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A percepção dos alunos de Ensino Médio de uma escola pública sobre o ensino de Matemática
Matemática

O objetivo deste trabalho foi obter a percepção de alunos de uma escola pública do Estado do Rio de Janeiro sobre o ensino de Matemática. Nosso principal instrumento na produção de dados foi um questionário em que os participantes somente informavam seu sexo e sua idade. De acordo com os dados produzidos, a maioria dos alunos (62%) admitiu ter dificuldade em Matemática. Em relação às aulas do Ensino Médio, 72% afirmaram que elas tinham qualidade superior em relação às aulas que frequentaram no Ensino Fundamental. Os dados obtidos indicam que a forma como se ensina Matemática no Ensino Médio precisaria sofrer intervenções sob vários aspectos, mas no que tange ao papel do professor, fomos levados a considerar a possiblidade de desconstruir pensamentos e posturas enraizados na prática docente e que possam vir a contribuir para que nossos alunos não se sintam capazes de aprender e produzir Matemática.

Educação e partilha: a Escola no documentário "Pro Dia Nascer Feliz"
Cinema, Teatro e TV

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escola como peça formada e formadora da repartição das partes e dos lugares, a partir do documentário Pro dia nascer feliz, tendo como base a noção de partilha do sensível de Rancière (2009) e a relação entre política e estética de Freire e Freire e Shor. Para isso, optou-se por dividir a reflexão em duas partes, uma da escola pública e outra da escola particular, cada uma feita a partir de dois estudantes. Percebe-se o quanto a escola é uma instituição complexa e heterogênea: quando pública, lidando com a escassez de recursos e com a vulnerabilidade social dos alunos; quando particular, tentando disfarçar a sua missão de garantir a manutenção de uma partilha desigual.

Investigações Matemáticas e Robótica Educacional para o estudo de Geometria Plana nos anos finais do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Matemática

Este relato discute as contribuições da Robótica Educacional para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na perspectiva das Investigações Matemáticas. A pesquisa foi realizada com alunos do 6º ano de uma escola pública de Viçosa/MG. Os dados foram coletados em fotografias, atividades resolvidas e registros no caderno de campo. Para analisar os dados, consideramos a interação dos alunos ao longo da realização das atividades. Nossa análise indica que a Robótica Educacional desempenha papel crucial na comunicação e interação social, abrindo novas possibilidades de aprendizagem matemática aliada às tecnologias digitais.

Storytelling e gamificação com estratégias didáticas problematizadoras em temas de Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente

A inserção de ferramentas digitais na educação é primordial para acompanhar as constantes mudanças na sociedade, a exemplo dos jogos educativos. Tais ferramentas podem contribuir significativamente para o desenvolvimento de diferentes habilidades dos educandos. Além disso, devem estar relacionadas aos aspectos que promovam o protagonismo dos alunos, como a metodologia ativa storytelling, que, embora ainda pouco utilizada na educação, possui a premissa de inserção de histórias no ensino como forma de contextualização e promoção de motivação. Assim, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial de utilização da metodologia e recursos de gamificação na Educação Ambiental.

Vetores da formação do livro: do século IV a.C. ao Renascimento
Artes Plásticas e Outras Mais Específicas

A evolução dos processos de encadernação dos livros teve grande influência na formação de um modelo de produção que antecede às editoras e serviu para a definição dos padrões dos livros atuais.

O Portal Dia a Dia Educação: um ambiente pedagógico colaborativo para o ensino de Ciências
Biologia e Biociências e Química

Este trabalho busca verificar a existência de recursos didáticos disponibilizados no Portal Dia a Dia Educação (PDDE), integrado ao site da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, e relatar ambientes pedagógicos colaborativos (APC) que envolvam objetivos de aprendizagem de Ciências. Para a produção de dados, detivemo-nos na procura de modelos colaborativos de produção e no uso de APC de conteúdos educacionais no PDDE como subsídios para o ensino de Ciências. Os recursos didáticos do PDDE são importantes no que se refere à facilidade de utilização, pois são bem planejados e bem desenvolvidos.

Análise do aprendizado de Genética e Biologia Molecular em um pré-vestibular social: um reflexo do Ensino Médio
Biologia e Biociências e Avaliação

O trabalho buscou identificar as dificuldades dos discentes frente aos temas de Genética e Biologia Molecular, relacionando-os à educação formal no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em um pré-vestibular social do Estado do Rio de Janeiro. O resultado da análise mostra defasagem na aprendizagem, assim como o desinteresse pela atualização dos conceitos de biotecnologias aplicadas na sociedade. Verificou-se também a ausência de associações funcionais dos processos biológicos, além da controversa busca de bases bibliográficas.

Geografia na perspectiva do lugar: história de vida e uso de tecnologia da informação e comunicação
Geografia, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

A Geografia é uma ciência que possui o lugar, o território, a região, o espaço e a paisagem como categorias de análise. O lugar traz compreensões de ambientes onde a vivência, os sentimentos e as percepções contribuem para o verdadeiro conhecimento geográfico. Por meio de mecanismos da tecnologia da informação, essas descrições e compreensões dos lugares podem ser divulgadas e compartilhadas, o que, consequentemente, resulta em aumento do conhecimento geográfico geral de mundo.

Cinema e Educação: dialogicidade na programação e exibição de filmes em sala de aula
Vivências de Sala de Aula e Cinema, Teatro e TV

Este trabalho tem como escopo analisar o processo de dialogicidade entre educadores-educandos e educandos-educadores para o processo de inserção de filmes e documentários em sala de aula, como espectadores e como produtores. A pesquisa baseou-se em uma perspectiva bibliográfica, com base em artigos científicos e livros que trabalham a temática, tendo como fonte principal a Pedagogia do Oprimido, de Paulo Freire. A bibliografia traz como relevância o aspecto conscientizador e emancipador da utilização dos filmes e documentários em sala de aula, sendo uma linguagem mais acessível a todos e a todas.

Jogos e brincadeiras: interação social vivenciada pelos alunos do 6º ano da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes
Vivências de Sala de Aula e Educação Física

O presente trabalho intenciona apresentar um relato de experiência vivenciada na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes que retrata a formulação e aplicação de uma sequência didática sobre importância dos jogos e brincadeiras como forma de interação dentro do seu contexto social vivenciado no cotidiano dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Apresentaremos como fundamentação teórica a relevância do respeito às regras durante a vivência dos jogos e para a vida e como eles podem influenciar e contribuir para a interação social desses alunos. Vamos expor ainda os procedimentos usados e os resultados alcançados. Por fim, foi possível perceber que a prática dos jogos traz grandes benefícios para o desenvolvimento educacional desses alunos, estimulando o pensamento e desenvolvendo a criatividade.