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Educação policiada
Contra toda discussão acerca da desmilitarização das polícias militares no Brasil, a qual resultou na PEC-51, é curiosa a saída do Estado de Goiás para diminuir as violências nas escolas. Nesse estado, as autoridades optaram por transformar dez escolas públicas em colégios militares ainda em 2014. O governo de lá simplesmente aumentou para 19 o número de escolas que terão a mesma hierarquia e disciplina que, guardadas as devidas proporções, não funciona tão bem nos quartéis. A ação, contudo, dentre outras, levanta questões.
A formação docente para a EJA: uma questão ainda não resolvida
Formação de ProfessoresEste trabalho é fruto de pesquisa de campo e bibliográfica sobre formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos, com questionários semiestruturados com professores e alunos da EJA sobre a importância da formação docente para atuar nessa modalidade. Também foram aplicados questionários socioeconômicos para se ter uma ideia da clientela da EJA. Os professores que atuam na EJA não possuem qualquer formação para atuar nessa modalidade de ensino; a metodologia e os conteúdos são os mesmos trabalhados nas classes regulares da educação básica.
Práticas educacionais na formação inicial do pedagogo baseadas na arte de dobrar papel
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo relata a experiência do estudo de caso de nove discentes dos Cursos de Graduação em Pedagogia da UFF em Niterói e do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (Infes) em Santo Antônio de Pádua. Buscou-se analisar as maiores dificuldades encontradas pelos alunos nos conteúdos de Matemática que devem ser ensinados pelos pedagogos, assim como as possíveis contribuições do origami como recurso para o ensino da Matemática na formação inicial do pedagogo. Por meio de um curso de extensão, utilizou-se uma cartilha didática autoral contendo quatro unidades de ensino: Geometria Plana; Geometria Espacial; fração; curiosidades no tangram utilizando o origami.
Educação Ambiental na perspectiva crítica: análise dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Vila Rica/MT
Vivências de Sala de AulaA cada dia se intensificam as preocupações dos cientistas sobre a qualidade do meio ambiente. A Educação Ambiental, na perspectiva crítica, tem grande potencial transformador no sentido de instigar o estudante a identificar os problemas ambientais à sua volta e propor mudanças atitudinais diante de tais desafios. O objetivo deste estudo foi analisar as percepções dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública sobre as condições ambientais no bairro em que vivem na cidade de Vila Rica/MT. As observações foram registradas, organizadas e socializadas na forma de um seminário virtual, quando foram apontados os problemas detectados e as possíveis soluções.
Levantamento de concepções, abordagens e vertentes em Educação Ambiental com professores de uma unidade escolar do Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalConsiderando a variedade de discursos em Educação Ambiental e os desafios para sua implementação em âmbito escolar, o presente estudo visa a promover reflexões, analisar e identificar vertentes pedagógicas predominantes sobre o tema em uma unidade escolar. O estudo ocorre a partir de pesquisa documental e aplicação de questionário junto ao corpo docente da unidade, utilizando como modelo político-pedagógico para a Educação Ambiental as vertentes: conservadora, pragmática e crítica. Diante da análise proposta, constatam-se relatos de ausência de disciplinas relacionadas à Educação Ambiental durante a graduação dos professores.
Letramento visual no contexto Língua Inglesa: uma proposta para o 1º ano do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política EducacionalEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada no curso de mestrado do Colégio Pedro II (MPPEB). Faz parte dos estudos desenvolvidos no âmbito do grupo de estudos Geplieb, com pesquisa sobre letramento visual, propondo prática pedagógica que contribui para o letramento visual em escolas públicas brasileiras. O projeto é baseado na Gramática de Design Visual, de Kress e Leeuwen, e em documentos brasileiros da Educação Básica, como a BNCC e o currículo de Língua Inglesa do Rio de Janeiro. A investigação implica debater o letramento visual nas escolas, contribuindo para o pensamento crítico já nos primeiros anos de escolaridade.
A construção do pensamento matemático pelos jogos
MatemáticaEsta pesquisa destaca a importância do jogo para a aprendizagem e construção do pensamento matemático, no Fundamental II, para alcançar a superação das dificuldades de aprendizagem dos conceitos matemáticos e na resolução dos problemas vistos na disciplina. É uma ferramenta que estimula o processo de construção do conhecimento e do raciocínio lógico, pois proporciona situações que exigem pensamento crítico para tomadas de decisões. Para alcançar o intento, foram consultados autores que dissertam a respeito das dificuldades de aprendizagem matemática e teóricos que aludem acerca da utilização do jogo como estratégia.
Debates decorrentes das “duas culturas”: caminhos para uma educação igualitária por Charles Snow e Zygmunt Bauman
Filosofia, História, História da Educação e Política EducacionalBauman e Snow, grandes nomes do cenário sociológico internacional, são de grande importância para este trabalho; eles contribuem para que consigamos entender como nos posicionar com relação a esse distanciamento entre as ciências humanas e as exatas. Servirão de aporte teórico, comparando ideias e estudos relacionados a sociedade, cultura e educação.
A participação da comunidade escolar por meio das redes sociais
Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaO presente estudo tem como tema a integração da escola com a comunidade escolar por meio das tecnologias digitais. A temática surgiu da necessidade de criar um canal de comunicação com a comunidade escolar visando reduzir as dificuldades de promoção de uma gestão participativa na administração das ações de diversos interesses de forma coletiva. Tendo como relevância instigar nas pessoas a construção de conhecimento e participação coletiva no desenvolvimento da aprendizagem, avaliou-se o uso das redes sociais como estratégia pedagógica na promoção da comunicação e participação da comunidade escolar junto à gestão. Criou-se um canal na rede social YouTube para garantir um espaço de comunicação educacional de escuta ativa e dialógica.