Biblioteca
Filtrar os artigos
Percepção de alunos do Ensino Técnico de nível médio integrado sobre a aplicação de avaliação formativa
AvaliaçãoA necessidade da eliminação de fatores excludentes e geradores de desigualdade no processo educacional exige que os métodos tradicionais de avaliação sejam revistos. Nesse contexto, surge a proposta da avaliação formativa, que é inserida no processo de aprendizagem com o papel de orientar estudantes e professores na busca por melhores resultados. Este trabalho avalia a percepção de alunos do ensino técnico de nível médio integrado sobre a aplicação da avaliação formativa em disciplinas específicas do curso de edificações, por meio da escala de Likert. Os resultados indicaram viabilidade da aplicação desse tipo de avaliação, por sua influência positiva em aspectos motivacionais, de desempenho e de interação com o professor e com o conteúdo das disciplinas.
Morfogênese e teleologia das imagens na literatura infanto-juvenil
A principal ferramenta do design, assim como da ilustração é o desenho. Atrelado à configuração de objetos e sistemas de informação o desenho se relaciona com o texto, seja como elemento que atua junto à tipografia ou indiretamente no planejamento dessas produções estéticas nas quais a ilustração se insere.
Uma pesquisa bibliográfica sobre figuras de linguagem no Sermão da Sexagésima, do padre Antônio Vieira
Língua Portuguesa e LiteraturaNo século XVII, o Padre Antônio Vieira pregou o Sermão da Sexagésima no Brasil. Poderia ser mais um sermão, como qualquer outro; porém, sua forma de pensar o discurso tornava este uma obra de arte cheia de figuras de linguagem, fazendo um texto esteticamente instigante para os ouvintes e leitores de sua obra.
A paternidade e a maternidade na construção da identidade do adolescente e a evasão escolar
Psicologia e Instituição EscolaEste trabalho verifica a repercussão que a paternidade e a maternidade acarretam na vida de adolescentes e a evasão escolar devido à gravidez precoce. Para isso foi utilizada a entrevista semiestruturada, com dois jovens do sexo masculino e dois do sexo feminino que tinham 15 e 18 anos quando seus filhos nasceram. A conclusão baseia-se nos dados levantados pela amostra estudada e na análise do material coletado; é possível verificar que a gravidez “interrompe” a vida por um período curto, principalmente da adolescente grávida. A família, em alguns casos, ajuda o casal adolescente; o casamento vem como forma de amenizar a situação.
O enigma como desafio: notas sobre “Casa tomada”, de Julio Cortázar, e A menina morta, de Cornélio Penna
Entrevistado por Omar Prego em 1991, Julio Cortázar explica seu conto “Casa tomada” como um pesadelo. "A única diferença entre o sonho e o conto é que, no pesadelo, eu estava sozinho. (...) Mas, de repente, o escritor entrou em ação. Percebi que aquilo não podia ser contado com um personagem só, tinha que vestir (...) o conto com uma situação ambígua, uma situação incestuosa (...) um caso em que o fantástico não é algo que eu comprove fora de mim, mas que vem do meu sonho" (1991, p. 52).
Júri simulado: prática de sensibilização de Educação Ambiental em sala de aula
Ecologia e Meio AmbienteA Educação Ambiental (EA) preza a construção dos conhecimentos do indivíduo e da sociedade, incentivando-os a se sensibilizarem com os problemas relacionados ao meio ambiente, buscando soluções e estratégias para trazer proteção ao meio em que vivemos. A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal.
A biodiversidade de serpentes sob a ótica de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro: o papel da Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia e Biologia e BiociênciasEste trabalho analisa a visão de alunos do Ensino Fundamental II de uma escola pública de Seropédica/RJ a respeito da Biologia das serpentes e de seus acidentes ofídicos. Após aplicação e observação do questionário diagnóstico, realizou-se uma palestra de Educação Ambiental voltada à conservação de serpentes. Em seguida, aplicou-se um questionário avaliativo, a fim de verificar a eficácia da atividade. Percebeu-se uma mudança considerável na concepção dos alunos, reconhecendo a importância biológica das serpentes. Esses resultados ressaltam a necessidade da realização de projetos em EA que visem a sensibilização de todos.
Igualdade de gênero no ambiente escolar
Direito, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento, Outras Mais Específicas, Política Cultural e Política EducacionalÉ pela educação que o mundo pode ser transformado. As escolas devem ser refúgio para as crianças, especialmente para aquelas que vivem em cidades e bairros marginalizados, afetados pelas desigualdades sociais. É vital que a comunidade acadêmica realize pesquisas para compreender a escala e o alcance da desigualdade de gênero relacionada ao ambiente escolar e para desenvolver políticas a fim de eliminá-las. Construir a igualdade de gênero na escola é evitar que ocorram processos de discriminação. Nesse contexto buscamos analisar as posturas de meninos e meninas no ambiente escolar e as ações dos educadores e programas que estão sendo desenvolvidos para a discussão de gênero.
Avaliação para alunos com autismo inseridos em salas regulares de uma escola pública do Estado de Pernambuco
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste artigo objetiva identificar as deficiências na avaliação da aprendizagem dos alunos com autismo inseridos em salas regulares, na busca de elaborar um instrumento avaliativo que seja adequado às necessidades desses alunos. Inicialmente situamos a problemática da inclusão no contexto escolar. Para entender melhor as dificuldades enfrentadas por esses alunos, explanamos sobre as questões que envolvem o aluno autista. Falamos ainda da função mediadora de uma avaliação da aprendizagem que almeja o desenvolvimento integral do aluno. Metodologicamente foram coletados dados em entrevista realizada com professores e professoras do Ensino Fundamental de uma escola pública de Pernambuco.
A Educação Empreendedora no século XXI: desafios e perspectivas no processo pedagógico criativo
Comunicação, Formação de Professores e Política EducacionalO direito à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, visa promover o desenvolvimento integral dos cidadãos. Este estudo foca em habilidades empreendedoras e no uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais, onde os professores medeiam o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento de competências, incluindo atitudes sustentáveis. A pesquisa explora como a integração entre tecnologia e empreendedorismo pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes.