Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Perfil das produções científicas acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez no período 2015-2019
Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como base um estudo do tipo “estado da arte”, com o objetivo de sistematizar e mapear a produção do conhecimento acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez realizado no Brasil. De natureza bibliográfica, realizada por meio de estudo bibliométrico e revisão de literatura, esta pesquisa partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses que abordam a referida temática no período de 2015 a 2019, analisando as tendências e lacunas teórico-metodológicas, contribuindo com a produção científica com vistas à discussão sobre o processo de inclusão e interface: Ensino de Biologia e Alunos com surdez.

Gestão escolar com participação democrática
História da Educação, Instituição Escola e Política Educacional

Este trabalho objetiva identificar os meios que a gestão democrática utiliza para implantar no ambiente escolar a democracia participativa, discorre sobre a origem da gestão democrática, sua ligação com o processo de redemocratização do Brasil, os princípios da gestão democrática, sua finalidade e dimensão política. A pesquisa se justifica por a gestão escolar fazer parte da formação e da profissão do professor de Artes e a gestão democrática ser um meio de efetivação da democracia participativa dos cidadãos. Conclui-se que a participação da comunidade escolar é o princípio norteador para a execução desse novo padrão de gestão.

Letramento escolar: ultrapassando os muros da escola
Formação de Professores

O presente artigo busca refletir sobre a relevância do letramento no âmbito escolar, enfatizando a leitura e a escrita, com o objetivo de apresentar algumas discussões teóricas de autores que defendem a concepção de letramento como prática essencial no desenvolvimento do ensino-aprendizagem dos alunos. Percebemos a importância do aprimoramento dos níveis de letramento no espaço escolar, desenvolvendo o senso crítico do nosso alunado, instigando a imaginação e proporcionando novos sentimentos, emoções e conceitos, refletindo sobre o que se lê, o que se vive e o que se vê, a fim de que realize uma leitura do mundo à sua volta.

Aprendizagem e avaliação: um processo intrínseco
Computação e Tecnologias

Este artigo tem a finalidade de analisar as relações existentes entre aprendizagem e a avaliação, as interseções presentes e a experiência das condições biológicas e sociais que interferem no processo de aquisição do conhecimento. Aprendizagem e avaliação se coadunam num mesmo processo em que é necessário interpretar o que ocorre nos espaços educacionais e o protagonismo de alunos e professores.

Aprendizagem mediada por signos e a construção de conceitos em uma perspectiva vigotskiana
Formação de Professores

As relações entre instrumentos e signos mostram a importância dos últimos para a comunicação e a formação de conceitos; assim é possível compreender que a aprendizagem acontece por meio do uso de sistemas simbólicos com o auxílio do outro.

Supervisão pedagógica na gestão escolar: trabalhando Direitos Humanos e cidadania a partir da literatura infantil
Instituição Escola

Este artigo busca elementos teóricos para problematizar, refletir e contextualizar as experiências vivenciadas durante a intervenção pedagógica em uma escola de ensino fundamental da rede estadual. O projeto procurou articular ações educativas voltadas ao trabalho de Direitos Humanos e cidadania via literatura infantil, procurando refletir sobre aprendizagens e resultados observados e sobre o significado das ações no cotidiano da escola.

Letramento escolar: ultrapassando os muros da escola
Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Este artigo reflete sobre a relevância do letramento no âmbito escolar, enfatizando a leitura e a escrita, tendo como objetivo apresentar algumas discussões teóricas de autores que defendem a concepção de letramento como prática essencial no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem dos alunos. Percebemos a importância do aprimoramento dos níveis de letramento no espaço escolar, desenvolvendo o senso crítico do nosso alunado, instigando a imaginação e proporcionando novos sentimentos, emoções e conceitos, refletindo assim sobre o que se lê, o que se vive, o que se vê; é feita uma leitura do mundo à sua volta.

Erros da escrita: previsibilidade e atipicidade em sujeitos com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este estudo traz à tona a análise realizada durante acompanhamento de atividades do Núcleo Saber Down da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Dentre os objetivos deste trabalho estão a verificação de estratégias pedagógicas e terapêuticas que visam ao desenvolvimento da aprendizagem de indivíduos com síndrome de Down (SD). Fazemos uma reflexão sobre a Educação Especial e o processo de inclusão da pessoa com deficiência. Por conseguinte, realizamos uma breve reflexão sobre o indivíduo com SD e o processo vivenciado no Núcleo Saber Down. Entre os resultados, observamos que os erros cometidos por alunos com SD não são tão atípicos, uma vez que são perfeitamente explicáveis à luz da Fonética e da Fonologia; ademais, observarmos que os indivíduos com SD são muitas vezes excluídos do processo de ensino e de aprendizagem, principalmente na fase de aquisição da leitura e da escrita. Concluímos que as atividades do Núcleo são de extrema importância para a comunidade do Sudoeste da Bahia, mas que precisam agregar em seu contexto o uso de tecnologias como instrumentos que podem ampliar as perspectivas de inclusão de crianças, jovens e adultos com SD.

Análise de uma proposta curricular de Educação Física: pontos e contrapontos
Educação Física e Política Educacional

Atualmente, muitos sistemas de ensino têm elaborado e implantado propostas curriculares padronizadas. Regiões com grandes extensões de terra com diferentes culturas locais são orientadas a desenvolver os mesmos conteúdos de um currículo que pode não atender as necessidades plurais. Diante disso, buscamos, a partir de análise documental da proposta curricular de Educação Física da rede estadual de educação do Rio de Janeiro, identificar as possíveis ideologias presentes na proposta chamada de Currículo Mínimo. Conclui-se que a proposta expressa uma concepção neoliberal de educação por engessar a prática pedagógica, padronizar o que deve ser ensinado e relacionar o currículo às avaliações externas que visam às competências mercadológicas e desconsideram o contexto escolar e suas especificidades.

Intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

O presente trabalho tem como objetivo destacar as intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual buscam-se informações em revistas, periódicos e artigos científicos que possam subsidiar nas informações necessárias sobre o assunto abordado. Sabe-se da importância que a Psicopedagogia representa e demonstra nas escolas e entre as famílias que necessitam desse acompanhamento. No entanto, muitas dificuldades jurídicas são encontradas para que pouco se desenvolva a inserção desses profissionais de Psicopedagogia em instituições públicas.