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Adequação curricular e ensino estruturado: trabalho colaborativo entre professores para o desenvolvimento do estudante com TEA
Educação Especial e Inclusiva

Este estudo é resultado da dissertação de mestrado que aborda adequação curricular utilizando elementos do ensino estruturado fundamentado nos princípios do programa TEACCH. A pesquisa partiu de uma questão norteadora: é possível fazer adequações curriculares utilizando os princípios desse programa? Com o questionamento apresentado, delimitou-se como objetivos elaborar uma proposta de adequação curricular com base nos princípios do ensino estruturado na perspectiva do programa para um estudante com TEA, matriculado no terceiro ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino; observar como o professor da sala comum organiza as atividades para o estudante com TEA; verificar se o ensino estruturado abordado no programa pode ser ajustado ao currículo escolar; atuar numa proposta de trabalho colaborativo entre professor do AEE e a professora da sala comum; aumentar a participação do estudante com TEA nas atividades propostas em sala de aula e contribuir com a socialização no grupo. A pesquisa foi desenvolvida com base em uma metodologia comunicativa crítica, provida do diálogo para compreender, interpretar e transformar a realidade vivida pelos próprios participantes da pesquisa. Utilizamos dois instrumentos para coleta de dados: roteiro de entrevista e roteiro de observação. A pesquisa foi desenvolvida na rede pública do Estado de São Paulo tendo como sujeitos um estudante com TEA, a professora da sala comum, a professora do AEE e a mãe do estudante. Os resultados mostraram que é possível adequar conteúdo do currículo escolar utilizando elementos do ensino estruturado sob os princípios do programa TEACCH, que, apoiado no trabalho colaborativo entre professores, contribui com ensino-aprendizagem, favorecendo também a comunicação e a interação do estudante no ambiente escolar.

Desafios em contextualizar o currículo da Escola Municipal Joaquim Rodrigues de Sousa Martins
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O artigo reflete sobre o currículo de uma escola municipal de Picos/PI, a fim de construir um currículo contextualizado que desperte o interesse da população local para uma nova visão dos saberes e experiências da comunidade. Os resultados mostram que a escola enfrenta desafios, pois apresenta dificuldades em relação à política local, à cultura e à falta de orientação de muitos professores, que estão pouco preparados para trabalhar com base na contextualização do currículo.

Educação Indígena: experiências com crianças Guarani no cotidiano de uma escola em Aracruz/ES
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta partes de um projeto de pesquisa em andamento, Infâncias Guarani da Terra Sem Males em Aldeias Indígenas de Aracruz/ES, que investiga as infâncias vividas no entorno escolar das aldeias indígenas de Aracruz, com a participação de estudantes do curso de Pedagogia, da Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Configura-se no cenário de escolas indígenas e nas possibilidades de um encontro com o devir de infâncias Guarani, apontando para as experiências, os mitos, as lendas, as vivências, as brincadeiras, os artefatos, os acontecimentos, o modo de vida Guarani.

Debates decorrentes das “duas culturas”: caminhos para uma educação igualitária por Charles Snow e Zygmunt Bauman
Filosofia, História, História da Educação e Política Educacional

Bauman e Snow, grandes nomes do cenário sociológico internacional, são de grande importância para este trabalho; eles contribuem para que consigamos entender como nos posicionar com relação a esse distanciamento entre as ciências humanas e as exatas. Servirão de aporte teórico, comparando ideias e estudos relacionados a sociedade, cultura e educação.

Diagnóstico das deficiências na aprendizagem de Programação em alunos do curso técnico integrado de Automação do IFMG - Câmpus Ibirité
Computação e Tecnologias, Avaliação e Vivências de Sala de Aula

Os profissionais da área de Controle a Automação estão intimamente ligados à programação de máquinas e computadores, utilizando esse recurso para otimização de processos produtivos e melhoria da vida da comunidade como um todo, possibilitando desde maior rapidez numa simples operação matemática até maior segurança a acessos em ambientes físicos ou virtuais. Buscando uma melhoria contínua do ensino, este trabalho apresenta um diagnóstico que levanta as dificuldades e um panorama do aprendizado da disciplina de Programação. Este artigo apresenta as principais percepções considerando a perspectiva de 22 alunos ingressantes do curso técnico integrado em Automação Industrial que foram colhidas por meio de formulário digital após o término do período letivo. Os resultados mostram que os alunos consideram como maior dificuldade o uso das “estruturas de dados” e apontam que a carga horária de 60 horas-relógio foi insuficiente para bom entendimento de todo o conteúdo. Ainda pela perspectiva do aluno, foi diagnosticado que o material didático disponibilizado pelo docente foi insuficiente, sendo necessário estudo em outras fontes das quais se destacam a busca em sites da área e a utilização de exercícios resolvidos para melhoria do entendimento.

Afetividade na aprendizagem escolar: papel do assistente social sob o olhar da Neurociência
Sociologia e Política Educacional

Este artigo é resultado de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de cunho exploratório em que se buscou compreender a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem sob o olhar da Neurociência. Busca-se entender o funcionamento do sistema nervoso central, sua influência na aprendizagem e de que forma contribui no processo. Para isso, inicia-se busca em fonte primária com revisão bibliográfica em que foram feitos levantamentos, fichamentos das citações relevantes dos autores Henri Wallon, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Daniel Goleman, entre outros. Apresenta-se um panorama do debate da importância da afetividade nas relações interpessoais com enfoque nas teorias de Henri Wallon, que se dedicou ao estudo da afetividade, destacando sempre sua importância nas relações interpessoais na sala de aula. Considerava a afetividade um dos aspectos centrais do desenvolvimento humano. O presente artigo trouxe a compreensão da necessidade de termos assistentes sociais nas escolas, pois seu trabalho contribui para a identificação precoce do aluno que apresenta dificuldade escolar e, sob a Neurociência, considera que o conhecimento das funções cerebrais é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo saudável. Esse profissional contribui também para a garantia do direito à educação e, quando necessário, o encaminhamento aos serviços sociais e assistenciais.

