Biblioteca
Filtrar os artigos
Tenho um aluno surdo, e agora? A necessidade da formação continuada para profissionais da Educação no atendimento a alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e História da EducaçãoNo tocante à Educação de Surdos, já é consenso que eles passaram por diversos contextos exclusivos que não priorizavam as línguas de sinais. Contudo, após o reconhecimento da Libras enquanto língua por meio de legislações no Brasil em 2002 e 2005, a adoção da língua de sinais nos espaços escolares regulares passou a ser obrigatória, pois nesse momento iniciava-se o processo inclusivo neste histórico educacional dos educandos surdos.
O uso das metodologias ativas de aprendizagem na formação do professor: das universidades para a prática nas escolas
Formação de ProfessoresO ambiente escolar vem se modificando juntamente com os avanços tecnológicos, consequentemente, a facilidade de conexão do aluno com o mundo à sua volta é disponibilizada de inúmeras formas. Ao deparar-se com esse aluno, o professor se encontra na função de atraí-lo para a aula. Este artigo apresenta um estudo bibliográfico que tem por objetivo compreender a importância da formação do professor por meio das metodologias ativas até o exercício docente, compreendendo tais metodologias como ferramentas de mudança na prática de ensino tradicional, partindo de alguns questionamentos.
A tecnologia aliada à educação em locais afastados de grandes centros urbanos na Amazônia – o caso do município de Brasil Novo/PA
Computação e Tecnologias, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO uso de equipamentos tecnológicos no campo da educação pode oferecer contribuições importantes ao processo de ensino-aprendizagem se observadas as condições adequadas de sua utilização. Constata-se uma disparidade na distribuição de recursos tecnológicos nas escolas públicas brasileiras. Nas regiões afastadas dos centros urbanos, a exclusão digital é um problema iminente. O presente trabalho analisa, a partir da perspectiva de docentes, o uso de equipamentos tecnológicos no Ensino Fundamental no município de Brasil Novo/PA.
Da rua para a universidade e da universidade para a rua
Educação FísicaWiliam Prudêncio viveu na rua, morou em abrigos, graduou-se em Economia e Relações Internacionais e dá aulas de Capoeira Angola para a população em situação de rua, aproveitando essa oportunidade para falar de temas como negritude, racismo, homofobia.
As tirinhas como recurso didático para melhorar o ensino de Física
FísicaEste trabalho associa ensino de Física, tirinhas (HQ) e prática experimental para melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina. A prática experimental muitas vezes é trabalhada com um roteiro que envolve texto, tabelas e fórmulas para chegar a um objetivo proposto. Nem sempre o aluno consegue entender as informações disponíveis nesse roteiro, tendo dificuldade em compreender a experiência como o que está medindo, para que servem as medidas e o que vai calcular no final. Para melhorar esse cenário, o uso das tirinhas possui potencial em associar texto e imagens com uma narrativa divertida.
Projeto Bi-Bi Fom-Fom: Aprender a conviver com o trânsito
O projeto Bi-Bi Fom–Fom constitui-se numa série de ações didático-pedagógicas contemplando a educação para o trânsito e atendendo à Educação Infantil e ao ensino Fundamental (1º e 2º ciclos).
O suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade: uma análise em Sobral/CE
Instituição Escola e Política CulturalEste artigo discorre acerca do suporte dos recursos humanos como garantia de um contexto educacional de qualidade na Educação Básica, especificamente no Ensino Fundamental, pensando a importância do setor responsável por organizar processos administrativos que garantam todos os direitos dos servidores. Os recursos humanos são fundamentais na gestão de instituições educacionais, pois a escola não se faz apenas de corpo docente. Autores como Barreto e Lopes discutem a presença dos recursos humanos na educação pública, enquanto Urpia et al. e Silva Moreira et al. analisam a atuação desse profissional na educação.
Família-escola e as práticas pedagógicas na sociedade imagética
Educação a Distância e Formação de ProfessoresEm uma sociedade na qual a comunicação cada vez mais acontece de maneira virtual e por imagens, pensar as possibilidades da relação família-escola se faz presente no dia a dia escolar, sendo o objetivo deste trabalho. Estudos apontam para a importância dessa colaboração entre família e escola e o quanto ela pode ser benéfica para o aluno quando direcionada para seu o bem, ainda que também apontem para a “separação” relacional que ocorre entre ambas. Contudo, considerando a atualidade comunicacional, questiona-se quais são as práticas que podem vir a servir para essa colaboração de maneira eficaz na aprendizagem.
Aulas remotas no ensino de Física numa escola pública de Maricá/RJ em tempos de isolamento social
FísicaO fechamento das escolas públicas no Estado do Rio de Janeiro foi inevitável para diminuir a disseminação da covid-19. O ensino remoto foi usado como alternativa para dar continuidade aos estudos. Com isso, os professores e alunos tiveram o desafio de usar tecnologias digitais de informação e comunicação nas aulas remotas. Esta pesquisa foi desenvolvida numa escola pública de Maricá/RJ, com as turmas de 1º e 2º anos do Ensino Médio, tendo os objetivos de analisar o uso da plataforma Moodle como suporte para as aulas remotas; a aprendizagem de Física utilizando algumas tecnologias digitais de informação e comunicação; e os desafios e contribuições apresentados.
Sorte na Genética: atividade educacional de suporte ao ensino-aprendizagem no Ensino Médio
Biologia e BiociênciasA Genética tem sido apresentada de maneira superficial resultando em aprendizagem deficiente e gerando impacto para a vida dos discentes, uma vez que a Genética é um campo de estudo que permeia questões educacionais, morais, tecnológicas e de saúde. Uma ferramenta bastante útil no processo de ensino-aprendizagem são os jogos didáticos. Este trabalho propõe um jogo didático com base em um jogo clássico, constituindo um material de apoio aos alunos e professores para o aprendizado de conceitos relacionados a Genética no Ensino Médio.