Biblioteca
Filtrar os artigos
Porque o bom gosto se discute
Em discussões que giram em torno do conteúdo educacional e suas relevâncias na grade curricular, alguns debatem e inferem sobre a importância de este conhecimento fazer parte da realidade dos alunos. Estes são, atualmente, influenciados por seus ídolos da televisão, do futebol e da música: a influência da cultura de massa. Gostam de funk, pagode, novela e pulseiras coloridas. São participantes da moda. Entretanto, é preciso, no âmbito escolar, que o aluno conheça novas formas de artes em que o meio não o revela.
Um cara chamado Arístocles
No meu entender as três maiores invenções da humanidade são: a tecnologia de produção do fogo; o corretor automático do Microsoft Word e a rede de dormir (obviamente não nessa ordem porque, afinal, todo mundo sabe que a maior invenção da humanidade é mesmo a rede e só depois, com muita distância, é que aparece o corretor automático do Microsoft Word). Depois de tantos e tantos milênios, a humanidade precisa fazer um apanhado de seus feitos e de suas contribuições; afinal, ela nunca esteve tão perto de um colapso como na atualidade, e as listas das maiores invenções são urgentes, podendo abarcar áreas diversas, como música, monumentos arquitetônicos e conjunto de obras literárias.
Autonomia e motivação profissional
O prazer no trabalho é uma fonte cristalina de motivação. Vê-se com clareza o que se pretende e, mesmo que se altere parte do projeto ou o desvio seja total, há sempre a chance de ajustar ou iniciar novamente, contando com as causas já bem definidas, além da satisfação de ter experimentado os efeitos do que se causou com maior domínio. O prazer também se relaciona à autonomia que temos acerca das decisões (certas ou erradas) que tomamos, através de atitudes nascidas em nosso âmago. Como registra o escritor Lourenço Prado: “Sois senhor de vós mesmos.” Ou, pelo menos, podereis conquistar tal status.
Infância sem racismo
Uma das mais importantes campanhas do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em vigor atualmente trata do combate ao racismo desde a infância.
Tempo bom para o conto brasileiro
São tantas as catástrofes naturais ocorridas nos últimos tempos (tsunamis, temporais, vendavais, tornados, enchentes, inundações e a recente devastação na região serrana fluminense) que essas ocorrências pouco tempo depois caem no esquecimento – claro que não para aqueles que sofreram as consequências, como desalojados, desabrigados, desempregados, despossuídos.
Índio educa
A página inicial do site Índio Educa chama atenção logo à primeira vista com oito quadradinhos coloridos, cada um trazendo um simpático desenho de um índio fazendo algo relacionado à seção.
Usando a energia do Sol
Verão, sol, calor e a última coisa que se pensa é em banho quente. Contudo, o ano não é sempre assim. Logo vem o outono, com temperaturas mais amenas e dias equilibrados e a necessidade de se enfrentar a água fria para se tirar o dia do corpo.
MEC e Unesco lançam coleção com vida e ideias de educadores brasileiros
Estão presentes na “Coleção Educadores” sessenta e um autores, sendo 31 brasileiros. Dentre estes estão Anísio Teixeira, Manoel Bonfim, Nísia Floresta, Armanda Álvaro Alberto, Bertha Lutz, Cecília Meirelles, Helena Antipoff, Pachoal Lemme, Fernando de Azevedo, Lourenço Filho, Rui Barbosa, e Paulo Freire.
Consumismo Infantil: que crianças temos e que crianças queremos?
Antes de nos preocuparmos com que planeta deixaremos para nossas crianças, que tal nos perguntarmos que crianças estamos deixando por aqui? Em breve elas serão as donas do mundo; que base terão para enfrentar todos os obstáculos?
Física na Veia
Você conhece o www.fisicanaveia.com.br? Este é o blog do professor Dulcídio Braz Júnior, que recebeu, em junho de 2010, o prêmio de melhor blog em língua portuguesa do The BOBs (The Best of Blogs), concurso internacional de blogs organizado pela empresa alemã Deutsche Welle, considerado o maior concurso de weblogs, podcasts e videoblogs do mundo.