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Psicomotricidade na Educação Infantil: intervenção em turma de Nivel III de Natal/RN
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaO estudo busca abrir espaço à discussão acerca das contribuições da Psicomotricidade para a Educação Infantil, com ênfase nas dificuldades de aprendizagem. Objetivamos evidenciar as contribuições de atividades psicomotoras pela observação da prática pedagógica com base nos conceitos teórico-metodológicos dessa ciência em uma instituição de ensino infantil da cidade de Natal. Para tanto, buscou-se reunir as principais concepções teóricas de autores renomados da Psicomotricidade, bem como outros grandes nomes referenciados ao desenvolvimento cognitivo, além daqueles que tratam de abordagens metodológicas. Procedendo com uma abordagem metodológica embasada em pesquisa qualitativa com vista à pesquisa de campo, o estudo oportunizou a participação docente através da aplicação de questionário investigativo. Os resultados do estudo conferem à Psicomotricidade a função de orientar o trabalho pedagógico ao estabelecimento de estratégias de aprendizado que tornem o aluno o precursor de seu aprendizado, pela superação de obstáculos cognitivos.
Atividade lúdica e experimental para a aprendizagem de Química no Ensino Fundamental II
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem como objetivo abordar metodologias ativas na aprendizagem de Química, por meio de uma sequência de atividades didáticas com metodologias diversificadas no conteúdo de Substâncias e Misturas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. As atividades ocorreram na Escola Estadual Deusolina Salles Farias, na cidade de Macapá/AP, em uma turma composta por 17 alunos. Foram empregados questionários pré-intervenção e pós-intervenção, aula teórica, jogo didático, experimentações e criação de filtro em sala de aula. Os resultados mostram que os alunos melhoraram seus conhecimentos sobre aquele assunto.
Evasão escolar, identificação, causas e características: uma revisão bibliográfica
Sociologia, Instituição Escola e Vivências de Sala de AulaA preocupação com as taxas de evasão, especialmente entre as minorias estudantis, obrigou muitas instituições de ensino a examinar o problema e encontrar maneiras de motivar e evitar que os alunos continuassem no rastro da epidemia de abandono. Apesar de alguns esforços para reduzir essas taxas do Ensino Médio terem sido úteis, escolas ainda não estão abordando o problema de forma agressiva o suficiente para causar um impacto significativo no fenômeno. Diante disso, este estudo teve como objetivo sintetizar as evidências disponíveis sobre fatores de risco para absenteísmo e evasão escolar.
Práticas de letramento nas famílias de duas crianças com síndrome de Down
Educação Especial e Inclusiva e Outras Mais EspecíficasEste artigo se insere no âmbito das discussões sobre os letramentos e tem como objetivo identificar as práticas de letramento vivenciadas no contexto familiar por duas crianças com síndrome de Down. O estudo se enquadra numa abordagem qualitativa e estudo de caso. Espera-se que, ao analisar o agente familiar de letramento, consiga-se evidenciar hábitos e costumes necessários às crianças em aprendizagem. Os resultados apontaram para a importância de refletir e divulgar mais informações sobre as possibilidades de letramento no ambiente familiar. As famílias apresentaram pouco entendimento do papel fundamental que possuem no desenvolvimento do letramento das crianças ao demonstrarem desconhecimento dos letramentos que vivenciavam informalmente.
Programa Novo Mais Educação: uma política de tempo ou de educação integral?
Política EducacionalEste trabalho acompanhou o desenvolvimento do Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Oscar Weinschenck, em Queimados/RJ, de outubro a novembro de 2018. Um dos objetivos da observação das práticas é refletir como as políticas são recontextualizadas e colocadas em prática no cotidiano escolar.
A importância da Educação 4.0 durante a pandemia da covid-19 na Paraíba
Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho visa contribuir de forma investigativa para o ensino em meio à pandemia. Sabendo da importância do conhecimento, pretende-se verificar e relacionar os métodos de ensino aos estudos e como os educadores estão desenvolvendo e construindo o conhecimento com a utilização da Educação 4.0. O objetivo é analisar as respostas ao questionário para observar o emprego dos instrumentos tecnológicos em aula e as contribuições de aprendizagem. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisa quantitativa on-line. A análise dos resultados indicou que os professores estão dedicados ao estudo e ao uso dos meios digitais no ensino e se esforçando para aprender mais utilizando a tecnologia e fazer o melhor.
Guia do educador para o filme "Rio"
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho propõe um guia didático para trabalhar o filme Rio com alunos do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, especialmente do 1º ano. Rio é uma animação que conta a história de Blu, uma arara azul domesticada que está em extinção. Ao chegar à cidade do Rio de Janeiro, Blu conhece Jade, a última fêmea de sua espécie. Juntos, vivem uma aventura para se livrar dos contrabandistas de animais silvestres. O guia do educador para esse filme propõe trabalhar de forma didática a fauna brasileira, abordando principalmente os temas “animais em extinção” e o “contrabando de animais”.
O esvaziamento do caráter humanizador da literatura no ambiente escolar
Formação de Professores, Instituição Escola e Língua Portuguesa e LiteraturaO trabalho com a literatura, na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio não desenvolve seu aspecto humanizador, dando preferência ao estudo de características formais e gramaticais do texto e aspectos que caracterizam as obras como pertencentes a determinados estilos ou épocas literárias.
Tipologias brasileiras: o pelintra
Uma das interpretações memoráveis de João Caetano ocorreu no ano de 1846, no teatro São Pedro de Alcântara. O papel: D. Cézar Bazin, protagonista da peça homônima de Dennery.( PRADO, 1972, 92-94) O ator brasileiro, reconhecido por suas atuações vigorosas e expressivas, deu corpo ao personagem título destacando o patético, exagerando nos trejeitos e ornamentos que poderiam ser lidos como a representação de uma nobreza cada vez mais anacrônica, lutando para se manter atuante em meio às atordoantes transformações sociais de seu tempo. Com o sombrero espetado por uma enorme pena branca, na tradição romântica dos panache, Cézar Bazin, nobre bêbado, endividado, mal vestido, realizava inúmeras peripécias diante de um público atento e ruidoso: protegia os fracos e oprimidos, salvava virgens ameaçadas, expressando em gestos caricaturais sua bravura cômica. Não deve ter sido difícil para os espectadores identificarem aí um tipo muito comum aos transeuntes cariocas, como atestam alguns escritos do período.
A importância do ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos
Vivências de Sala de AulaA Educação de Jovens e Adultos é compreendida por atender pessoas que não frequentaram as instituições escolares na idade apropriada; é fruto dos movimentos sociais da educação popular. O ensino de Ciências na EJA possibilita aos sujeitos viver na prática o conhecimento cientifico e experiências cotidianas a partir do meio social no qual estão inseridos e sua relação com os seres vivos e o meio ambiente. O estudo objetivou conhecer o ensino de Ciências na EJA. Para o levantamento dos dados, adotou-se pesquisa qualitativa de revisão integrativa da literatura, do tipo bibliográfica. Foram considerados para a análise seis artigos que estão diretamente relacionados com o ensino de Ciências na EJA.