Biblioteca
Filtrar os artigos
Museu Nacional
Em junho próximo, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro completa 191 anos. Para comemorar a data, a unidade lançou um novo site com imagens belíssimas de seu acervo de 3.000 peças que compõem as exposições abertas ao público.
Blog EducaFórum
Se você é mãe, pai, educador(a) ou aluno(a) e ainda não acessou o EducaFórum, saiba que ao entrar nesse blog será bem recebido por pais de alunos totalmente independentes e desvinculados de qualquer interesse partidário ou econômico.
Cinema Clássico
Não precisa ser um cinéfilo para navegar no site Cinema Clássico. Basta gostar de cinema e se divertir com as curiosidades lá presentes. Na página inicial, temos a opção de filmes clássicos para download; alguns datam do início do século passado, como é o caso do The painted lady, de 1912 (que além do download também está liberado para assistir online), ou de The house of darkness, de 1913. Vale lembrar que todos os filmes disponíveis para download são públicos, pois o site não incentiva a pirataria. Na barra de menu da página inicial, a opção Filmes traz mais de 2.500 títulos (muitos deles liberados para download), com ficha técnica, sinopse, detalhes técnicos e algumas curiosidades sobre cada um deles. O difícil é saber que filme escolher primeiro, entre tantos clássicos como Gilda, Gata em telhado de zinco quente, E o vento levou... Neste último, por exemplo, somos levados a valorizar ainda mais a escolha de Vivien Leigh para viver a emblemática Scarlet O’hara, ao saber que foram testadas 1.400 atrizes para o papel; ainda sobre o mesmo filme, como não ficar revoltado ao saber que a atriz Hattie McDaniel (que interpretou a criada Mammy) não compareceu à première do filme pelo fato de ser negra?
Tumblr: a nova onda virtual entre os adolescentes
Conhecer outras pessoas, outras culturas, poder se expressar e se informar online sobre tudo que acontece no mundo... Um pouco disso, um pouco daquilo é possível encontrar nas outras redes sociais e blogs, mas o que há de tão especial no Tumblr que tem feito dele um dos microblogs mais utilizados especialmente pelos adolescentes?
Perspectivas da educação para um mundo melhor
Os maiores dragões do Século XXI, a má utilização da informação e do som, já começam a se refletir na educação do imaginário da humanidade: os homens pensam que o mundo está um caos, tornam-se retransmissores de tudo o que é ruim e aí os transtornos de comportamento vão se instalando e interferindo, profundamente, na harmonia e no bem estar da sociedade global. O jornalismo de grande parte do Planeta especializou-se em selecionar notícias trágicas. Há muitas pessoas viciadas na droga da violência.
Que tipo de professor é você?
Sem fazer muito esforço, porque salta aos olhos, pode-se notar que há uma infinidade de professores de todos os tipos; confira seu perfil: professor-intelectual, professor-humorista, professor-orador e, felizmente, professor-educador.
Não se educa com proibição!
De acordo com a Lei 5.453/09, recém-sancionada pelo governador do Estado do Rio de Janeiro, está proibido, nas salas de aula, bibliotecas e outros espaços de estudo das escolas da rede estadual, o uso de aparelhos MP3, MP4, walkman®, game boys, agendas eletrônicas e máquinas fotográficas, além dos celulares.
No parquinho
Os dois casais já se conheciam de longa data, eram amigos de colégio e casaram mais ou menos na mesma época – coisa de meses de diferença. Os filhos também têm quase a mesma idade. Depois de se tornarem pais, houve algum afastamento, porque os quatro concordavam que dar de mamar, acalmar o choro, limpar golfadas e trocar fraldas eram atos que não deviam ser compartilhados. Além, é claro, daquele cansaço que se traduz nas olheiras de pais recém-formados. Mas o tempo passou, uns quatro ou cinco anos, as crianças cresceram esse tanto e agora já podiam ficar mais soltas no parquinho, desde que não subissem no trepa-trepa nem jogassem areia na cara de ninguém. Nesse dia, só estavam as mamães com os filhotes. Os papais foram fazer compras juntos, para um churrasquinho no final daquela tarde.
Como demora a morrer a juventude em mim... Roberto Freire
O Centro de Cultura Social-SP comunicou a morte de Roberto Freire, criador da Somaterapia e ex-diretor, nos anos 60, do jornal Brasil Urgente (da AP) e do Serviço Nacional de Teatro. Grande escritor (destacam-se Cléo e Daniel e Sem Tesão não tem solução), terapeuta, dramaturgo (destacam-se Quarto de Empregada e O&A) e cantor-compositor (álbum Vida de Artista - puxo a brasa para o rap Os anarquistas e o samba canção A juventude em mim).
Vozes-mulheres
A voz de minha bisavó ecoou criança nos porões do navio. Ecoou lamentos De uma infância perdida.