Perfil das produções científicas acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez no período 2015-2019
Biologia e Biociências e Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem como base um estudo do tipo “estado da arte”, com o objetivo de sistematizar e mapear a produção do conhecimento acerca do ensino de Biologia para alunos com surdez realizado no Brasil. De natureza bibliográfica, realizada por meio de estudo bibliométrico e revisão de literatura, esta pesquisa partiu do levantamento de artigos, dissertações e teses que abordam a referida temática no período de 2015 a 2019, analisando as tendências e lacunas teórico-metodológicas, contribuindo com a produção científica com vistas à discussão sobre o processo de inclusão e interface: Ensino de Biologia e Alunos com surdez.

Aprendizagem, pobreza e Educação Infantil no Brasil: reflexões necessárias à prática docente inicial
Educação Infantil

A natureza humana é fruto de uma integração e organização espontânea do espaço em que se vive, num equilíbrio estável, o qual não pode desestabilizar, e o tempo vivido juntos rege a conduta de seus componentes. Este estudo justifica-se por ter como meta trabalhar com Educação Infantil no futuro e ter a necessidade de aprofundar o conhecimento em relação à mesma, com vista a promover a discussão no ambiente educacional como obtenção de informações que contribuam para uma educação mais eficaz e prazerosa.

Projeto politico-pedagógico: a qualidade dos serviços oferecidos

Participantes: Maíra Barcelos De Souza, Manon Miguel Bernardes, Marcelle Martins Costa Do Nascimento, Marcelle Zerbini Autran, Márcia Filgueiras Gonçalves, Márcia Regina Fernandes Pimenta, Margareth De Sales Da Silva, Maria Alice Faria Tavares, Maria Aparecida Da Silva De Almeida, Maria Cristina Conceição Santana, Maria Das Dores Mattos Da Silva Medeiros, Maria De Fátima Oliveira Mathias, Maria Elisabete Dos Santos, Maria Luiza De Aguiar Mattos, Mariléa De Freitas Campos, Mariana Pimentel Santos, Mariana Stephano Barbosa Nepomuceno, Marianna De Andrade Barino, Marcia Alves Santos, Marcela Ferreira Schincaglia, Maria Helena Dos Santos, Maria Elisângela Da Costa Silva, Marilane Rezende Duarte, Marizete Faustino Da Cunha, Michele Pereira Becker, Michelle Ribeiro De Carvalho, Mila De Oliveira Miranda, Nayla Schenka Ribeiro, Neuza Costa Maldonado, Niara Ventura Malheiro, Nilce Bertolino Dos Santos Alves, Nilson Affonso Da Silva, Núbia Melo Raminelli Mendonça, Oscar Da Silva, Ozana Laudelino Miranda De Ornelas, Patrícia Cristina Da Silva Gomes, Patrícia Guimarães Evaristo, Paula Regina Araújo De Azevedo Silva, Paulo Alexandre Alves De Carvalho, Priscilla La Vega, Raphael Ribeiro Novaes, Raquel Uchôa Da Rocha, Raquel Fernandes Bravo, Rita De Cassia Garcia Dias, Rita De Cassia Maria Das Flores, Rosangela Rocha Dos Santos, Roberta Silva Teixieira, Roger Dos Santos Almeida, Rosana Aparecida Da Silva, Rosana Lodi Lourenço, Rosane Narciso Fontes, Rosangela Maria Da Silva Medeiros, Roseli Dos Santos Duarte, Rosemere Mussel Annecchini, Rosilene Dos Santos Garcia, Rudyard Gonlcalves Coutinho, Sandra Da Costa Pessoa, Sandra Ramos Martins, Sergio Luiz Rosendo, Shirley De Oliveira Fernandes, Simone Chaves De Mattos, Simone Matos Bezerra De Lemos, Sonja Hene Pereira Da Silva, Stephane Cardoso Gonçalves, Sucylly Wamberta Miranda Ferreira Leite, Taciane Almeida Dos Santos, Tatiana Csicsay De Mattos, Tatiana Elizabeth Perez Soares, Valeria De Barros Reis, Valeria Machado Dos Santos, Valéria Santana Da Silva Rodrigues, Vanessa Alves De Faria Da Silva, Vanessa Januncio Mesquita, Velâne Pacheco Do Nascimento, Zeimara De Almeida Santos,

A importância do diálogo, numa perspectiva freiriana, na retomada da presencialidade depois do período remoto da covid-19
Física e Vivências de Sala de Aula

Este artigo reflete sobre o papel do diálogo na relação pedagógica como ferramenta para uma possível autonomia do aluno/indivíduo num contexto pós-pandemia. Foi traçada uma trajetória simples, abordando o método da Pedagogia da Autonomia de Freire; depois foi explanada a realidade da sala de aula com o retorno ao presencial depois de quase dois anos de ensino remoto, o distanciamento existente na relação aluno-professor, bem como a função do diálogo de romper essa fronteira. Também foi exposto o fato de que o ambiente escolar é formado por pessoas com diferentes realidades e culturas, e o educador deve trabalhar essas diferenças.