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Os educadores e as competências de ensino em EaD no pós-covid-19
Educação a Distância, Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola e Política EducacionalTendo como pano de fundo e, ao mesmo tempo, agente catalisador à covid-19 constatamos que a concepção e prática do ensino em EaD passa atualmente por significativas transformações no Brasil, principalmente nos níveis mais básicos do ensino oficial. Assim, este artigo apresenta informações, análises, questionamentos e sugestões com o objetivo de fomentar reflexões sobre um tema que se tornou mandatório no ambiente escolar: o ensino público a distância mediado pela web.
A arte dos quadrinhos do Quarteto Fantástico e sua relevância ao retratar concepções da Guerra Fria
História, Educação Artística, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais EspecíficasAntes de desenvolver uma relação entre história e arte nos anos 60, devemos atentar a essa mesma relação ocorrida na década de 40. De fato, a literatura de quadrinhos atinge ápices históricos durante o período da Guerra Fria (1945-1991), porém, para situar melhor sobre o objetivo desse artigo, temos que observar a relação entre a posição dos Estados Unidos na Segunda Grande Guerra e o surgimento do Capitão América.
Os desafios e as conquistas da Educação Inclusiva
Luísa Azevedo Guedes, pesquisadora e professora do Colégio Pedro II, concedeu uma entrevista à revista Educação Pública na qual debate o tema de estudo de seu mestrado, sobre Educação Inclusiva. Luisa é também membro do LaPEADE – Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ, coordenado pela professora Mônica Pereira dos Santos.
Múltiplas inteligências a partir de jogos no ensino de Geografia
Geografia e Vivências de Sala de AulaO ensino de Geografia, ao longo do tempo, vem ocorrendo de forma mnemônica, sem vinculação com a realidade dos estudantes. Neste trabalho, apresentaremos algumas atividades, como oficinas de jogos baseadas na metodologia participante. Este trabalho pretende fazer uma análise dos jogos como forma de estimular as múltiplas inteligências e favorecer a construção do conhecimento geográfico.
Educação, alteridade e conhecimento: a diversidade cultural como construção histórica
Matemática, Química, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Política Cultural e Política EducacionalAs atividades desenvolvidas na disciplina Conhecimento e Diversidade Cultural, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, durante as aulas do primeiro semestre de 2019, juntamente com doze estudantes, foram devidamente planejadas para que houvesse espaços e exposições de dúvidas, questionamentos, conteúdos, orientações e acompanhamentos prévios de leituras sugeridas – e complementares –, discussões da bibliografia disponível na ementa, realização de trabalhos individuais e em grupos, diário de campo, fórum de discussões on-line (em todos os momentos), criação e apresentação de um vídeo (curta) e atividade de campo.
O jogo sígnico da poética de Arcimboldo
Ao olhar de relance para as telas de Arcimboldo (1527-1593), a surpresa, o estranhamento, o deslocamento são ações instantâneas e extremamentes esperadas. Não há como negar: o olho procura no meio embaralhado dos signos uma pista para entender, uma forma de adentrar os quadros, um caminho a seguir. A preferência por Arcimboldo e o recorte escolhido por nós aconteceram justamente pelo enigma que percorre o processo de significação, algo que ora se apresenta, ora se esconde, se disfarça. A dissimulação tece-lhe o corpo/rosto e estabelece um jogo em que cada voz e cada termo se afiguram como máscaras que, apenas em avaliação, possibilitam ver onde se fia um traço comum. Traço, ele mesmo, nem sempre igual, mas aproximado, seja pela harmonia momentânea (lugar onde os significantes se interseccionam, produzindo uma direção, dado o corte), seja pela ressonância díspar de alguns outros textos, às vezes só identificados quando se para para olhar atentamente, percorrendo e avaliando a tessitura das telas.
Vivendo o ensino remoto
Filosofia, Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaEste artigo, com base em relato de experiência, apresenta os desafios trazidos pela emergência da covid-19 no que diz respeito à comunicação feita entre estudantes e professores utilizando os aplicativos disponíveis. É importante perceber que problemas já existentes na Educação se aprofundaram no período, intensificando as desigualdades do sistema educacional brasileiro a partir do isolamento social. O novo desafio docente foi aprender, em curto espaço de tempo, a manusear novas ferramentas digitais, reflexão a respeito da qual nos debruçamos, observando seus aspectos positivos e negativos.
Mapeamento nas aulas de Educação Física em situações adversas: do ensino remoto ao retorno presencial
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaO trabalho compara e analisa as práticas de mapeamento realizadas durante o percurso do Pibid/Educação Física, marcado pelas mudanças e impactos promovidos pelo modelo remoto de ensino adotado e sua transição para o modelo presencial, decorrentes da pandemia; toma como empiria as narrativas e os registros produzidos por alunos da escola e bolsistas do Pibid, interpreta os dados produzidos a partir das formulações de Neira e Nunes acerca do Currículo Cultural de Educação Física e reafirma a importância da escola como criadora de currículo comprometido com a valorização da vida e da diferença no contexto do seu território.
Conceito x definição
A educação atual vem sofrendo críticas consideráveis, tanto por aqueles que a olham externamente como por aqueles que estão diretamente envolvidos no processo. Isso tem aberto vários pontos de discussão, inclusive sobre o que é ensinado. Refletir sobre a educação demanda um olhar mais focado sobre a educação escolar e a ação dos profissionais que nela atuam. Nesse sentido, a preocupação com a temática da educação se expressa mediante estudos e investigações, com diferentes enfoques e níveis de abrangência. Assim, investiga-se a escola, como unidade do sistema escolar e como espaço de socialização do saber culturalmente acumulado, mediado pelas novas exigências que se colocam.
Prática pedagógica no ensino remoto: sequência didática no processo de ensino-aprendizagem
Vivências de Sala de AulaDevido às mudanças necessárias por causa da pandemia causada pela covid-19, as práticas educativas precisaram ser analisadas e reestruturadas, em virtude do contexto de distanciamento social. Este trabalho objetiva verificar como a sequência didática pode favorecer a aprendizagem do aluno na análise e interpretação de tabelas e gráficos em meio ao ensino remoto. Para tanto, foi elaborada uma sequência didática que contemplou seis etapas, utilizando vídeos elaborados pelo professor, formulário no Google Forms, apresentação no PowerPoint, atividade distribuída em PDF e a ferramenta Padlet.