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Psicomotricidade na Educação Infantil: intervenção em turma de Nivel III de Natal/RN
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

O estudo busca abrir espaço à discussão acerca das contribuições da Psicomotricidade para a Educação Infantil, com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Objetivamos evidenciar as contribuições de atividades psicomotoras pela observação da prática pedagógica com base nos conceitos teórico-metodológicos dessa ciência em uma instituição de ensino infantil da cidade de Natal. Para tanto, buscou-se reunir as principais concepções teóricas de autores renomados da Psicomotricidade, bem como outros grandes nomes referenciados ao desenvolvimento cognitivo, além daqueles que tratam de abordagens metodológicas. Procedendo com uma abordagem metodológica embasada em pesquisa qualitativa com vista à pesquisa de campo, o estudo oportunizou a participação docente através da aplicação de questionário investigativo. Os resultados do estudo conferem à Psicomotricidade a função de orientar o trabalho pedagógico ao estabelecimento de estratégias de aprendizado que tornem o aluno o precursor de seu aprendizado, pela superação de obstáculos cognitivos.

Abordagem interdisciplinar de conceitos de Ciências da Natureza a partir de trechos do filme de animação “Procurando Dory”
Biologia e Biociências, Física e Química

Este trabalho buscou analisar possibilidades e contribuições de um filme de animação para o ensino de Ciências da Natureza, a partir de uma abordagem interdisciplinar em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Na pesquisa, foram utilizados trechos do filme Procurando Dory, sendo organizada uma sequência didática, a qual foi aplicada em uma escola pública estadual da região da Campanha Gaúcha. A metodologia utilizada para organização e aplicação da sequência didática desse estudo baseou-se na proposta dos Três Momentos Pedagógicos (TMP), de Delizoicov e Angotti.

A internet, alguns de seus termos e o professor
Computação e Tecnologias e Formação de Professores

A internet é hoje algo presente e consolidado no mundo todo, onde as pessoas já não conseguem mais ficar um dia se quer sem ter acesso a ela, sem fazer uso de um aparelho qualquer que esteja ligado por uma rede de wifi, fazendo as mais diversas coisas, acessando as redes sociais, jogando, comprando, vendendo, etc. Da mesma forma que a tecnologia mudou a vida das pessoas, trazendo uma nova forma de as pessoas viverem e se relacionarem umas com as outras, ela fez aparecer também vários termos ou palavras que procuram caracterizar, conceituar e explicar essa nova realidade. Termos como globalização, cibercultura, hipertexto, pós-humano, nativos digitais, imigrantes digitais etc. são exemplos de termos hoje existentes em nosso vocabulário. E alguns desses termos podem ou tem alguma relação com a educação, com a prática do professor. E é isso que procuramos mostrar aqui, como que o professor deve ser ou se comportar diante da realidade que cada um desses termos conceitua, explica.

Nossa população merece soluções mais cristalinas

Eduardo Marques da Silva é doutor em História pela USP e professor de universidades no Rio de Janeiro; vem colaborando com a revista Educação Pública há vários anos, escrevendo artigos que abordam temas como a condição do negro na pós-escravidão, a formação do capitalismo mundial – em especial da América Latina – no século XX ou as atitudes políticas do Segundo Império, a importância da formação humana no Brasil – o que ele chama de “cérebro de obra”. Nesta entrevista, ele fala sobre esses assuntos e reclama soluções mais duradouras para as questões socioculturais que vivenciamos em nosso “moderno urbano”.

Um falcão no punho e a alma na página
Língua Portuguesa e Literatura

Com uma linguagem extremamente poética e metafórica, Maria Gabriela Llansol escreve, em Um falcão no punho, uma narrativa de inações, ou seja, sem ações. Distanciando-se da narração tradicional, não há uma complicação, um clímax, um desfecho. Não há um enredo central que, epicamente, progrida e detenha ferozmente o olhar do leitor para a história, ansiando para a página final e o encerramento da aventura. Não há uma pluralidade de personagens, de espaços, de diálogos. Pois, então, o que há? Uma alma na página. A mente llansolana materializada no papel e a necessidade de reinventarmos a nossa maneira de leitura.

Uma perspectiva histórica para formação de professores de Biologia: as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica para organização de uma disciplina
Formação de Professores

Desde 2015, com a reformulação curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG/Goiânia), a disciplina Educação em Ciências e Biologia I (ECB I) vem desenvolvendo uma formação docente a partir dos Estatutos do Conhecimento Biológico, propostos por Nascimento Jr. Eles envolvem a dimensão conceitual, sócio-histórica, ontológica e epistemológica da Biologia e foram elaborados pelo autor a partir da análise do movimento histórico dessa ciência. Em 2018, a disciplina agregou a essa proposta formativa a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Saviani.

O professor e a competência informacional: um olhar sobre os alunos do Pibid do Instituto Federal de Educação Tecnológica de Rondônia
Formação de Professores

Esta pesquisa foi realizada com 86 alunos dos cursos de licenciaturas ofertados pelo IFRO. Nosso objetivo é apresentar conceitos de oralidade, letramento, letramento informacional e competência em informação. Discutimos a importância da competência informacional do professor e a sua relação com a construção de saberes dos discentes, no que tange ao uso ético e reflexivo da informação, pois, ambos estão inseridos na sociedade do conhecimento. Constatou-se que os futuros docentes têm como fontes de informação quase exclusivamente o livro didático e a internet.

Contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia: potencialidades e aplicações curriculares
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho é um relato de uma série de atividades pedagógicas realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivo analisar, sob a ótica dos docentes e discentes, as contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia. Dois questionários foram aplicados aos alunos e aos docentes de Biologia após a realização das atividades. Houve boa receptividade dos docentes e dos discentes às atividades realizadas e à inserção do tema Astrobiologia no ensino da disciplina Biologia. Pela ótica dos docentes, muitos temas previstos nos PCN do Ensino Médio e na BNCC podem ser trabalhos à luz da Astrobiologia.

O papel do professor como agente transformador da educação em meio à pandemia da covid-19
Saúde e Educação a Distância

O presente artigo se desenvolveu através de pesquisas em que foram consultadas referências bibliográficas, a partir da abordagem qualitativa, na área da Educação objetivando o crescimento do conhecimento sobre o papel do professor na época de pandemia da covid-19, analisando a responsabilidade do educador da atualidade ao criar estratégias para estabelecer o equilíbrio entre a inovação e o tradicional na contemporaneidade. Verifica-se que as transformações determinadas pelo contexto sócio-histórico convidam a uma revisão e atualização de vários princípios, abordagens e modelos, inclusive pedagógicos.

O ensino de Geografia e as relações étnico-raciais na escola
Antropologia, Geografia e Cidadania e Comportamento

Uma aula de Geografia ministrada por licenciandas do Pibid levou à discussão sobre questões sociais e raciais junto a alunos de uma escola pública estadual em Juiz de Fora/MG, provocada por a assistência a um filme que tem o racismo como tema. Essa experiência mostra que a escola é um lugar privilegiado para a discussão da questão do preconceito em todas as suas facetas.