Biblioteca
Filtrar os artigos
A poética na loucura do dançar: um olhar sensível sob uma ação educativo-crítica
DançaAo longo do tempo, cada vez mais é necessário refletir sobre a dança nos seus variados contextos históricos e culturais. Analisando a dança como linguagem de expressão humana, debruçamos em seu processo de ensino e aprendizado, pelo qual não é possível dissociá-lo da construção artístico-coreográfica, das manifestações performáticas ou terapêuticas, uma vez que esse processamento acontece nas múltiplas formas para se expressar através dela. Além de trazer ao corpo e pelo corpo a construção de saberes e de conhecimentos, a dança algumas vezes toca em áreas mais profundas do ser humano.
Inovação na Educação Infantil tendo como foco a aprendizagem baseada no ensino híbrido
Educação Infantil e Formação de ProfessoresEste artigo objetiva proporcionar aos professores conhecimento teórico e prático a respeito do ensino híbrido, principalmente sobre Rotação por Estações, com estratégias e metodologias que podem ser implantadas em sala de aula. O ensino híbrido, que de forma simplificada é a mescla do ensino presencial aliado às tecnologias e aos recursos do ensino a distância, proporciona aos professores e às crianças uma nova forma de ensinar e aprender; aliando conhecimento, discussões e uso de tecnologias, permite que o aluno seja protagonista da construção do seu conhecimento e que os professores sejam mediadores desse processo.
Sequência didática em aulas de Língua Inglesa: uma abordagem no 7º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasO presente artigo almeja apresentar os pressupostos teóricos que constituem a proposta de sequência didática em meio educacional e sua contribuição em aulas de língua inglesa. Nossos objetivos concentram-se em demonstrar as contribuições significativas da aplicação de novas abordagens metodológicas na promoção do ensino da língua inglesa de forma significativa. Diversos autores tratam da relevância da SD no auxílio à prática pedagógica. Nossa abordagem metodológica lançou mão de pesquisa qualitativa com vistas à investigação de estudo de caso. O estudo é fruto da parceria entre coordenação escolar, docente e discente em prol do melhor desempenho da proposta metodológica.
Mediação didática lúdica: uma experiência com a produção de desenhos e reutilização de materiais reciclados
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresA escola constitui um importante local para construção de conhecimentos sobre a interação entre humanos e animais. Os objetivos do trabalho foram conhecer a percepção dos alunos sobre a fauna urbana e sua relação com o humano e discutir a importância do respeito e do cuidado com os animais por meio de estratégias lúdicas e arte. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de Vitória da Conquista/BA, com 20 estudantes do 4º ano. A produção dos desenhos permitiu conhecer a percepção dos estudantes sobre a fauna urbana e sua relação com os humanos. O uso de materiais recicláveis incentivou a criatividade, a autonomia e a promoção da conscientização ambiental nos estudantes.
A topofilia como estratégia de prevenção de ataques ativos em escolas
Computação e Tecnologias, Geologia, Comunicação, Geografia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO estudo investiga a violência nas escolas brasileiras, com foco em ataques ativos, sugerindo que a falta de conexão afetiva dos alunos com o ambiente escolar pode contribuir para esses atos. O projeto (Re)Conexão: Amar e Mudar as Coisas para Construir a Escola dos Sonhos é a estratégia para fortalecer os laços dos estudantes com a escola, utilizando metodologias ativas. Desenvolvido em uma escola pública do Rio de Janeiro, o projeto engaja os alunos na criação de um protótipo da Escola dos Sonhos, com resultados positivos, demonstrando o potencial dos estudantes como agentes de transformação.
Corpo e movimento – o descobrimento do corpo na educação infantil
Educação FísicaA experiência da aprendizagem seja compartilhada com o corpo orgânico, não se restringindo à ação verbal, na opinião de Neuza Cristina Gava e Marcelo Bittencourt Jardim.
As etapas da implementação do Plano Ceibal em quatro escolas da área metropolitana de Montevidéu, Uruguai.
As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são parte dos grandes avanços tecnológicos da humanidade nas últimas décadas. Têm transformado diversos âmbitos da economia, da cultura, da política e possibilitaram grandes mudanças na sociedade. A estrutura social se modificou. É assim que a sociedade da informação e do conhecimento se torna a sociedade rede (SR) veiculada pela internet (Castells, 2000).
A pandemia e o ensino de Ciências Sociais: Uma experiência de implementação das atividades remotas da disciplina de Sociologia em uma escola pública do interior baiano
Sociologia e Instituição EscolaA pandemia desencadeada pela covid-19 evidenciou as desigualdades que estruturam as relações sociais no Brasil. Sem preparo prévio, professores e estudantes foram obrigados a se adaptar a uma nova realidade educacional. Este artigo parte desse contexto e visa analisar uma experiência de implementação de atividades remotas emergenciais em Sociologia nas turmas de Ensino Médio de uma escola pública do interior baiano. As análises concluíram que as metodologias remotas foram ineficazes para atender as demandas estudantis e apontaram para a necessidade de as Ciências Sociais publicizarem suas metodologias investigativas para serem reconhecidas como área fundamental para compreender fenômenos sociais como a pandemia.
Reflexões acerca da Educação Infantil em relação ao momento da covid-19
Educação InfantilO artigo tem como objetivo refletir sobre como aconteceram as ações pedagógicas na Educação Infantil durante a pandemia de covid-19. Trata-se de pesquisa realizada de forma exploratória, qualitativa, incluindo pesquisa de campo em um centro de educação infantil municipal que possui todos os níveis (berçário, maternal e pré-escolar) da Educação Infantil localizado na periferia de Lages/SC. A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam que os profissionais da Educação encontraram dificuldades na comunicação com os familiares das crianças.
Sexualidade, educação e telenovela
Há muito, a relação entre os brasileiros e a telenovela tem sido explorada por seus autores e produtores para introduzir novos temas ou propiciar a discussão de outros não tão novos, como a homossexualidade. Há muito, também, a relação da sociedade com o folhetim eletrônico tem sido objeto de pesquisas nas universidades.