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Atividades de Matemática para crianças com Síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Uma pesquisa realizada junto a três jovens portadores de síndrome de Down mostra que procedimentos foram utilizados para atingir uma melhor compreensão do conceito de número, considerando quantidade de elementos, imagem conceitual de número e sequência numérica padrão.

Metodologia de ensino da Literatura - Teoria & prática: análise do impacto de uma especialização profissionalizante sobre o ensino de Literatura
Língua Portuguesa e Literatura

A necessidade de intensificar a capacitação e a formação do professor de Língua Portuguesa da rede estadual do RJ impulsionou a criação do curso de Especialização em Ensino de Leitura e Produção Textual, que foi oferecido na modalidade EAD. O presente artigo visa exatamente relatar a experiência dos professores capacitados e dos seus respectivos alunos, respondendo à seguinte indagação: quais foram as contribuições mais notáveis do curso, no sentido de geração de alteração nas práticas de ensino de literatura que já eram utilizadas? Com uma metodologia focada na coleta e análise dos documentos produzidos para e pelo curso, com ênfase na análise das contribuições dos textos-base, buscamos registrar os pontos de impacto mais direto do curso sobre as práticas de ensino da leitura literária: articulação do ensino da literatura com uma abordagem ligada ao estudo dos gêneros textuais; atualização e expansão do corpus literário de análise; refinamento dos recursos para abordagem e condução de atividades criativas ligadas às leituras realizadas.

Práticas pedagógicas de Língua Inglesa no ensino-aprendizagem de educandos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Língua Estrangeira

Estudantes com síndrome de Down apresentam déficits intelectuais, de linguagem, de aprendizagem, além da dificuldade auditiva e fonológica, mas isso não significa que não consigam aprender. Apesar de tantas dificuldades no percurso acadêmico, eles têm direito à educação e ao aprendizado de uma língua estrangeira. O objetivo deste trabalho é analisar artigos que tratam da questão da prática pedagógica de Língua Inglesa para estudantes com síndrome de Down, para a compreensão de como é a síndrome nos estudantes e as dificuldades que eles carregam para aprender uma língua, e como o professor pode ajudá-los na aprendizagem.

Funções quadráticas e o jogo Angry Birds Friends
Matemática

Este trabalho explora uma abordagem gamificada no ensino de funções quadráticas, utilizando o jogo Angry Birds Friends. O objetivo foi elaborar uma sequência didática com a trajetória dos personagens do jogo e o software GeoGebra como apoio na visualização dessas funções. A base teórica enfatizou a importância dos jogos e das tecnologias digitais no processo de aprendizagem, destacando a relevância de estratégias pedagógicas que se baseiam na experiência do aluno. Descreve-se a elaboração e a realização da sequência, buscando compreender como a abordagem gamificada impactou o processo de aprendizagem dos alunos.

Cultura maker e Robótica sustentável: relato de experiência das aulas de Ciências em uma Escola Família Agrícola
Vivências de Sala de Aula

Este artigo relata experiência em uma turma de 9º ano da Escola Família Agrícola de Olivânia (Mepes), na zona rural do município de Anchieta/ES com os alunos 9º ano utilizando a cultura maker e a Robótica sustentável a fim de potencializar a criatividade, a autonomia, o trabalho colaborativo, a reflexão e o cuidado com o meio ambiente e a aprendizagem de conteúdos de Ciências. Consideramos a aplicação dessa intervenção pedagógica relevante, pois se percebe o interesse dos alunos na construção dos protótipos, na participação das atividades, na relação feita com conteúdos já estudados e com situações do cotidiano voltadas para as questões ambientais.

Macunaíma e Retrato do Brasil: A Construção da Identidade Nacional, sob o Traço da Luxúria

A aproximação entre Macunaíma, de Mário de Andrade, e Retrato do Brasil, de Paulo Prado, consiste na proposta fundamental deste trabalho. Tal aproximação estabelecer-se-á através do tema nacionalismo - comum a ambos os textos -, num diálogo permanente com o contexto histórico-cultural do Brasil na década de 20.

Qualificação do trabalho e políticas públicas de potencialização humana
Direito, História da Educação e Política Educacional

Este artigo busca trazer os ordenamentos, decretos e as políticas públicas do Estado brasileiro que objetivam a propugnar o Ensino Profissional integralizado e técnico para o estudante e para o trabalhador no mutável e histórico mercado de trabalho, além de análises críticas e técnicas sobre a sua efetividade e sua progressão até os dias atuais. Acrescentem-se a isso reflexões e apontamentos das novas tecnologias que surgem via Indústria 4.0, trazendo a necessidade urgente da qualificação do trabalho humano, como forma de garantir sua sobrevivência e sua cidadania.

Mediação pedagógica: uma análise para além da mera utilização dos recursos digitais
Vivências de Sala de Aula

Este artigo aborda uma experiência de criação de um jornal em uma escola estadual de tempo integral de Goiânia/GO. O jornal fazia uso das tecnologias digitais da informação e comunicação para que ocorresse maior integração entre os membros da unidade escolar no momento de retomada das aulas presenciais (em decorrência da pandemia da covid-19), estimulando o hábito da leitura e da escrita, de forma que os alunos ficassem mais familiarizados com a sua prática. As tecnologias digitais, por meio de inúmeras plataformas, são ferramentas importantes na contemporaneidade, desde que usadas com a mediação do professor. 

Uso de ferramentas digitais no ensino de Astronomia e Cosmologia para a Educação Básica
Astronomia e Física

Este artigo propõe o uso das TDIC em atividades de ensino que envolvem Astronomia e Cosmologia no Ensino Médio. Diante de algumas coleções que abordam o conteúdo de Ciências da Natureza, em livros didáticos aprovados pelo PNLD, notou-se a necessidade de trabalhar alguns temas com mais profundidade de modo que permitam mais interatividade entre os alunos e uma fonte de consulta para os professores. Com o intuito de oferecer subsídios e materiais de apoio para educadores, foram elaboradas algumas atividades que fazem uso de recursos digitais disponibilizados de forma gratuita na Internet.

Cinema em sala de aula virtual como incentivo a leitura e a escrita no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula

Nossa vida diária é permeada por diversos gêneros discursivos – orais e escritos, impressos ou digitais – que organizam nossa comunicação. Nesse contexto do mundo letrado, o aluno é inserido e convidado a ler e a produzir não só textos escritos, mas também orais de maneira ativa, interativa e criativa. Partindo da relação cinema e educação remota, este artigo analisa a inserção de filmes nas aulas remotas como ferramentas educativas que podem contribuir para a expressão oral, escrita e interpretativa dos alunos do Ensino Fundamental II, neste cenário de pandemia de covid-19, e averiguar a contribuição no processo de ensino-aprendizagem como prática pedagógica prazerosa, inovadora e socioconstrutiva na modalidade de ensino remoto.