade de avanço para que o estímulo resultante nos impulsione em direção a um nível evolutivo sem precedentes, superando as lentas passadas com as quais temos caminhado pela estrada da vida.
Considerações sobre o ensino de ciências nas escolas
O que se oferece hoje nas escolas em termos de ensino de Ciências dificilmente levará o jovem a optar por carreiras científicas.
Primeira Feira Nacional de Ciências da Educação Básica
Os vencedores da II Fecti, professores e alunos, que enviaram seus trabalhos e participaram da Segunda Feira de Ciências Tecnologia e Inovação realizada em 2006 no Museu da República, no Rio de Janeiro, participaram da Primeira Feira Nacional de Ciências da Educação Básica, a Fenaceb, que aconteceu nos dias 21, 22 e 23 de novembro no campus da Pampulha na UFMG em Belo Horizonte, Minas Gerais, juntamente com alunos de todos os estados brasileiros.
Um mundo da conectividade
Cidadania e ComportamentoA conectividade não é mais novidade. O que importa agora é descobrir se isso é bom ou mau, pois as tecnologias artificiais vêm sensibilizando o cérebro a plasticidades cada vez mais rápidas.
A Numismática na Educação: utilização de moedas como documento histórico na sala de aula
HistóriaO presente artigo tem como objetivo demonstrar como o estudo das moedas, a Numismática, pode servir para repensar as práticas pedagógicas no atual contexto educacional. Este estudo científico das moedas e cédulas, apesar de ser pouco explorado no Brasil, pode ser importante ferramenta para compreender a mobilização de símbolos por parte do Estado em prol da construção da identidade nacional. A mediação do professor baseada na escolha de fontes e a preparação de aula alinhada ao currículo podem favorecer a construção do sentimento de pertencimento e cidadania no aluno.
O reconhecimento técnico dos profissionais não docentes: sua implementação nos sistemas de ensino
Formação de Professores e Política EducacionalO reconhecimento profissional dos não docentes inseridos nas escolas faz parte da legislação, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional das instituições, mas isso não vem sendo cumprido formalmente.
Estante Virtual
Para quem realmente gosta de leitura, tirar uma tarde para ficar passeando pelos sebos do Centro do Rio de Janeiro é um programão. Naqueles corredores estreitíssimos cobertos de livros, é irresistível sentar-se no banquinho baixo e passar horas lendo pequenos trechos de diversos volumes que aparecem à nossa frente.