Biblioteca
Filtrar os artigos
Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
Vivências de Sala de AulaEste trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.
O lúdico e as metodologias ativas, uma leitura da Teoria da Aprendizagem de Vygotsky na Educação Infantil
Antropologia, Psicologia, Sociologia e Educação InfantilO presente ensaio tem como objetivo suscitar reflexões acerca da ludicidade como metodologia ativa com enfoque na Educação Infantil, com base nas contribuições teóricas de Vygotsky, um dos precursores de teorias em que o aluno é concebido como ativo na construção do conhecimento sendo mediado pelo professor. Para o embasamento teórico, optou-se por uma pesquisa bibliográfica qualitativa descritiva com autores de relevância. Verificou-se que as propostas de construção de conhecimento de forma lúdica contribuem para o desenvolvimento infantil, especialmente nos campos cognitivo, emocional, social, psicológico.
A encruzilhada da globalização
Sendo animado por uma perspectiva de liberdade e dignidade humanas, é forçoso reconhecer que a globalização, além de ser uma construção ideológica legitimadora de um desenvolvimento destruidor e excludente em escala mundial, contém rupturas na continuidade do capitalismo. Por isto, a globalização nos leva a enfrentar novos desafios, onde velhas ideias e usadas estratégias são insuficientes. Estamos numa grande encruzilhada histórica. Queiramos ou não, para influir nos processos futuros devemos fazer face ao processo da globalização. Para isto, por mais difícil que seja, precisamos avaliar os limites e as possibilidades da crescente onda de contestação civil à globalização dominante. Ao mesmo tempo se nos impõe a necessidade de confrontar a lógica do terror e da guerra que os atentados nos EUA desencadeiam.
O ensino de Língua Portuguesa no Brasil e as diferenças dialetais: a proposta do bidialetalismo funcional de Magda Soares
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Língua Estrangeira e Política EducacionalEste trabalho discute o ensino de Língua Portuguesa no Brasil a partir da proposta do bidialetalismo funcional, elaborada por Magda Soares. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicaram os pontos em que existem mais dificuldades no ensino da língua relativamente aos aspectos que caracterizam a variedade falada pela maioria dos alunos. Com a pesquisa, concluímos que se faz necessário revisar as metodologias de ensino de LP adotadas em diversas escolas. Sugerimos, ao final, uma atividade que pode ser realizada com eventuais adaptações.
Histórias em Quadrinhos em sala de aula: uma proposta com o Teorema de Pitágoras
MatemáticaAs histórias em quadrinhos (HQs) revelam-se um interessante recurso no ensino da disciplina de Matemática, uma vez que há o estigma, pelos estudantes, de que “aprender Matemática é difícil”. Este trabalho teve como processos centrais a elaboração e a utilização da HQ intitulada "Problemas com o Teorema de “Pitágoras”?”, aplicada em turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública no Espírito Santo, durante o ensino híbrido em 2021, em virtude da pandemia. O objetivo é analisar a produção de significados no uso das HQs nos processos de ensino-aprendizagem do Teorema de Pitágoras à luz do Modelo dos Campos Semânticos.
A importância da atividade lúdica para a prática docente: a construção do conhecimento das crianças
Educação Infantil e Formação de ProfessoresO presente estudo teórico trata da valorização do lúdico como recurso pedagógico que auxilia e orienta a prática dos educadores. O professor pode desenvolver capacidades cognitivas e afetivas da criança, buscando o aprendizado de valores, comportamentos e saberes. O trabalho objetiva apresentar visões teóricas sobre a atividade lúdica na prática docente. Com base nos pressupostos teóricos de Piaget, Vygotsky e Kishimoto, expõem-se as concepções de lúdico, jogo, brincadeira, brinquedo e a relação entre educador e educando no processo de ensino-aprendizagem.
Breve relato das experiências da Escola de Cinema do CAp/UFRJ
O presente artigo investiga algumas reflexões possíveis sobre currículo e linguagem cinematográfica em diálogo constante com as experimentações desenvolvidas na Escola de Cinema do CAp/UFRJ, oferecida como uma proposta extracurricular ao grupo de alunos do Ensino Médio, no ano letivo de 2008.
O currículo e a coordenação pedagógica: o desafio da aplicabilidade
Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola, Política Cultural e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo realizar uma reflexão acerca das chamadas teorias do currículo e de sua relação com a prática profissional do coordenador pedagógico dentro da estrutura educacional, buscando delinear brevemente as dificuldades e oportunidades que a prática do coordenador pedagógico pode propiciar num ambiente escolar que busca desenvolver uma interação democrática entre seus componentes. Realizou-se também uma breve revisão sobre autores críticos ao modelo de ensino atualmente vigente, buscando assim propiciar um leque mais amplo de possibilidades para análise dos interessados nos rumos da educação.
A dança como elemento facilitador na Educação Física escolar para crianças com síndrome de Down
Saúde, Educação Especial e Inclusiva, Dança e Educação FísicaEsta pesquisa tem por objetivo analisar as possibilidades positivas de desenvolvimento corporal, cognitivo, social e afetivo através da dança, especialmente para as crianças com síndrome de Down. Pela fundamentação teórica foi possível refletir e encaminhar o trabalho para as respostas possíveis ou esperadas. Esta pesquisa preocupa-se em apontar conhecimentos científicos sobre a síndrome de Down, as características comuns e o tratamento; é abordada também a inclusão das crianças com síndrome de Down na rede regular de ensino, pois cada vez mais aumenta a presença de portadores de necessidades especiais nas escolas regulares, as políticas educacionais estão empenhadas em promover a socialização dessas crianças.
O bioma Cerrado: uma abordagem interdisciplinar entre Ciências Naturais e Matemática
Botânica, Zoologia e MatemáticaO presente artigo discorre sobre as ações desenvolvidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid 2018-2020), em uma escola do município de Barreiras/BA, por meio do projeto interdisciplinar bioma Cerrado envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Embora sejam a princípio áreas distintas, quando se trata da necessidade de compreensão da riqueza e diversidade da fauna e flora daquele bioma, é evidente uma abordagem interdisciplinar, integrando objetos de conhecimento específicos dessas áreas.