Biblioteca
Filtrar os artigos
A formação continuada mediada pelas novas tecnologias digitais em parceria com as famílias no ambiente escolar
Formação de ProfessoresEste artigo buscou identificar as percepções dos profissionais de Educação por meio do curso de capacitação pedagógica sobre a importância da formação continuada conectada às novas tecnologias digitais, com ênfase na utilização dos recursos tecnológicos digitais como ferramenta mediadora em parceria com as famílias, com uma amostra de 25 respondentes. Os principais resultados indicaram desconhecimento por parte dos professores em relação ao uso de recursos tecnológicos como ferramenta digital facilitadora na aprendizagem familiar. Foram identificados fatores motivadores e inibidores para o uso dessas ferramentas.
Um conto, nós contamos: um relato de experiência com a literatura infantil desenvolvendo a oralidade através da linguagem audiovisual
Vivências de Sala de AulaA oralidade é uma linguagem essencial para o desenvolvimento humano e suas práticas sociais. Este trabalho objetiva desenvolver a oralidade a partir de situações de aprendizagens com a literatura, utilizando o gênero contos de fadas e a linguagem audiovisual. O relato apresenta uma sequência didática vivenciada com alunos do Ensino Fundamental I, contemplada em três momentos de atividades baseadas na leitura em andaimes – pré-leitura leitura e pós-leitura. Como aporte teórico utilizamos Graves e Graves, Zabala, Bakhtin e Vygotsky, com apoio da BNCC.
Variação linguística na Libras e possíveis implicações no ambiente escolar
Educação Especial e Inclusiva, Língua Estrangeira e Outras Mais EspecíficasEste artigo é um recorte da pesquisa “A variação lexical em Libras em três municípios do Estado de Alagoas”, desenvolvida no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas, em 2020. O objetivo principal é discutir as variações linguísticas na Libras com base nas contribuições de Labov e suas possíveis implicações no ambiente escolar. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. As discussões realizadas contribuem para o conhecimento de pesquisadores da Linguística, percebendo que a Libras também possui variações que podem sem vivenciadas no ambiente escolar.
Metodologias ativas na Educação Técnica Profissionalizante: relato da formação continuada com professores do IFMT - Câmpus Confresa
Formação de ProfessoresO presente texto tem o objetivo de descrever uma formação continuada sobre metodologias ativas na Educação Técnica Profissionalizante (ETP). Trata-se de um estudo qualitativo, que relata a experiência didática ocorrida em fevereiro de 2020 durante a realização da Semana Pedagógica do IFMT - Câmpus Confresa, região nordeste de Mato Grosso. O momento formativo contou com 31 professores da instituição. Foram duas as metodologias ativas vivenciadas: estudo de caso de ensino e rotação por estações. Com a realização do estudo, é possível afirmar que essa formação continuada possibilitou mostrar na prática que metodologias centradas nos estudantes são capazes de envolvê-los nos estudos, facilitar a aprendizagem pelo fato de aprender coletivamente e dinamizar as aulas, o que foi considerado viável pelos professores participantes dessa formação para a ETP.
Perspectivas de inclusão do aluno autista na rede pública de ensino: uma revisão integrativa
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA inclusão escolar de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) vem sendo assunto bastante estudado, a fim de buscar maneiras de inseri-las na sala de aula regular e melhorar seu atendimento. Como objetivo buscou-se analisar o processo de inclusão de crianças autistas na rede pública de ensino. Para tanto, foi realizada revisão integrativa de trabalhos publicados de 2016 a 2021. Os descritores utilizados foram “Autismo”, “Inclusão” e “Educação Básica”. A amostra foi composta por nove artigos, os quais evidenciaram que o sucesso da inclusão da criança autista depende de como os profissionais da Educação foram capacitados acerca do TEA.
Conservação de alimentos no ensino de Ciências: uma sequência didática para o 5º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaO ensino por investigação busca introduzir no espaço escolar aspectos inerentes às práticas científicas, visando tornar o processo de ensino mais interessante e socialmente relevante. Apresentamos uma sequência didática com caso investigativo no ensino de Ciências para turmas de 5º ano do Ensino Fundamental com o tema “A conservação dos alimentos”, envolvendo o uso de tecnologias e emprego do método científico e experimentações. A diversificação das metodologias para o ensino de Ciências, adaptada à realidade de cada turma, tem o potencial de trazer benefícios significativos para o contexto escolar.
A utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental
MatemáticaEste trabalho objetiva apresentar análises de artigos acerca da utilização do dominó como recurso para o ensino das quatro operações para uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental, uma possível estratégia para minimizar as dificuldades e resistências encontradas nos alunos durante as aulas de Matemática. Diante destas barreiras, torna-se necessário que o educador utilize métodos de ensino que motivem o educando a construir seu conhecimento. Como resultado, percebeu-se que utilizar jogos para ensinar conteúdos matemáticos desperta o interesse dos alunos, motiva o aprendizado e propicia um ambiente fértil para a construção do conhecimento.
Educação a distância: uma análise dos modelos de ensino
Quando pensamos em modelos de ensino, pensamos em padrões prontos a serem seguidos quanto à estruturação e organização educacional, porém não podemos reduzir nossos olhares a visões tão simplistas. Os modelos de ensino traduzem a filosofia da instituição de forma implícita; os modelos estão impregnados de princípios e valores que devem ser levados em consideração.
Considerações sobre o conto Singular Ocorrência, de Machado de Assis
Para levantar uma abordagem possível a respeito do conto Singular Ocorrência – publicado no livro Histórias sem data (1884), três anos depois de Memórias Póstumas de Brás Cubas –, consideramos a proposição de que a chamada segunda fase de Machado – à qual pertence o conto referido – pode se caracterizar por um “desenvolvimento em direção ao pirronismo” (Maia Neto, 2007, p. 22). Buscamos perceber em que medida Singular Ocorrência pode ser compreendido a partir das considerações críticas do ponto de vista cético.
Repertório comunicativo para bebês surdos: como favorecer a interação e a aprendizagem?
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresA presente pesquisa surge em função do acompanhamento do crescente ingresso de bebês e crianças surdas nos Centros de Educação Infantil do Ensino Regular do Município de São Paulo (CEI). Buscamos compreender como ocorre o acolhimento de um bebê surdo no CEI e como as experiências pedagógicas são organizadas para a promoção do seu repertório comunicativo. O percurso metodológico é qualitativo e os resultados demonstraram que os docentes que acompanharam esse bebê ao longo da primeira etapa da Educação Básica não se sentem preparados para essa atuação.